segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Kléber atacante do Atlético Mineiro emprestado ao Marítimo

O brasileiro Kléber avançado do Atlético Mineiro que está emprestado ao Marítimo é um avançado alto com bom jogo de cabeça, bastante rápido, dois bons pés, e, grande capacidade de (fogo) remate. Além destes predicados, como é muito jovem pois tem 20 anos, é um atleta com larga margem de progressão. Muito tempo para evoluir se vier para o FC Porto, clube ideal com excelentes estruturas para possibilitar a evolução de qualquer jogador com talento.
PS - Segundo noticiado na RTP1 (creio ter ouvido) o Marítimo teria afirmado que possui o direito de opção sobre o jogador! Se tem ou não, veremos nos próximos desenvolvimentos sobre este caso.
PS1 - Segundo "Maisfutebol" - O Sporting «atacou» dois jogadores do Marítimo no último dia de mercado, mas embora tenha conseguido um acordo com o emblema madeirense arrisca-se a não contratar nenhum.
O Atlético Mineiro revelou ao Maisfutebol ter rejeitado a proposta por Kléber, e a compra de Djalma também parece complicada. 
Fonte próxima ao processo disse ao nosso jornal que a transferência do internacional angolano para Alvalade «dificilmente vai acontecer». Pese embora tenha sido encontrada uma plataforma de entendimento entre os clubes, a proposta leonina não terá convencido Djalma.
O avançado pretende «dar o salto», mas em condições mais aliciantes, uma vez que é um jogador livre no final da presente temporada (já pode, de resto, comprometer-se com outro clube).

PAULO BAPTISTA DIRIGE FC PORTO-BENFICA para a Taça de Portugal

31/01/2011 - Paulo Baptista, da AF Portalegre, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre o FC Porto e o Benfica, da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, agendado para as 20h30 de quarta-feira. No Estádio do Dragão, Paulo Baptista vai ser auxiliado pelos assistentes José Braga e Luís Tavares.
dragaoatento: Ora cá está mais um árbitro que não gosta dos Azuis e Brancos e que na dúvida decide sempre contra o FC Porto. 
É evidente que os árbitros oriundos do Sul de Portugal não gostam do FC Porto, porque este Clube fica no Norte do País e porque a imprensa anti-portista só promove os Juízes do Apito que prejudicarem os Dragões. Quero significar com isto que se por acaso o árbitro se engana a favor dos Azuis e Brancos, a tal imprensa anti-FC Porto desencadeia uma série de ataques ao dito árbitro que o homem coitado, não tem por onde escapar! Já no caso do árbitro se enganar contra os Dragões então o caso muda de figura: escamoteiam os erros grosseiros, procurando não dar relevo a essas situações e vão até ao ponto de classificar de meritória a actuação do Juiz do Apito que prejudique os azuis e Brancos.

O Tribunal de O JOGO Dois erros graves do trio da arbitragem

Mais um erro de arbitragem que abriu as portas à vitória do Benfica sobre o Desportivo das Aves! 
Na opinião do Tribunal de O JOGO, ambas as equipas têm motivos de queixa da arbitragem. O trio de especialistas é unânime a considerar que o assistente José Cardinal errou ao marcar fora-de-jogo a Nélson Pedroso.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Taça da Liga - Gil Vicente 2 FC Porto 2

Exibição pobre das alternativas à equipa principal!
Se é verdade que a taça da Liga deve servir para rodar as segundas opções, estas deram uma muito pálida imagem daquilo que podem fazer! Provaram que não merecem mais do que o seu estatuto de reservas da primeira categoria.
Começando pela defesa, a falta de entrosamento e até alguma inépcia foi por demais visível ao longo de todo o jogo. Fucile está nitidamente em baixo de forma. Otamendi e Maicon, pelo menos para já não se acertam. Rafa muito bem no ataque mas depois sem um verdadeiro ala que o ajude a recuperar perde fulgor na defesa. 
No meio-campo, com o Sousa a trinco não consegue (servir de filtro aos ataques adversários) varrer a sua zona à semelhança do Fernando, dando consistência à defesa.
Guarin e Rubén Micael mesmo desenvolvendo lances de ataque bem conseguidos, depois esquecem-se de recuar e defender como compete aos médios, quando se torna necessário, nos lances de ataque do adversário.
O ataque servido por: Mariano, Walter e Rodriguez funcionou muito mal! Mariano como se compreende esteve muito tempo sem competir e portanto não poderia surgir agora no máximo rendimento. Walter, se bem que mostra que poderá ser no futuro um avançado muito útil, é para já um avançado ainda à procura do seu melhor ritmo. Para já joga lento, é baixo para jogar na área de cabeça e parece não ter grande poder de impulsão. 
Rodriguez, é bom jogador mas também está a ter dificuldades em entrar na equipa principal, devido a alguma incapacidade física, revelando não ainda estar a 100 % fisicamente e técnica pelo que acusa também falta de ritmo.
Por fim, houve também o azar da lesão do Rafa, que se viu forçado a abandonar o relvado levado em maca, já com o final do jogo muito perto, o que contribuiu para que o resultado não fosse além do empate.


FICHA DE JOGO - Taça da Liga, - 3.ª fase, Grupo A, 3.ª jornada
29 de Janeiro de 2011 - Estádio Cidade de Barcelos
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Assistentes: Bertino Miranda e João Silva
4.º Árbitro: Álvaro Mesquita

GIL VICENTE: Nuno Santos; Júnior Caiçara, Sandro, Cláudio e Pedro Araújo; Luís Manuel, João Vilela e Rodrigo Galo; Luís Carlos, Zé Luís e Hugo Vieira
Substituições: Cláudio por Daniel (46m), Luís Carlos por André Cunha (72m) e Zé Luís por Richard (88m)
Não utilizados: Murta, Filipe Fernandes, Carlitos e Bruno Filipe
Treinador: Paulo Alves
FC PORTO: Beto; Fucile, Maicon, Otamendi e Sereno; Souza, Guarín e Rúben Micael; Mariano, Walter e Rodríguez
Substituições: Fucile por Rafa (46m), Walter por Hulk (72m) e Guarín por João Moutinho (72m)
Não utilizados: Kieszek, Varela, James e Fernando
Treinador: André Villas-BoasAo intervalo: 0-1
Marcadores: Rúben Micael (45m), Hugo Vieira (50 e 60m) e Rafa (54m)
Disciplina: cartão amarelo a Hugo Vieira (31m), Luís Carlos (43m), Otamendi (70m) e Júnior Caiçara (86m).

PS - Saída da Taça da Liga (31/01/2011)
«Demos o nosso melhor, entramos em todas as competições para vencer, mas há prioridades e objectivos bem definidos. Perdemos a Taça da Liga, não perdemos a Liga dos Campeões. Tem a importância devida e nenhuma outra preponderância exagerada. Foi uma prova que ficou comprometida desde início.»

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

TRÊS REGRESSOS PARA A VISITA AO GIL VICENTE

28/01/2011
André Villas-Boas promoveu os regressos de Kieszek, Mariano e Sereno na convocatória para o encontro da 3.ª e última jornada do Grupo A da 3.ª fase da Taça da Liga. Por outro lado, registam-se as saídas de Helton, Belluschi, Rolando e Sapunaru. O FC Porto defronta o Gil Vicente já este sábado, às 20h15, no Estádio Cidade de Barcelos.
Os Dragões finalizaram a preparação da partida esta sexta-feira, no Olival, com Falcao e Alvaro Pereira a repetirem os respectivos planos de recuperação (ginásio e treino condicionado para o avançado; tratamento para o lateral).
Lista de convocados: Maicon, Guarín, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Mariano, Hulk, Fucile, Rafa, Sereno, Varela, Walter, James, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael, Otamendi e Kieszek.

A grande penalidade da vizinha (extracto de Jorge Maia n'OJogo)

Os penáltis ! ... Houve quem se tivesse queixado dos penáltis marcados a favor do FC Porto, dando-lhes uma importância enorme e responsabilizando-os pela diferença que já é de onze pontos para o Benfica no campeonato, esquecendo deliberadamente os golos mal sofridos por Roberto no início do campeonato ou a falta que fizeram Di María e Ramires. Ora, nem de propósito, as mesmas pessoas fizeram questão de relativizar a importância dos três penáltis favoráveis ao Benfica na meia-final da Taça de Portugal com o Rio Ave...

Nova aquisição para preparar o futuro: O FC Porto terá contratado Kelvin

Kelvin tem 17 anos, é médio-ofensivo, joga no Paraná e segundo parece é mais uma contratação do tipo do argentino Iturbe que o FC Porto fez recentemente. Segundo o que transpareceu para o público, o clube de Curitiba deverá manter o jogador até Junho, altura em que completa 18 anos e por isso já poderá sair do Brasil para o estrangeiro, respeitando a lei Pelé, que proíbe a saída do Brasil de jogadores menores de idade. Segundo a Comunicação Social brasileira, o negócio entre o clube brasileiro e o FC Porto já terá sido efectuado com plena satisfação de todas as partes envolvidas, uma vez que o jogador estava em litígio com o clube paranaense, do qual pretendia libertar-se. Kelvin, apontado como jovem promessa brasileira, estava na mira do Palmeiras, clube treinado por Felipe Scolari. Uma cláusula permite a transferência de Kelvin por dois milhões de euros, segundo a Imprensa local, verba que um grupo de empresários já teria pago. Mas apesar do secretismo que envolve o caso, o advogado que trabalhou no processo, Pedro Alfonsin, garantiu que Kelvin já era jogador azul e branco. "Ele ficará até Junho e o Paraná será compensado pela venda dele. Entretanto, o jogador mudou de representantes, o que veio confundir ainda mais várias questões, num processo em que o pai de Kelvin pressionou para que o filho pudesse deixar o clube do Paraná e evoluir. Utilizado em 12 encontros disputados no campeonato brasileiro da série B, Kelvin apontou dois golos, contribuindo para que o clube evitasse baixar de escalão. Nos últimos dias, para confundir ainda mais a situação, o Kelvin surgiu envolvido em especulações e a Imprensa mineira chegou mesmo a referir que Kelvin estaria envolvido no negócio Kléber, avançado que o Atlético Mineiro tem emprestado ao Marítimo, e que já estaria comprometido com o FC Porto.


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Secretário de Estado do Desporto Laurentino Dias, quer entregar os orgãos do poder da FPF aos clubes de Lisboa

Nacional contradiz presidente da Associação de Futebol da Madeira

O Nacional disse hoje que estranha e discorda da intenção da Associação de Futebol da Madeira (AFM), com a decisão de votar a favor da revisão estatutária na Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que decorrerá este sábado.
Em comunicado o clube madeirense diz estranhar a afirmação do presidente da AFM, Rui Marote, que, numa entrevista recente, diz ter tomado a decisão em função”de uma consulta aos seus filiados”.
O Nacional refere no comunicado que a situação é ainda mais estranha devido á revisão estatutária “vai ao encontro do que é pretendido pelo secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, conhecido inimigo do desporto regional e da própria autonomia da Madeira.”
Por isso, o clube conclui que esta proposta de Estatutos "está ferida de inconstitucionalidade, pelo que a sua aprovação acaba por ser um acto de validação de uma ilegalidade", lê-se ainda.
O Nacional, adverte ainda que, "enquanto filiado da Associação de Futebol da Madeira, manifesta-se claramente contra esta posição assumida pelo presidente", considerando que tal não defende "os interesses dos clubes da região e, muito menos, a legalidade e a própria constituição do país".
PS - Comunicado da Associação de Futebol de Braga: 
”Relativamente à apreciação do projecto de Estatutos e respectivo Regulamento Eleitoral, constantes da Ordem de Trabalhos da Assembleia-Geral da FPF, a AF Braga comunica:
I.- a) Como é conhecido a AF Braga interveio e contribuiu para a elaboração das propostas de Estatutos e Regulamento Eleitoral, ora em apreço, não porque defenda ou queira o seu conteúdo, mas sim porque dessa forma tentou e parcialmente conseguiu minimizar as imposições estabelecidas no Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD). Foi conscientemente uma opção de, por essa via, impedir um mal maior;
b) Como é do conhecimento geral a AF Braga sempre tem afirmado a sua profunda discordância com a interferência do Estado em violação de normas e princípios consagrados na Constituição da República Portuguesa (CRP), nomeadamente o princípio da autonomia e relevância do movimento associativo, emanação do principio da liberdade de associação artº 46º, nº 2 da CRP : – A liberdade de organização e de auto-gestão, “consubstanciadas na autonomia estatutária (não podendo os estatutos das associações estar dependentes de qualquer aprovação ou sanção administrativa e muito menos ser impostos pelas autoridades), a liberdade de organização (não podendo a designação dos órgãos directivos das associações estar dependente de qualquer aprovação ou controlo administrativo e muito menos de imposição administrativa) e a liberdade de gestão (não podendo os seus actos ficar dependentes de aprovação ou referenda administrativa) ” – cfr. JJ Gomes Canotilho e Vital Moreira, em anotação ao artigo 46º da CRP; ...


PS1 - Futebol - FPF - Associações debatem em plenário próxima AG
As associações distritais e regionais vão reunir-se, esta sexta-feira, em plenário, na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Lisboa, para preparar a Assembleia-geral (AG) de sábado.
Em vésperas da reunião magna, não se espera grande consenso no que respeita à adequação aos estatutos, apesar da alegada "luz verde" dada por 11 associações à proposta preconizada pelas estruturas de Lisboa e Aveiro.
É mais provável uma cisão do que uma decisão, porque 15 das associações subscreveram a candidatura à liderança da FPF de Horácio Antunes, presidente da Associação de Futebol de Coimbra, que foi o único a avançar para as eleições de 05 de fevereiro, mas, entretanto, desistiu.
Gilberto Madaíl já anunciou que se recandidatará caso os novos estatutos sejam aprovados, a mesma condição que o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, colocou para avançar, com o apoio do Benfica.
O movimento associativo, que vê a sua influência reduzida em 20 por cento nas reuniões magnas, de 55 para 35 por cento, lidera a contestação ao Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD), que entrou em vigor a 31 de dezembro de 2008 e determinava a obrigatoriedade de adequar os estatutos até 27 de julho de 2009.
Por seu lado, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou que vai votar a favor da revisão dos estatutos, depois da reunião do Conselho dos Presidentes, quinta-feira, no Porto.

Liga ZON FC Porto 3 Nacional da Madeira 0

Podem chamar-lhe ópera, se quiserem, na certeza de que foi um espectáculo. Três golos fantásticos, um deles de nota artística elevada, geraram a ovação da plateia numa noite de génio e brilho intenso, que ampliou a vantagem do líder para 11 pontos. Mas houve mais para aplaudir. Do calcanhar ao chapéu, o recital de jogo ofensivo foi um verdadeiro luxo, a que até o Nacional pôde assistir.
Hulk, que fora rotulado e diminuído à condição de jogador com maior número de perdas de bola, a meio de uma campanha absurda com o objectivo desesperado de justificar uma punição igualmente disparatada, perdia a bola pela 18.ª vez na baliza do adversário. Para variar, perdeu-a de cabeça, depois de u
m cruzamento com rigor milimétrico de Belluschi.
Mas havia mais bolas para Hulk perder. Como no segundo golo, que resultou de um remate cruzado e demasiado forte para a bola poder continuar colada ao seu pé esquerdo. O problema é que a violência com que se libertou dela também não permitiu defesa a Braccali. Mera casualidade.
E porque Hulk é igualmente conhecido por perder a bola de todas as maneiras e feitios, fê-lo também de calcanhar, assistindo James, antes de o colombiano fazer a bola passar por cima de Bracalli, no desenho de uma linha curta e redonda, ao melhor estilo de um chapéu de coco, cujo esboço só terminou com o balançar das redes do Nacional. Não foi ópera, é certo, mas o momento revelou génio e destreza de sobra para ser elevado à escala de obra de arte.
Hulk, que não jogara sozinho, terminaria o encontro intimamente ligado a todos os golos e à génese de mais uns quantos, apontando os dois primeiros e servindo o terceiro, o que, convenhamos, é muita perda de bola para um homem só. Mas não sozinho. Também por isso e, sobretudo, por uma questão de coerência e vergonha, não vale agora falar em Hulkodependência, exercício arriscado, que, mais do que o malabarismo, denuncia uma tremenda falta de originalidade, depois de teses semelhantes ensaiadas sobre Anderson e Deco, só para lembrar os exemplos mais recentes.
No FC Porto, falar de dependência é alargar o tema a muitos outros intérpretes. Como Moutinho, Belluschi, Fernando, James, Falcao ou Helton. É falar de André Villas-Boas. Hulk é mais um, ultra-brilhante, a quem já
 nem se pode associar a menor suspeita de dificuldades de concentração e estabilidade emocional. Depois do primeiro golo, quem pode assumir, sem a menor sombra de dúvida, que o homem não tem cabeça? Dando-lhe novamente bom uso, provocaria ainda o estrondo na trave da baliza de Bracalli, já na segunda parte.


FICHA DE JOGO Liga 2010/11, 20.ª jornada - 26 de Janeiro de 2011
Estádio do Dragão, no Porto - Assistência: 23.212 espectadores
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)
Assistentes: Luís Tavares e José Braga
4.º Árbitro: Hugo Pacheco
FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Maicon e Rafa; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Varela, Hulk e James
Substituições: James por Rodríguez (69m), Varela por Walter (77m) e Belluschi por Guarín (84m)
Não utilizados: Beto, Fucile, Rúben Micael e Otamendi
Treinador: André Villas-BoasNACIONAL: Bracalli; Claudemir, Felipe Lopes, Danielson e Tomasevic; Bruno Amaro e Luís Alberto, Mateus, Mihelic e Diego Barcellos; Anselmo
Substituições: Mateus por João Aurélio (55m), Mihelic por Todorovic (61m) e Diego Barcelos por Juninho (61m)
Não utilizados: Elisson, Patacas, Márcio Madeira e Nuno
Treinador: Pedrag Jokanovic
Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Hulk (3m e 33m) e James (45m)
Disciplina: cartão amarelo a James (57m), Juninho (81m), Belluschi (81m) e Luís Alberto (90+3m)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

José Mourinho ambiciona voltar a treinar em Inglaterra

Quer voltar a Inglaterra?

Quero, é destino obrigatório.

É o campeonato mais espectacular?

Não sei se é o mais espectacular; não tenho é dúvidas de que é aquele que dispõe de melhor organização, com mais fair play e respeito entre todos, e está envolto numa vida social melhor, porque mais tranquila, para todos. É de facto destino obrigatório para mim.

... A entrevista concedida a O JOGO foi precedida, na Cidade Desportiva do Real Madrid, duma das habituais e muito concorridas conferências de Imprensa de José Mourinho. Todo um "must". Câmaras de televisão, gravadores e microfones tinham, na maioria das intervenções, semelhanças com mísseis dirigidos; as respostas do treinador, imperturbável, não eram só compostas de rechaço - visavam também gerar estragos no "inimigo". Ironia suprema: os mensageiros da provocação não escondiam um gozo supremo a cada resposta, talvez por já imaginarem a continuidade de um folhetim a render audiências…
A dicotomia terá naturalmente um fim. Porque o Real Madrid vai ter de fazer uma opção entre um projecto de solidariedade institucional baseado no essencial do negócio (o futebol) ou a manutenção de uma postura aristocrática… falida de sucesso desportivo.
Por mim, parabenizo José Mourinho - pelo 48º aniversário que hoje comemora, mas também pela intransigência-ego que continua a revelar. Não deixa ninguém indiferente. Uma virtude que só a tolice pode pretender transformar em defeito.

Adequação dos estatutos da FPF à lei portuguesa (extracto)


O primeiro dos derradeiros episódios está agendado para quinta-feira, com a reunião dos 32 presidentes dos clubes das competições profissionais.
Este conselho de presidentes vai definir a posição da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que, juntamente com o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) e a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), convocou a AG extraordinária de sábado, para votação do projecto de revisão dos estatutos e do projecto de regulamento eleitoral da FPF.
A preparação dessa AG é também o ponto principal na agenda do plenário das associações distritais e regionais, marcado para a véspera da reunião magna, sem que se espere grande consenso, apesar da alegada "luz verde" dada por 11 associações à proposta preconizada pelas estruturas de Lisboa e Aveiro.
É mais provável uma cisão do que uma decisão, porque 15 das associações subscreveram a candidatura à liderança da FPF de Horácio Antunes, presidente da Associação de Futebol de Coimbra, que foi o único a avançar dentro do prazo definido para as eleições de 5 de Fevereiro.
No entanto, um dos cenários é que este acto eleitoral seja adiado para que sejam adoptados os novos estatutos. Se assim for, outros candidatos se perfilam, caso de Fernando Seara, presidente da Câmara Municipal de Sintra, e eventualmente Gilberto Madail, que nunca fechou a porta a uma recandidatura ao órgão que preside há quase 15 anos.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Jogar Futebol

Tenho visto pela televisão jogar algumas das actuais melhores equipas de futebol, inclusivamente a equipa do Barcelona, e, quase que sem querer acabei por fazer comparações com por exemplo, a equipa dos Dragões.
É que dei comigo a pensar porque é que o Barça marca com tanta facilidade tantos golos! E uma das conclusões a que cheguei é que a equipa dos blaugrana tem, além do Messi & Comp-ª no ataque, no seu meio-campo executantes de primeira água como o Xavi e o Iniesta! Qualquer um deles, jogadores com atributos fantásticos que desequilibram, excelentes no domínio da bola, na precisão do passe e capazes de chutar às balizas adversárias com grande precisão e potencia, pelo que os adversários nunca sabem bem qual o jogador do Barça que devem marcar, procurar impedir de chutar à baliza, pois estes dois também são fulminantes rematadores, matadores letais! 
PS - Fabregas um excelente médio bom organizador e distribuidor de jogo, com uma técnica individual que lhe permite conduzir a bola em corrida com grande facilidade e assistir os colegas também com grande precisão (no passe)!
Bendtner avançado do Arsenal, goleador de grandes recursos!

Villas-Boas: "Afinal, o graúdo faz coisas piores"

Extracto das declarações:   Os incidentes registados no final do Benfica-Nacional, mais concretamente a troca de "mimos" entre Jorge Jesus e Luís Alberto, mereceram uma chamada de atenção de Villas-Boas na conferência de Imprensa que serviu de antecipação ao jogo com o Nacional. ... o treinador portista acusou a forma como "alguma comunicação social" dinamitou as suas expulsões em Guimarães e Alvalade e que agora, disse ele, procurou minimizar o incidente que envolveu o treinador do Benfica". Isto é da conta da Comissão Disciplinar da Liga ou das autoridades, mas cada um é responsável pelos seus actos. Registo com curiosidade a discrepância brutal e preponderância das análises deste caso com as minhas duas expulsões, em Guimarães e em Alvalade. Disseram que eu era um miúdo que não sabia reagir à pressão, que era expulso quando empatava, que não me sabia comportar, que isto e aquilo. Afinal, o graúdo faz figuras piores. Deixo ao vosso critério a análise", atirou. Convidado a comentar o facto de os incidentes terem ficado fora do relatório do árbitro (!!!), Villas-Boas encolheu os ombros. "É porque não viu, não sei", disse. "O que sei é apenas o que vi em imagens televisivas", complementou o treinador portista. Por fim, Villas-Boas passou novamente ao ataque, carregando na acusação de que "alguma comunicação social" tem apostado em campanhas "de proteccionismo evidente de determinado tipo de situações e de clubes". Convidado a concretizar as acusações, o técnico portista voltou a sublinhar que o principal na luta pelo título tem sido o clube protegido. "Parece-me clara essa protecção ao Benfica, não é nova, é cultural e acontece todos os anos, mas o FC Porto agradece, porque também é isso que nos faz chegar ao sucesso", concluiu.


PS – Villas-Boas: "João Ferreira esteve condicionadíssimo" - 
O presidente da Comissão Administrativa do Beira-Mar, António Regala, considerou que não houve penálti sobre Hulk e só encontrou justificação para o erro de João Ferreira na pressão que lhe foi imposta por Villas-Boas antes do jogo. O técnico portista respondeu ontem com ironia. "É a opinião dele. O árbitro esteve condicionadíssimo, o meu objectivo foi mesmo esse e o penálti não era penálti. Desde a namorada [n.d.r Villas-Boas refere-se à namorada de Salvio, que confirmou há dias uma já negada abordagem do FC Porto] que escreve o que lhe apetece, ao presidente que diz o que lhe apetece... São opiniões.", atirou.

domingo, 23 de janeiro de 2011

André Villas-Boas - Declarações

André Villas-Boas: «O Beira Mar queria dar uma resposta emocional forte depois do jogo no Dragão. Parece claro que, apesar de tudo, este jogo esteve sempre controlado e as oportunidades foram nossas. Mantivemo-nos coesos nos aspectos estratégicos e isso foi fundamental para vencer. Tivemos talvez alguma ânsia, mas fomos ganhando clarividência no sentido do controlo de jogo. O que se passou connosco na Taça da Liga, no primeiro jogo, foi uma infelicidade que acontece no futebol. Caso contrário teríamos passado um Janeiro fortíssimo, o que seria mais um sinal da nossa competência.»
Helton: «Estou muito feliz pelos 200 jogos na liga. Não foi um jogo calmo, pois temos sempre a adrenalina de ajudar os companheiros. Quero dar os parabéns a todos pelo empenho que tiveram dentro do campo. Já cá estou vai para oito anos e isso é gratificante. Conseguir mostrar o nosso trabalho é muito importante. Com o mister André Villas-Boas senti que a chama estava acesa e tenho procurado recompensar a sua confiança.»

Liga ZON - Beira-mar 0 FC Porto 1


O FC Porto venceu este sábado o Beira-Mar, por 1-0, mantendo-se assim firme na liderança da Liga. Helton, que cumpriu o 200.º jogo na prova, não passou por nenhum momento de aflição, num encontro em que o controlo dos Dragões foi total. Houve apenas um golo (apontado por Hulk, de grande penalidade), mas a equipa mostrou a solidez que é típica dos campeões.
Na primeira parte, «só deu» FC Porto. O facto do primeiro remate dos aveirenses apenas ter ocorrido aos 39 minutos é significativo. Face a um adversário que ocupa posição de destaque na Liga, os Dragões foram absolutamente dominadores, acumulando situações de golo iminente.
Hulk foi o primeiro a ameaçar abrir o marcador, tendo mesmo obrigado o guardião Rui Rego a uma defesa de recurso, aos 15 minutos, quando se encontrava isolado. Depois foi Varela, em duas situações quase consecutivas (25 e 27 minutos) a criar perigo.
Porém, o extremo português teria um papel decisivo no único golo da partida, ao cruzar para uma defesa incompleta de Rego, que colocou a bola nos pés de Hulk. Dentro da grande área, o brasileiro foi claramente rasteirado por André Marques. Na marca de penalti, o «Incrível» não vacilou. Quase de seguida, James esteve pertíssimo do segundo: na sequência de uma excelente abertura de Rafa, tirou um adversário da frente e falhou a baliza contrária por centímetros.
Na segunda parte, o FC Porto não trocou tantas vezes a bola no meio-campo do adversário, mas manteve-se sempre sólido, controlando por completo a partida. Pode-se apontar de novo um facto elucidativo: o Beira-Mar não conseguiu criar um único lance de golo iminente. Foi, pelo contrário, a formação azul e branca que aproveitou os espaços concedidos pelo Beira-Mar para lançar contra-ataques venenosos.
Assim foi aos 55 minutos, numa jogada conduzida por Hulk e finalizada por James, com o guarda-redes aveirense a resolver «in extremis». Dez minutos depois, Hulk rematou da linha de fundo, de ângulo muito difícil, e só por pouco a bola não entrou, no que seria um golo fantástico. Aos 81 minutos, um «tiro» de James obrigou Rego a mais uma grande intervenção. E, aos 88 minutos, Cristian Rodríguez dominou a bola com o peito, na grande área, rematando de primeira por cima da barra. Tantas oportunidades justificavam mais do que o triunfo pela margem mínima.
Estádio Municipal de Aveiro
Árbitro: João Ferreira (AF Setúbal)
Assistentes: Pais António e Luís Ramos
Quarto árbitro: Pedro Ribeiro
FC PORTO: Helton «cap»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Rafa; Fernando, João Moutinho e Belluschi; Varela, Hulk e James
Substituições: Varela por Guarín (75m), James por Cristian Rodríguez (86m) e Walter por Belluschi (91m)
Não utilizados: Kieszek, Maicon, Fucile e Souza
Treinador: André Villas-Boas
BEIRA-MAR: Rui Rego; Pedro Moreira, Kanu, Hugo e André Marques; Djamal, Rui Sampaio, Renan e João Luiz; Artur e Ronny
Substituições: João Luiz por Leandro Tatu (46m), Ronny por Wang Gang (72m) e André Marques por Wilson Eduardo (83m)
Não utilizados: Enoque Paes, Yohan Tavares, Sérgio Oliveira e Élio
Treinador: Leonardo Jardim
Ao intervalo: 1-0
Marcador: Hulk (34m, pen.)
Disciplina: cartão amarelo para Leandro Tatu (69m) e Rafa (77m)

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Dragão agarra o novo Messi


Juan Iturbe 17 anos considerado o novo Messi. Neste momento o jogador está ao serviço da selecção Argentina a disputar o sul-americano de sub-20 no Peru, tendo marcado no passado domingo o golo da vitória da sua selecção (2-1) sobre o Uruguai.

“O único do Benfica que queria era o Elmano Santos”

No final do encontro com o Beira-Mar, Pinto da Costa desmentiu categoricamente o interesse do FC Porto em Salvio, encontrando justificação na notícia apenas no eventual interesse de o Atlético de Madrid inflacionar o preço do jogador. " 'A Bola' costuma dar títulos ao FC Porto quando as coisas não são verdade, portanto está tudo dito. Aqui não se rouba nem há ladrões. Nunca ninguém aqui foi condenado por roubar o que quer que fosse, repito, nunca no FC Porto ninguém foi condenado por roubar o que fosse. Se a notícia fosse verdadeira não era ali que saía. Aproveito para garantir que não estamos interessados nesse jogador. E se o Atlético de Madrid o disse - e já sei que não o disse - só se justificaria para fazer preço, mas não vai fazer porque não nos interessa. Nem nenhum outro do Benfica, para quê? Se calhar do Benfica o único que queria era o Elmano Santos", ironizou.
PS - Iturbe vai ser dragão
Segundo notícias que circulam nos jornais desportivos, o FC Porto chegou a acordo para a contratação de Juan Manuel Iturbe. Trata-se dum jovem atacante argentino de 17 anos com muito talento e polémica que se arrasta entre o Paraguai e a Argentina. Parece que vai ter um final feliz no Dragão, onde poderá jogar a partir da próxima temporada, depois de completar 18 anos a 4 de Junho. Os Pais de Iturbe já estão no Porto; os dirigentes do Cerro Porteño, clube onde se formou, chegam hoje a Portugal para formalizar o contrato que libertará para a competição ao nível de clubes o talento que, de acordo com a Imprensa sul-americana, estava na lista de clubes como o Real Madrid e o Manchester United - actualmente, a FIFA apenas lhe permite jogar na selecção, e já deixou a marca no apuramento para o Mundial de Sub-20, a decorrer no Peru. 
O Messi paraguaio tem sido alvo de grande relevo, com momentos de sonho, como a estreia precoce ao mais alto nível, assédios milionários e, para evitar a exploração de menores de 18 anos, o impedimento de jogar pelo Quilmes, onde tem passado os últimos tempos a treinar antes de ir jogar nos sub-20 da selecção Argentina.
BI - Nome completo: JUAN Manuel ITURBE Arévalos 
Data de nascimento: 4 de Junho de 1993
Local de Nascimento: Buenos Aires (Argentina)
Altura: 1,69 metros
Clubes: 2009/10 Cerro Porteño (Paraguai); 2010 Quilmes (Argentina)

Taça da Liga, 3.ª fase, Grupo A, 2.ª jornada - FC Porto 3 Beira-Mar 0

FICHA DE JOGO - Estádio do Dragão, no Porto - Assistência: 16.618 espectadores

Árbitro: Marco Ferreira (Made
ira)
Assistentes: Álvaro Mesquita e Nelson Moniz
4.º Árbitro: Manuel Mota
FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Otamendi, Maicon e Rafa; Fernando, Souza e João Motinho; Hulk, Walter e James
Substituições: João Moutinho por Rúben Micael (46m), Hulk por Mariano (46m) e Fernando por Belluschi (73m)
Não utilizados: Kieszek, Guarín, Sereno e Varela
Treinador: André Villas-Boas
BEIRA-MAR: Vicente Paes; Danilo, Kanu «cap.», Jaime e André Marques; Yohan Tavares e Tiago Barros; Alex Maranhão, Sérgio Oliveira e Ruben Lima; Wang
Substituições: Kanu por Rui Sampaio (46m), André Marques por Leandro Tatu (61m) e Alex Maranhão por Artur (71m)
Não utilizados: Oblak, Hugo, Wilson e Renan
Treinador: Leonardo Jardim
Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Walter (7m), Rafa (18m) e Fernando (39m)
Disciplina: Tiago Barros (27m), Walter (88m), Ruben Lima (89m) e Fucile (90+3m).

Villas-Boas: «PRIMEIRA PARTE EXCELENTE E SEGUNDA PARTE BOA»
Cenário mantém-se - «Já sabíamos qual era a nossa situação face ao resultado do Nacional esta tarde. O apuramento está comprometido desde a primeira derrota, visto que há apenas três jogos. A partir daí, ficámos condicionados. O cenário é o mesmo que foi revisto na conferência de imprensa depois do encontro com o Nacional. Temos que esperar que o Beira-Mar ganhe ao Nacional e marcar um número considerável de golos (ao Gil Vicente) para alimentar a hipótese de seguirmos em frente. O jogo valeu pelo compromisso e nível de exigência que a equipa manteve consigo própria. A primeira parte foi excelente e segunda parte foi boa.»
No sábado será diferente - «O Beira-Mar fez alterações profundas na equipa. O jogo de sábado, em Aveiro, será completamente diferente, os jogadores do Beira-Mar que ficaram de fora vão acrescentar qualidade individual e colectiva. Esta não foi a imagem do que se passará em Aveiro, nem para uma equipa nem para outra. Não é certo que o Falcao esteja fora do jogo com o Beira-Mar, há uma mínima possibilidade de jogar. A situação não é nova. Contra o Marítimo, sem o Falcao, marcamos um número importante de golos e fizemos um jogo que considerámos muito bom. Vamos ver que alternativas temos e tomaremos a melhor decisão possível.»
Plantel competitivo - «Vamos ter pouco tempo para recuperar. Na sexta-feira, vamos ainda tocar na organização para o jogo em Aveiro. Há muita competitividade no plantel. É bom para mim que a luta se mantenha, a partir daí as escolhas dependem essencialmente de opções estratégicas. Todos estão num nível elevado.»

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Avaliação descontínua (Jorge Maia n'OJogo)

Os erros que Elmano Santos cometeu em Coimbra, e foram vários, não são só dele. São de Vítor Pereira também. Nomear um árbitro que foi sonora e publicamente criticado por inúmeros comentadores ligados ao Benfica depois do FC Porto-Setúbal para o previsivelmente complicado jogo dos encarnados com a Académica foi mais ou menos como um descarado convite à asneira. De tal forma que, honestamente, não se pode dizer que a actuação de Elmano Santos tenha defraudado as expectativas, tratando-se apenas de uma reacção previsível à pressão que a nomeação lhe colocou em cima dos ombros. Claro que outro árbitro saberia reagir de outra forma, mas Elmano Santos não é outro árbitro. Foi a escolha de Vítor Pereira, que se supõe criteriosa. Aliás, agora que, curiosamente, o presidente da Comissão de Arbitragem resolveu que já não precisa de avaliar o trabalho dos árbitros de cinco em cinco jornadas, talvez fosse preciso que alguém avaliasse o seu.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Académica 0-1 Benfica: Acidental e em fora-de-jogo, golo de Saviola decidiu noite complicada

Sem querer e ilegal - Dirão os benfiquistas que o mais importante são os três pontos. É verdade. Mas o triunfo sofrível em Coimbra não assenta assim tão bem aos jogadores encarnados. O fato serve à justa porque foram melhores durante uma boa parte do jogo e criaram mais oportunidades, mas, a verdade, é que houve uma série de factores que influenciaram o desfecho. Tudo começou num erro clamoroso de Elmano Santos, aos 19'. Após livre forte de Cardozo, Saviola em claro fora-de-jogo e com o braço, desvia a bola quase por acaso para a baliza. A mão de El Conejo ou de Deus, como se quiser chamar, acabou por ditar o resultado do jogo. Mais tarde, a expulsão de Pape Sow viria a destruir os anfitriões - pelo menos roubou-lhes alguma motivação.
PS - Para os que ainda não tiveram oportunidade de ver os resumos, chamo a atenção para isto: Não foi só o golo duplamente ilegal. Foi a não expulsão dum vermelho que deu uma cotovelada na cabeça dum jogador da Académica (nem cartão levou!), e foi um penalty contra os vermelhos que não foi marcado, por mão do D. caracóis (David Luiz)Ou seja, os vermelhos apenas se podem queixar dum penalty a seu favor que ficou por marcar, mas deviam ter ficado com dez, antes da Académica, e depois com nove, porque se tivesse sido marcado o penalty do D. caracóis (David Luiz), tinha que ter sido mostrado o amarelo e como era o segundo…! 
Portanto, a roubalheira foi monumental! E a Comunicação Social deshonesta por hipotecada nem tuge nem muge.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Liga ZON - FC Porto 3 Naval 1º de Maio 1

16/01/2011 - Dragaoatento: Eles tinham prometido! A Naval veio ao Dragão disputar o jogo com muito empenho, muita atitude, e conseguiram vender cara a derrota. Correram que se fartaram, defenderam muito e quase sempre bem, nunca deixando de pensar em atacar chegando mesmo a criar jogadas ofensivas de belo efeito, pelo que justificaram o golo de honra.
A equipa dos Dragões a partir de agora tem de se mentalizar que tem de deixar o fato de cerimónia no guarda fatos e passar a envergar o fato macaco, arregaçar as mangas em todos os jogos se realmente quiser conquistar o campeonato nacional. É que as equipas nesta fase da prova, segunda volta da Liga ZON, estão cada vez mais competitivas, a precisar de ganhar pontos, e portanto a discutir os pontos em disputa com grande arreganho, grande atitude e empenho, quanto mais não seja o que é bastante, para tentarem fugir aos lugares de despromoção.
FC Porto-Site:
O FC Porto dominou toda a primeira parte, com futebol rápido, imaginativo e dinâmico. Havia sempre algum Dragão livre para receber a bola, especialmente nas costas da defensiva contrária. Viram-se pormenores de classe, passes milimétricos e triangulações quase perfeitas. Como aos 17 minutos, quando Moutinho serviu Hulk de calcanhar, para um lance que Salin conseguiu resolver. Aos 34, foi Manuel Curto a evitar o remate de Falcao, após mais uma rápida troca de bola.
Porém, a vantagem portista apenas surgiu em cima do intervalo, ainda a tempo de
 castigar a filosofia da Naval, cujo guarda-redes aproveitava todas as ocasiões possíveis para queimar alguns segundos. Um lançamento lateral rápido de Fucile permitiu a Varela fazer «gato-sapato» de Gomis e servir Falcao para o 1-0. No minuto seguinte, uma jogada fulminante entre Varela, Falcao, Belluschi e Hulk permitiu ao brasileiro fazer o 2-0. O intervalo chegou com o FC Porto a ver premiado o seu labor ofensivo.
A vantagem azul e branca era boa, mas tornar-se-ia ainda melhor aos 53 minutos, por acção de Hulk. O «Incrível» aproveitou uma falha de Orestes (e um excelente lançamento manual de Helton) e disparou como uma seta para a baliza contrária, apontando o seu 24.º tento da época. Cinco minutos depois, Belluschi esteve próximo de marcar de forma pouco usual, mas o cabeceamento saiu ligeiramente ao lado. Aos 67, Hulk ameaçou o «hat-trick», com uma bomba, na sequência de um livre directo, que saiu poucos centímetros acima da barra.
O triunfo do FC Porto estava consolidado e houve ainda tempo para Helton brilhar, aos 77 minutos, com uma defesa de grande espectáculo a remate de João Pedro. Aos 82, Guarín esteve perto de marcar de calcanhar, após combinação entre Hulk e Falcao. Parecia que o quarto golo estava perto, mas acabou por ser a Naval a reduzir a desvantagem, num lance que pouco mais foi do que uma nota 
de rodapé no encontro.
Liga 2010/11, 16.ª jornada - Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 33.309 espectadores
Árbitro: Cosme Machado (AF Braga)
Assistentes: Henrique Parente e Inácio Pereira
Quarto árbitro: Jorge Oliveira
FC PORTO: Helton «cap»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Guarín, João Moutinho e Belluschi; Hulk, Falcao e Varela
Substituições: Varela por James (64m), Belluschi por Fernando (74m) e Falcao por Mariano (84m)
Não utilizados: Kieszek, Maicon, Rafa e Rúben Micael
Treinador: André Villas-BoasNAVAL 1.º DE MAIO: Salin; Gomis, João Real, Orestes «cap.» e Daniel Cruz; Manuel Curto, Godemèche e Alex Hauw; Bolívia, Fábio Júnior e Marinho
Substituições: Alex Hauw por Simplício (46m), Godemèche por João Pedro (46m) e Fábio Júnior por Giuliano (67m)
Não utilizados: Bruno Jorge, Godinho, Camora e Rogério Conceição
Treinador: Carlos Mozer
Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Falcao (44m), Hulk (45m e 53m) e Gomis (88m)
Disciplina: cartão amarelo para Varela (18m), Salin (41m), João Real (54m), Daniel Cruz (67m) e Fucile (87m).

«EXERCEMOS UM DOMÍNIO FORTE E CONTÍNUO» 
O golo sofrido nos últimos instantes do jogo, na sequência de uma grande penalidade, não abalou André Villas-Boas, nem a análise do treinador. No final da partida, o técnico dos Dragões falou, sobretudo, numa «elevada capacidade de criação de oportunidades» e numa «boa exibição».
Muitas oportunidades
«Os golos podem acontecer a qualquer altura do jogo e não é por terem sido marcados antes do intervalo que deixam de valer. Tivemos muitas oportunidades e um domínio forte e contínuo, que poderia ter produzido um resultado mais dilatado.»
Capacidade criativa
«Fizemos uma exibição boa e regular, frente a um adversário que tinha acabado de vencer em Guimarães, jogando com dez elementos. Não tenho visto aqui espectáculos deprimentes. O FC Porto marca muitos golos e com elevada capacidade de criação de oportunidades, o que se reflecte em casa e fora.»
Rota de sucesso
O crescimento tem sido regular, independentemente do onze utilizado, mas temos muitas variantes e soluções. O campeonato é longo, faltam muitas jornadas e o mais importante é que o FC Porto não se desvie da rota de sucesso. E, para manter a distância sobre o segundo classificado, temos que ganhar os nossos jogos.»
Campeonato competitivo
«Quero acreditar que temos um campeonato bom e competitivo, o que se tem traduzido em golos e espectáculo. O Leonardo Jardim [técnico do Beira Mar] é um treinador muito competente e acredito que será um grande treinador de futuro. Gosto da forma como organiza as equipas e da forma aberta como joga. Será, por isso, um duplo desafio para o FC Porto.»



PS - Análise de JVP
O FC Porto teve altos e baixos neste jogo, mas apesar deles prefiro destacar algo que aprecio muito numa equipa e que o Barcelona também faz: os passes de risco. Com Hulk, Varela e Falcao a movimentarem-se bastante na frente e médios que os executam bem, esse tipo de passe é meio golo. Por vezes é melhor opção do que driblar pois fazem a diferença ao isolarem jogadores na cara do golo.

Liga ZON - FC Porto vs Naval 1º de Maio - Antevisão

Predisposição dos navalistas: todo o cuidado é pouco... eles querem pontuar no Dragão!

Autor do golo da vitória em Guimarães, Marinho garante que, agora sim, "o moral da equipa tem que estar em alta". Quanto mais não seja porque "as vitórias transmitem sempre confiança". Por saber que a sua equipa "precisava e precisa de vitórias", o extremo promete que em Guimarães "foi a primeira de muitas que a Naval ainda vai ter".
Um exercício não muito complicado de responder é o que diz respeito aos destaques do líder do campeonato: "O Falcao é uma referência no ataque e o Hulk também é, claro, muito perigoso. Mas não podemos estar preocupados com este ou aquele jogador em particular, mas com toda a equipa".
Como se surpreende o líder não é, teoricamente, muito difícil de explicar. "Correndo mais do que eles, sendo mais amigos dentro do campo do que eles, fazendo tudo mais do que eles. A solidariedade é fundamental, especialmente nestes jogos", defendeu.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Polémicas estéreis (mas lógicas e pertinentes, digo eu dragaoatento)

Seria muito fácil insinuar que há algo de estranho na oficialização da contratação de Jardel pelo Benfica no dia em que os encarnados recebem na Luz o Olhanense para a Taça de Portugal. Pegava-se nisso, na obsessão com que alegadamente Jorge Jesus encara a eventual presença no Jamor, nos 5-0 encaixados pelo Olhanense, e com uma mão-cheia de meias-palavras acabava por dizer-se sem ter de se afirmar que a coisa tinha todo o ar de gato escondido com o rabo de fora. A verdade é que Janeiro só tem 31 dias e, por sinal, o Benfica até joga com Olhanense duas vezes este mês pelo que seria muito complicado encontrar um dia bom para negociar a transferência do central para a Luz sem a tornar polémica. Mais, digamos, discutíveis são os critérios que levam à escolha de Elmano Santos para apitar o Académica-Benfica. Depois das críticas de que o árbitro foi alvo por parte de inúmeros elementos ligados aos encarnados na sequência do FC Porto-Setúbal, não se percebe muito bem de que forma tal nomeação o protege a ele ou ao jogo. JORGE MAIA n'OJogo

Tridente fantástico prepara o regresso

Varela, Hulk e Falcao o tridente fantástico como foi apelidado recentemente no site da UEFA. Villas-Boas já pode voltar a juntar o tridente ofensivo mais produtivo do FC Porto no próximo jogo, domingo contra a Naval. Falcao está recuperado, Varela também e Hulk parece estar em boa forma. A última vez que os três se juntaram, foi no início de Dezembro, na viagem a Viena, altura em que o extremo português sofreu um problema muscular. Sete jogos depois, o tridente ofensivo mais produtivo está de volta. A contabilidade de Varela, Hulk e Falcao está bem patente nestes números: os três juntos já marcaram 47 golos esta temporada, contra os 24 da restante equipa. O que significa que dois terços dos golos apontados pelo FC Porto pertencem aos três avançados com mais credenciais no plantel. E curiosamente, não é necessário jogarem juntos para o rendimento ser superior. Os três juntos, participaram em 15 jogos (36 golos do FC Porto), enquanto que nos restantes 14 faltou sempre um ou até mesmo dois deles, sem que isso influísse directamente na produção ofensiva da equipa (35 golos).

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Taça de Portugal - FC Porto 2 Pinhalnovense 0

12/01/2011 - HULK DESFEZ O NÓ DUAS VEZES
O melhor ficou para o fim. Dois grandes golos do Hulk. Abatido pelo pé esquerdo de Hulk, o Pinhalnovense acabou por se render. O FC Porto, que fica assim à espera de adversário para a meia-final, ultrapassou mais uma etapa para chegar ao Jamor.

  
FICHA DE JOGO - Quartos-de-final da Taça de Portugal
Estádio do Dragão, no PortoAssistência: 15.512 espectadores
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa)Assistentes: Ricardo Fernandes e Hernâni Fernandes - 4.º Árbitro: Quitério Almeida
FC PORTO: Keszek; Sapunaru, Rolando, Maicon e Rafa; Fernando, Belluschi e Rúben Micael; Mariano «cap.», Hulk e JamesSubstituições: Rúben Micael por Guarín (46m), Mariano por Varela (54m) e James por Walter (80m)
Não utilizados: Helton, Fucile, Souza e Otamendi
Treinador: André Villas-Boas

PINHALNOVENSE: Pedro Alves; Diogo Figueiras, Tomaz, Dorival e Pedro Caipiro; Semedo e Mustafá «cap.»; Pedro Alves II, Miguel Soares e Quinaz; Miran
Substituições: Miguel Soares por João Peixoto (84m), Quinaz por Pedro Dionísio (89m)
Não utilizados: Renato Mata, Hugo Costa, Hélder Monteiro, Jorge Peixoto e Adul Baldé
Treinador: Paulo Fonseca
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Hulk (78m e 90m)
Disciplina: cartão amarelo a Miran (63m), Miguel Soares (73m) e Pedro Alves (77m).

Dragão atento: Contra uma equipa bem organizada defensivamente mas do terceiro escalão seria lógico esperar uma resposta mais rápida e contundente da equipa dos Dragões. Tal não aconteceu porque, e isto na minha perspectiva, deveu-se à displicência e até alguma inépcia da equipa Azul e Branca.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tem a palavra André Villas-Boas

Análise ao Pinhalnovense
«Tem uma experiência variada em termos de jogadores, tendo no plantel alguns que passaram pela Liga de Honra e mesmo pela Primeira Liga. Possuem um ponta de lança poderoso, que gosta de deixar jogo nos médios, enquanto cria espaço para os extremos, muito rápidos, jovens e com qualidade técnica. Têm um lateral direito agressivo na profundidade e perdem o lateral esquerdo habitual por lesão. Na globalidade, é uma equipa bem organizada, com uma ideia de jogo que me agrada. Tiveram o sorteio que desejavam. Todos estes factores, aliados a esse factor de motivação, tornam este jogo importante para nós.»
Nível exibicional alto
«O FC Porto tem-se mantido dentro do objectivo delineado: conquistar a vitória em cada jogo. Temos pena de termos falhado em Guimarães e em Alvalade, porque poderíamos estar na liderança da Liga com uma margem ainda mais confortável. Resta muito campeonato pela frente, sendo que Janeiro e Fevereiro são muito complicados em termos de calendário, e o inesperado pode acontecer se não formos capazes de manter este nível exibicional. Do jogo com o Marítimo ficou o prazer enorme de termos sido capazes de mostrar um nível elevadíssimo durante 90 minutos, num jogo com forte impacto emocional. Volto a dizer o que disse em conferência de imprensa: em termos de princípios de jogo, o que fizemos foi fantástico, foi um dos jogos mais bem conseguidos em termos de regularidade. É bom chegar ao fim da primeira volta com este tipo de margem, mas não podemos permitir-nos a claudicar, porque o adversário está forte, perto e motivado. Estamos alerta e concentrados no objectivo.»
Janeiro tranquilo
«O único reajustamento que prevemos fazer em Janeiro tem a ver com o Castro, que deve ser cedido ao Sporting de Gijón. Neste momento, não estamos a perspectivar qualquer entrada. O Castro sai sem direito de opção do Gijón, porque temos todo o interesse em que ele regresse a esta casa.»
O prémio de Mourinho
«Foi para mim um privilégio enorme ter feito parte duma equipa técnica como aquela e ter ajudado a conquistar alguns dos títulos que Mourinho conquistou. A singularidade e a exclusividade do prémio reflectem aquilo que é a carreira de José Mourinho. Com ele, deixa de haver limites. Tudo o que é delineado como objectivo é imediatamente alcançado e abraçado. Estamos perante uma carreira inédita, que não tem comparação na história nem terá no futuro. Como vos tenho dito uma série de vezes, o José Mourinho vai tornar-se o melhor treinador de todos os tempos, sem sombra de dúvida. A transcendência do que atinge é algo fora do normal.»

UMA ALTERAÇÃO PARA O JOGO DA TAÇA DE PORTUGAL

André Villas-Boas promoveu apenas uma alteração para o desafio da sexta eliminatória da Taça de Portugal: entra Fucile e sai João Moutinho. O FC Porto recebe o Pinhalnovense já esta quarta-feira, às 20h45, no Estádio do Dragão.
O plantel finalizou a preparação da partida contra a formação de Pinhal Novo esta terça-feira, no Olival, onde marcou presença o lateral-esquerdo Romário, dos Sub19.
Quanto ao boletim clínico, no qual já não constam Helton nem Sapunaru, de referir que Cristian Rodríguez permanece em ginásio; Beto em treino condicionado; Alvaro Pereira em tratamento; e Moutinho em treino de ginásio, ainda devido a um resfriado; Falcao já desenvolveu treino integrado condicionado.
Lista de convocados: Helton, Maicon, Guarín, Belluschi, Mariano, Hulk, Fucile, Rolando, Rafa, Varela, Walter, James, Sapunaru, Souza, Fernando, Rúben Micael, Otamendi e Kieszek.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Os Vampiros - Jorge Maia n'OJogo

O prémio de Melhor Treinador do Mundo, muito justamente atribuído ontem a José Mourinho, chega com alguns anos de atraso. Ainda assim, como dizia a minha senhoria quando eu lhe pagava a renda, mais vale tarde do que nunca. De resto, sendo absolutamente natural que José Mourinho ganhe finalmente um título que já merecia desde 2004 e que é seu por direito próprio, não deixou de ser engraçado ver mais um acto de contorcionismo do verdadeiro bando dos sem-vergonha que passou os dois anos em que ele ganhou tudo o que havia para ganhar no FC Porto a insultá-lo e a desejar que se fosse embora. Ontem, dobrando a coluna do avesso, apareceram todos com um ar muito grave e sério a tecer-lhe os mais rasgados elogios, sublinhando como enormes qualidades as mesmas características que lhe apontavam como defeitos há seis anos. Como dizia Zeca Afonso, se alguém se engana com o seu ar sisudo e lhes franqueia as portas à chegada, arrisca-se a acordar com marcas no pescoço.

Intervenção de Pinto da Costa

"Villas-Boas é mais que um clone"
Se há um ano Pinto da Costa pediu em Espinho um inquérito aos "apitos encarnados", solicitando a intervenção do secretário de Estado do Desporto para investigar eventuais suspeitas em relação ao rival da Luz, ontem o alvo escolhido pelo presidente do FC Porto pouco mudou: o Benfica continuou no seu ponto de mira. Com o governador civil de Aveiro presente na sala (José Mota), Pinto da Costa começou por responder ao repto lançado pelo líder da Casa do FC Porto de Espinho, Júlio Lemos, que tinha suspirado para que aparecesse em breve "não um clone, mas alguém parecido" com o presidente portista para liderar o emblema no futuro. "Vou pensar nisso do clone, mas se calhar vai ser um sucesso. Também disseram que Villas-Boas era um clone e foi mais do que isso. Saiu um grande treinador", disse Pinto da Costa no início da intervenção.
O presidente do FC Porto concordou com a homenagem feita ao guarda-redes Helton e contou um episódio que se passou antes da Supertaça "com os vermelhos", como fez questão de se referir ao rival da Luz. "Antes do jogo o Helton disse-me que era uma honra ser o capitão. Disse-lhe que se não sofresse golos era logo promovido a major". Para Pinto da Costa, o ambiente descontraído e unido que se vive no FC Porto é um dos trunfos para lutar contra as injustiças de que, segundo ele, o clube é alvo. "No início da época houve uma reunião dos vermelhos na qual estiveram o José Manuel Delgado e o Guerra, do jornal A Bola, e o cineasta António-Pedro Vasconcelos. O objectivo era atacar o FC Porto. Há dias deram-nos uma página inteira, mas apenas porque era mentira. Disseram que o Falcao ia para o Arsenal", afirmou o líder dos dragões perante os aplausos da plateia.
Apesar da vantagem de oito pontos sobre o Benfica, Pinto da Costa espera uma caminhada difícil até ao fim do campeonato. "Vão tentar tudo para não sermos campeões", garantiu o presidente portista. "Mas estamos unidos e atentos. Um dia o ridículo tem que ter limites. Com o apoio dos nossos adeptos, estamos no caminho certo para ser campeões", disse Pinto da Costa no final duma intervenção que durou cerca de dez minutos e que fez vibrar a sala do Casino de Espinho. - Tomaz Andrade n’OJogo
PS - Desta vez foi entregue a Helton por Miguel Guedes, vocalista dos Blind Zero e agora também comentador televisivo.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Resistência: Também acontece aos diamantes...

O final da primeira volta de qualquer campeonato é sempre uma boa altura para fazer um balanço. O mais imediato, dá conta de um FC Porto que cedeu apenas quatro pontos em 45 possíveis. Dois empates em dois jogos fora, um contra uma equipa que regista zero derrotas no seu estádio e outra contra um dos outros dois candidatos ao título. De resto, 13 vitórias, 36 golos marcados e apenas seis sofridos. Mas os números raramente conseguem contar uma história completa. Para se perceber esta, convém acrescentar-lhe outros detalhes. É preciso perceber, por exemplo, que aquela que é a defesa menos batida da Europa resistiu à perda de Bruno Alves e sobreviveu às lesões sucessivas de Sapunaru, Fucile e Álvaro Pereira. É preciso reter que o meio-campo resistiu à saída de Raul Meireles e à ausência forçada de Fernando. E é preciso ter consciência de que o melhor ataque do campeonato resistiu às baixas de Varela, Cristian Rodríguez e Falcao. Este FC Porto resiste e endurece e cresce sob pressão. Também acontece aos diamantes... Jorge Maia n'OJogo

domingo, 9 de janeiro de 2011

FC Porto 4 Marítimo da Madeira 1

O FC Porto carregava, mas não conseguia ultrapassar a resistência do adversário. Até que Guarín, aos 37 minutos, com um pontapé fortíssimo e colocado, abriu o marcador.

A 37 metros da baliza, aos 37 minutos, o colombiano inaugurou o marcador. Mesmo em cima do intervalo, João Moutinho acertou no poste, na sequência de uma bela jogada colectiva, em que Guarín solicitou o português de calcanhar. Quando o árbitro apitou para o descanso, percebia-se que a onda azul e branca estava imparável.
Nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, só se viu azul e branco e o domínio culminou com mais um «tiro» fatal de Hulk, aos 60 minutos. De fora da área, com força e colocação, o brasileiro fez o 2-0, o seu 20.º tento da época. Isso não foi suficiente para que os portistas se mostrassem satisfeitos e James parecia ser quem mais perseguia o golo: aos 63 minutos, obrigou Marcelo a defesa apertada e, aos 68, apontou um livre directo que falhou o alvo por centímetros.
O tento de Baba, aos 70 minutos, caiu do céu para o Marítimo, até por ter surgido a partir de um livre inexistente. Sapunaru não cometeu falta, mas sofreu sim uma entrada de Djalma. A vantagem mínima manteve-se durante apenas cinco minutos: Guarín reapareceu para, mais em jeito do que em força, fazer o 3-1, à entrada da grande área.
Cinco minutos volvidos, surgiu o 4-1: João Moutinho «rasgou» a defensiva contrária, Hulk cavalgou pela esquerda e serviu James, que só teve de encostar. Foi o primeiro golo do colombiano na Liga, algo que o jovem bem procurava e merecia. Até ao apito final, destaque para o regresso de Mariano aos relvados, quase nove meses depois. O argentino ainda colaborou numa ponta final sufocante, em que os Dragões poderiam ter construído um resultado bem mais alargado.
8 de Janeiro de 2010 - Liga 2010/11, 15.ª jornadaEstádio do Dragão, no Porto - Assistência: 26.706 espectadores
Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco) - Assistentes: José Cardinal e Jorge Cruz
Quarto árbitro: Augusto Costa
FC PORTO: Helton «cap»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Rafa; Guarín, João Moutinho e Belluschi; Varela, Hulk e James
Substituições: Varela por Fernando (67m), Sapunaru por Maicon (74m) e Belluschi por Mariano (83m)
Não utilizados: Kieszek, Walter, Souza e Rúben Micael
Treinador: André Villas-Boas
MARÍTIMO: Marcelo Boeck; Ricardo Esteves «cap», Roberge, Robson e Alonso; Rafael Miranda, Roberto Sousa e Tchô; Marquinho, Baba e Djalma
Substituições: Roberto Sousa por Sidnei (52m), Tchô por Cherrad (64m) e Marquinho por Heldon (81m)
Não utilizados: Marafona, Luciano Amaral, Luís Olim e João Guilherme
Treinador: Pedro Martins
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Guarín (37m e 75m), Hulk (60m), Baba (70m) e James (80m)
Disciplina: cartão amarelo para Robson (16m), Otamendi (20m), Ricardo Esteves (31m), Rafa (35m), Djalma (43m), Roberge (66m), Rafael Miranda (67m), Sapunaru (69m), Guarín (76m) e Sidnei (80m)
Declarações de Villas-Boas: «Óptima resposta dos jogadores»
Depois da crítica gerada pela derrota frente ao Nacional, a contar para a Taça da Liga, André Villas-Boas sublinhou a «prova de competência» revelada pelos Dragões diante o Marítimo e a qualidade da exibição colectiva, no regresso ao campeonato.
Imprevisível - «Tendo sido menos incisivos na altura, fizemos um jogo parecido com este frente ao Nacional e acabámos por perder. O futebol é imprevisível. Hoje, o Marítimo colocou-nos um desafio difícil, até porque vinha de um percurso de oito jogos sem perder.»
A resposta - «Fazer uma exibição destas, com grande carga incisiva, foi fantástico. Foi óptimo para o jogadores darem esta resposta, depois de terem sido tão criticados de forma tão agressiva. Foi uma semana longa, em que parecia que a organização do FC Porto já valia pouco. Fomos sempre competentes, só que o imprevisível aconteceu.»
Prova de competência - «Acreditamos na nossa competência e no nosso trabalho. Num jogo destes, fazermos o que fizemos foi uma prova clara de competência. É importante que o público mantenha a empatia com o grupo e que não se deixe levar pela crítica fácil. Demos um sinal forte e demonstrámos que unidos é que fazemos a diferença.»
Talento de Hulk - «Sem o Falcao na frente, viu-se a qualidade, o talento e a polivalência do Hulk para jogar em várias posições.»
Mercado - «Estamos satisfeitos com o que temos e não é por o mercado abrir que nos sentimos obrigados a mexer numa estrutura competente.»
Dragaoatento: - Mais um jogo que ganhamos jogando pouco mais que a passo. Gostaria de ver a equipa jogar em antecipação, não concedendo espaços aos adversários para evoluir no terreno e conseguir jogadas perigosas de ataque.
Além disso, notam-se algumas deficiências na equipa azul e branca as quais gostaria de ver colmatadas. Apesar de termos gente alta na equipa quase nunca ganhamos lances de bola pelo ar. E a cada passo sofremos golos nesse tipo de lances. A provar o que digo está o facto da equipa dos Dragões ser inofensiva nos lances de ataque pelo ar, tipo pontapés de canto e termos um aproveitamento quase nulo nos livres a favor da equipa. Outro aspecto muito importante é o da capacidade de choque dos jogadores, gostaria que a equipa do FC Porto fosse mais coreácia e conseguisse suportar as cargas dos jogadores adversários. Gosto de ver jogar aqueles atletas que resistem às cargas dos adversários e que não se lançam para o chão por tudo e por nada!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A acção de Guarin na equipa

A boa resposta dada por Guarín nos últimos jogos permite-nos admitir que será titular. O internacional colombiano foi chamado à equipa para substituir precisamente Fernando, e a verdade é que tem revelado uma boa qualidade de jogo, assim como um nível exibicional constante ao longo das últimas semanas. Aliás, e a título de exemplo, Guarín foi utilizado como médio mais defensivo da equipa na memorável vitória (5-0) alcançada sobre o Benfica para o campeonato, numa partida em que esteve perto da perfeição - tal como toda a equipa, de resto.
Mas há um porem se o Guarin jogar a trinco. Contra equipas que se fecham muito e exploram o contra-ataque como arma principal, o Guarin precisa de aprender a conter-se e preocupar-se essencialmente em distribuir jogo e destruir as eventuais jogadas ofensivas dos contrários, só evoluindo para o ataque e tentar o pontapé de meia distância nas alturas em que o adversário (se distrai) concede espaços, porque quando os adversários jogam com o autocarro em frente à sua (deles) baliza, não adianta ir meter-se na confusão da molhada, pois nessa altura será muito difícil furar e ter sucesso.

André Villas-Boas: Competência da equipa de futebol do FC Porto

Relativamente aos confrontos directos entre FC Porto e Benfica, se calhar convém referir que, nos últimos três jogos, o FC Porto leva um "score" de 10-1 sobre o Benfica, e se a tentativa de Jesus é pôr em causa a competência do FC Porto, pelo menos ele não a pôs nos últimos três jogos. É de tal forma gritante que se calhar convém relembrar-lhe qualquer coisa.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Afinal quem está sob pressão

Ninguém gosta de se sentir pressionado e... Mas quem está, afinal, sob pressão à entrada para a última jornada da primeira volta do campeonato? O líder com oito pontos de vantagem, que sofreu apenas uma derrota em 27 jogos realizados, que mantém o estatuto de defesa menos batida da Europa e que ainda não abdicou de nenhum dos objectivos traçados no início da temporada? Ou o perseguidor, que depois da derrota por 5-0 na visita a casa do líder sabe que os oito pontos de atraso são, na realidade, nove, o mesmo que foi despromovido da Liga dos Campeões e que perdeu nove vezes em 24 jogos oficiais? Quem será? (extracto de Jorge Maia n'OJogo)

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Opiniões pertinentes com lógica

Insustentável leveza  - Walter precisa de ganhar peso. A afirmação pode soar polémica, mas o facto é que a influência do brasileiro nas estatísticas ofensivas do FC Porto é demasiado ligeira e longe de corresponder ao investimento que os portistas realizaram naquele que foi considerado uma das maiores promessas do futebol brasileiro dos últimos anos. É evidente que quase todos os jogadores sul-americanos precisam de uma fase de adaptação ao futebol europeu e não é fácil crescer à sombra de Falcao, mas até por isso, Walter precisa de aproveitar a ausência de El Tigre para mostrar de uma vez por todas por que lhe chamavam Bigorna no Brasil. Quer dizer, ninguém ganha um apelido assim com remates enrolados, fraquinhos e à figura dos guarda-redes e é por isso que isto não pode ser tudo o que Walter tem para oferecer. Se for, o FC Porto vai mesmo ter de pensar em alternativas. - Jorge Maia n'OJogo 
MST - O que falta a este FC Porto (extracto) - ...Já a época passada sustentei esta tese, que continuo a manter contra a maioria dos portistas: este plantel é profundamente desequilibrado. Tem três grandes jogadores, sete ou oito razoáveis ou promissores, e o resto são jogadores absolutamente banais, ao nível duma equipa do fundo da tabela classificativa. Contra o Nacional... o que se viu? Que o flanco esquerdo da defesa, mesmo a jogar contra um avançado fixo, desabou por completo: Sereno e Emídio Rafael foram um passador sem fundo, por onde o Nacional construiu calmamente o segundo golo e o penalty não assinalado. E na frente do ataque Walter confirmou, uma vez mais, a estranheza da sua contratação, por um preço e com tamanhas dificuldades que não se entendem: é baixo e pesado demais para ter impulsão no jogo aéreo; lento e sem imaginação para inventar espaços de desmarcação entre os defesas; pobre tecnicamente e revelando enormes dificuldades de execução, inclusive no tal pontapé canhão de que vinha creditado e jamais se viu por aqui. Sim, eu sei, o período de adaptação, uma cidade diferente, um país diferente, um futebol diferente, uma alimentação diferente, etc e tal. Mas eu permito-me duvidar de que quem nunca fez ginástica num tapete consiga um dia dar o salto mortal. Melhores do que ele há pelo menos uma dúzia de pontas-de-lança brasileiros aí a jogar numa televisão perto de si. 
A minha opinião relativamente ao Walter - Tem sim senhor um pontapé poderoso, só que ainda não o pode mostrar porque é um jogador muito vigiado pelos adversários e como neste momento é algo lento precisa de melhorar os aspectos físicos para ganhar velocidade e conseguir subtrair-se à pressão dos (iludir) adversários.

Estou de acordo com o MST em quase tudo que ele escreve:
Com uma diferença, é que acredito que com mais empenho e trabalho por parte dos elementos que ele cita como contratações falhadas, esses mesmos jogadores ainda poderão ajudar e muito a equipa.
Ah! também dou razão ao MST no capítulo relativo ao Lucho Gonzalez. Realmente a SAD do FC Porto não conseguiu colmatar até agora a saída deste elemento, e, acho que até será muito difícil de conseguir. Médio, avançado, organizador e rematador como o Lucho, há poucos no futebol mundial, só um Gerrard, um Frank Lampard, um Michael Essien...!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

André Villas-Boas: "Acho que não nos podem penalizar"

Caro Villas-Boas, não é bem assim ! Não é com paninhos quentes que vamos lá !
Se por um lado não faltou atitude à equipa, por outro lado faltou qualidade a alguns elementos dela.
Considero até que foi muito imprudente da parte do Villas-Boas jogar com uma defesa que não está mecanizada devido ao enxerto nela de jogadores que ainda não provaram ter categoria para envergar a camisola Azul e Branca.
E sabia-se que o Nacional iria jogar na máxima força. 

domingo, 2 de janeiro de 2011

Liga BWin - FC Porto 1 Nacional da Madeira 2

02/01/2011
Pouco a explicar face à crueza de um resultado que não reflecte as ocorrências. André Villas-Boas ressalvou a atitude competitiva da equipa, enquanto Hulk lembrou que o FC Porto teve oportunidades para matar o jogo.

André Villas-Boas: «O nível exibicional não se pode por em causa. Crescemos na segunda parte, mas cometemos erros colectivos sobre os quais teremos de reflectir. O 1-2 acontece tarde e depois há paragens que não facilitam. Fica o resultado negativo. Estivemos sérios em termos de compromisso, mas temos de ser mais incisivos no ataque. Houve atitude competitiva. São lances que acontecem. O Nacional teve poucas oportunidades e fê-las valer. A pressão externa não é superior à que coloco a mim mesmo. Temos um plantel equilibrado e com muitas soluções.» 

Dragão atento: O André Villas-Boas facilitou ao arriscar demasiado na maneira como montou a equipa dos Dragões. Talvez porque não esperasse enfrentar uma equipa tão bem preparada fisicamente e muito hábil a jogar em contra-ataque! É verdade que o Nacional colocou o "autocarro" à frente da sua baliza, porém sempre que conquistava a posse da bola os madeirenses distendiam-se em velocidade aproveitando o enorme espaço à sua frente causando mossa conforme acabou por verificar-se.
«O nível exibicional não se pode por em causa"- claro que não, porém o problema não residiu na falta de atitude mas na inépcia e na falta de ritmo dos jogadores menos rodados.
Como jogou a equipa Azul e Branca
Kieszek- Comprometeu a equipa ao largar infantilmente uma bola relativamente fácil no lance do primeiro golo do Nacional! É incrível como um guarda-redes com a sua idade deixa a bola fugir-lhe das mãos, só aceitável num principiante, inconcebível num profissional .
Fucile- Enquanto jogou esteve bem, procurando sempre colaborar nos lances de ataque.
Rolando «cap.»- Uma exibição mediana. Deu a impressão de ter sentido a falta dos seus habituais (Otamendi ou Maicon) colegas de sector. 
Sereno-  Não obstante a sua força de vontade, nota-se que não tem ritmo e está fora de forma. Sendo um dos responsáveis pelos erros defensivos da equipa.
Rafa- O que é válido para o Sereno também o é para o Rafa. O mesmo se pode dizer deste lateral esquerdo que ainda não conseguiu provar que tem categoria para jogar no FC Porto.
Guarín- Com a defesa desequilibrada devido à falta de rotina dos estreantes impunha-se um  trinco mais preocupado em defender, mais consistente a defender. Tipo Fernando que é 80% consistente a defender e 20% a atacar. O Guarin na ansia de atacar descura muitas vezes a defesa e é por isso que o classifico como sendo quase o contrário do brasileiro, é só 30% eficaz a defender e 70% a atacar. 
Rúben Micael- O Rúben é um dos elementos que não sabe jogar mal, só que neste momento é um dos que também está sem ritmo e a quem falta capacidade de choque.  
João Moutinho- Não foi por ele que a equipa claudicou. Aliás foi dos jogadores do FC Porto mais marcado e que mais faltas sofreu.
Hulk- Quando o Hulk se convencer que não consegue ganhar sózinho e por conseguinte soltar a bola mais rápido então a equipa poderá beneficiar realmente com a sua (dele) acção. Perdeu muitos lances por teimar em fintar meio mundo.
Walter- Aqui está um avançado que quando perder os kg que tem a mais, poderá ser muito útil à equipa. Neste momento joga lento, reage tarde e não parece ter poder de impulsão acabando por ser uma nulidade nos lances de futebol aéreo.
James- Este é sem sombra de dúvida um avançado promissor, só lhe falta conhecer melhor os colegas do ataque para quem faz as assistências. 
As substituições não resultaram. Ou por tardias, ou por inépcia dos jogadores que entraram.
Substituições: Fucile por Sapunaru (61m), Rúben Micael por Belluschi (74m), Guarín por Ukra (84m).
FICHA DE JOGO - Taça da Liga, 3.ª fase, Grupo A, 1.ª jornada
Estádio do Dragão, no Porto - Assistência: 30.018 espectadores
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria) - Assistentes: João Santos e Luís Marcelino
4.º Árbitro: Jorge Ferreira

FC PORTO: Kieszek; Fucile, Rolando «cap.», Sereno e Rafa; Guarín, Rúben Micael e João Moutinho; Hulk, Walter e James
Substituições: Fucile por Sapunaru (61m), Rúben Micael por Belluschi (74m), Guarín por Ukra (84m)
Não utilizados: Helton, Maicon, Souza e Castro
Treinador: André Villas-Boas


NACIONAL: Bracali; Claudemir, Felipe Lopes, Tomasevic e Danielson; Edgar Costa, Bruno Amaro, Luís Alberto «cap.» e Skolnik; Diego Barcellos e Orlando Sá
Substituições: Skolnik por João Aurélio (56m), Orlando Sá por Pecnik (71m) e Diego Barcellos por Anselmo (75m)
Não utilizados: Elisson, Patacas, Todorovic e Mihelic
Treinador: Pedrag Jokanovic
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Hulk (64m, g.p.), Anselmo (78m e 85m)
Disciplina: cartão amarelo a Sereno (45m), Luís Alberto (56m), Tomasevic (63m), Diego Barcellos (72m), Hulk (86m), Danielson (90+1m).