quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Os jogadores do FC Porto vão requerer instrução no caso do túnel da Luz

Pergunto: porque é que só agora passado tanto tempo, este caso veio outra vez à luz do dia?! Na minha opinião, os responsáveis de Lisboa pela justiça portuguesa (provavelmente afectos ao clube da águia) o que pretendem é desestabilizar, tentando criar um clima de preocupação e insegurança nos dragões...!
Os cinco futebolistas do FC Porto acusados pelo Ministério Público de agressões a dois seguranças no estádio da Luz, após um jogo com o Benfica, vão requerer a abertura da instrução do processo, disse hoje à Lusa fonte próxima da defesa.
No entanto, fonte próxima da defesa dos jogadores revelou que vai ser requerida a abertura de instrução, para que um juiz avalie se o caso tem elementos que justifiquem que o processo siga para julgamento. Os prazos começam a decorrer só depois de notificados os jogadores, o que ainda não se verificou.
"O próprio despacho do Ministério Público, ao reconhecer que os jogadores não têm antecedentes criminais e que, por isso, não podem ser condenados a penas de prisão superiores a cinco anos, limita os poderes do tribunal", explica. "E se a pena de prisão só pode ser até cinco anos, isso significa que será sempre uma pena suspensa".
No âmbito do mesmo caso, Hulk e Sapunaru, deduziram segunda-feira acusação particular contra Sandro Correia, por injúria qualificada.
A Lusa teve acesso ao documento que os advogados dos jogadores enviaram ao Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, e nesse pode ler-se que, no túnel de acesso aos balneários do estádio da Luz, Sandro Correia terá ofendido os futebolistas, conseguindo destacar-se no grupo de stewards "pela agressividade e tom que imprimia às palavras".
Citando várias expressões orais classificadas como "ofensivas, em elevado grau, da honra e consideração" dos jogadores, lesando-os enquanto "profissionais de futebol e enquanto pessoas", a defesa de Hulk e Sapunaru alega que "tais comportamentos são inadmissíveis, em qualquer cidadão e muito menos em alguém que desempenha funções de segurança".
Para a defesa, Sandro Correia sabia que, "pelo momento e meio escolhidos, e pelo estado psíquico dos visados" -- "extremamente desanimados, frustrados e com um sentimento de grande desilusão" após a derrota por 1-0 frente ao Benfica - as ofensas verbais "teriam, como efectivamente tiveram, projecção nas pessoas que ali se encontravam".
As expressões proferidas ter-se-ão revestido de "carácter ainda mais danoso pelo facto de terem sido ouvidas por um conjunto difuso de pessoas", pelo que, "sendo lesivas do bom nome e consideração" dos jogadores, lhes causaram "desgosto, revolta e acabrunhamento".
No plano desportivo, a Comissão Disciplinar (CD) da Liga suspendeu o avançado Hulk por quatro meses e o defesa Sapunaru por seis meses, tendo arquivado um processo movido ao guarda-redes Helton.
Em 24 de março de 2010, o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), para o qual os jogadores recorreram, alterou os castigos de Hulk e Sapunaru, reduzindo as penas para três e quatro jogos, respectivamente.

Sem comentários: