segunda-feira, 14 de março de 2011

Liga 2010/11, 23.ª jornada - União de Leiria 0 FC Porto 2

14 de Março de 2011 - FICHA DE JOGO
Estádio Dr. Magalhães Pessoa,, em Leiria
Árbitro: Cosme Machado (AF Braga)
Assistentes: Alfredo Braga e Inácio Pereira
Quarto árbitro: Hugo Pacheco
FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Guarín, João Moutinho e Belluschi; Hulk, Falcao e Varela
Substituições: Varela por James (55m), João Moutinho por Ruben Micael (77m) e Falcao por Cristian Rodríguez (77m)
Não utilizados: Beto, Otamendi, Fernando e Mariano
Treinador: André Villas-BoasUNIÃO DE LEIRIA: Gottardi; Paulo Vinícius, Bruno Miguel e Zé António; Hugo Gomes, Marcos Paulo, Iturra, Rúben Brígido e Patrick; Cacá e Fabrício
Substituições: Hugo Gomes por Panandetiguiri (66m), Rúben Brígido por Pateiro (74m) e Iturra por Leandro Lima (83m)
Não utilizados: Mika, Mamadou Tall, Diogo Amado e João Silva
Treinador: Pedro Caixinha
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Guarín (59m) e Hulk (92m, g.p.)
Disciplina: cartão amarelo para Belluschi (31m), Fucile (46m), João Moutinho (76m), Gottardi (92m) e Hulk (93m).

Mesmo jogando a passo, deu para atingir o objectivo que era ganhar o jogo.
Destaques: toda a equipa jogou compacta e consistente, não fora o facto da equipa fazer economia de esforços e teria realizado uma exibição de se lhe tirar o chapéu!
Na baliza Helton não deu chances aos adversários, esteve sempre muito atento.
A defesa actuou em bom estilo não concedendo espaços aos poucos avançados leirienses que eventualmente apareciam na sua área de jurisdição. Maicon e Rolando estiveram bem, com realce para o segundo, por mais eficaz. Fucile e Álvaro Pereira também estiveram bem, embora uns furos abaixo do que realmente conseguem fazer, principalmente o Álvaro.
No meio campo destaque para Guarin pelo excelente golo que marcou quando passou a jogar na posição 8. Belluschi alternou bons apontamentos com passes menos conseguidos. Moutinho embora não jogando mal parece cansado, daí não ter estado tão fulgurante como no início da época. No ataque Varela esteve relativamente apagado. O Hulk também parece estar a passar uma fase menos boa, a maior parte dos dribles não lhe saem bem. Quanto ao Falcao, é outro que me parece cansado, pois parece não ter actualmente poder de explosão. A prova disso é a jogada em que se isolou e chutou contra o keepper contrário.
ANDRÉ VILLAS-BOAS: “FALTAM APENAS DUAS VITÓRIAS PARA O OBJECTIVO INTERNO”
André Villas-Boas: “Não estava fácil encontrar os espaços certos, apesar da gestão do espaço e a gestão da bola ter sido só nossa. A União de Leiria manteve-se sempre equilibrada e bem comandada e não estava fácil. Acreditavamos que podíamos encontrar um espaçozinho na zona central, que foi o que aconteceu. Já tínhamos tentado na primeira parte e na segunda aconteceu. A União foi atrás do resultado, ficamos com mais espaço e fizemos o 2-0”.
As contas do título: “Preferia estar mais perto do objectivo interno que temos traçado, faltam-nos apenas duas vitórias para que isso aconteça, com a Académica e com o Benfica. Esse percurso que tínhamos traçado leva-nos ao título, é um percurso que o nosso adversário também tinha traçado e felizmente o nosso correu bem e o deles correu mal. Agora, 13 pontos é uma diferença muito, muito importante, para um campeão nacional que investiu bastante, que é um campeão nacional competente e muito dificilmente não seria campeão este ano e afinal as coisas estão como estão”.
Benfica desistiu? - “Não, não acredito. Apresentaram onze para vencer o jogo, foi isso que o seu treinador disse, agora o Portimonense manteve-se sempre competente e trouxe um resultado positivo e sonha ainda com a salvação. Foi isso que aconteceu ontem na Luz e permitiu que nós, com a nossa vitória aqui, crescessemos mais um pouco a diferença”.
Campeão na Luz: “É preciso ter algum cuidado com isso, porque o Benfica no ano passado também tinha essa motivação extra e não lhe correu bem. Acima de tudo, o mais importante, é focalizar o nosso objectivo interno de cinco vitórias. Passaram três e faltam apenas duas”.
O jogo com o CSKA: “É o calendário que temos. Para termos um dia extra para disputarmos este jogo ficamos com um dia menos para o outro jogo, mas é a realidade do calendário da Liga Europa. É um jogo extremamente difícil, em que tudo pode acontecer. O CSKA é uma equipa extremamente perigosa, mas esperamos mostrar competência para nos apurarmos”.
Hulk: “Ansiedade não, mas quando se está habituado a fazer muitos golos e depois se fica uma sequência de jogos sem marcar é sempre complicado. Porem o importante é que a equipa está bem, todo o mundo concentrado e quando eu não marco o Falcao marca, o Guarín marca, alguém marca. O importante são os três pontos”.
Excelente campeonato: “Temos de continuar com a mesma humildade que temos tido desde o início do campeonato. Havia muita gente que não acreditava em nós, mas nós fechamos, acreditamos em nós, temos um grupo de qualidade e estamos a fazer um excelente campeonato”.
O que importa é ser campeão: “O importante é sermos campeões, não importa onde. Perdemos esse título no ano passado e sabemos o que nos custou, agora temos tudo para ganhar este ano e vamos ganhar o campeonato”.
CSKA é difícil: “Sabemos que vamos enfrentar dificulades, como foi lá na Rússia, mas estamos concentrados e vamo-nos preparar para podermos seguir em frente na Liga Europa”.


Sem comentários: