sexta-feira, 28 de setembro de 2012

FC Porto - 119 ANOS DE ÊXITO

28/09/2012 - O FC Porto comemora esta sexta-feira 119 anos. Criado a 28 de Setembro de 1893, sob a égide de António Nicolau de Almeida (1873-1948) e com o nome de Foot-ball Club do Porto, o clube haveria de tornar-se o mais bem-sucedido do futebol português, já com 72 títulos oficiais conquistados, e um sinónimo de sucesso na Europa e no Mundo.
A celebração dos 119 anos do clube iniciou-se às 10h00, defronte da porta principal do Estádio do Dragão, com a cerimónia do hastear da bandeira. O emblema do FC Porto subiu uma vez mais aos céus, na presença do Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, Administração, funcionários e associados do clube, enquanto a Banda Musical de Melres entoava o hino azul e branco.
Seguiu-se a sessão de homenagem aos atletas, dirigentes e associados já falecidos, junto aos bustos de Pavão, Rui Filipe e José Maria Pedroto e a habitual missa na Igreja de Santo António das Antas .
À parte das acções solenes, as FC Porto Stores também vão celebrar o aniversário azul e branco com promoções especiais nos dias 28, 29 e 30: a estampagem nas camisolas para adultos e crianças compradas nestas datas será gratuita e haverá 119 produtos oficiais com descontos de 25 por cento.
Simultaneamente, o Estádio do Dragão estará aberto para visitas todo o fim-de-semana, com 119 dos troféus conquistados espalhados ao longo de todo o percurso. A entrada é livre para crianças com menos de 12 anos.

3 comentários:

Dragaoatento disse...

Francisco Marques!

Em que se baseia para afirmar que alguns dirigentes aldrabaram a fundação do FC Porto?!
Francisco, na dúvida abstenha-se antes de escrever asneiras.

AMonteiro

Dragaoatento disse...

Francisco Marques!

Já reparei que só vê o que lhe convém...! Se estiver realmente interessado em informar-se, leia toda a história do clube que publiquei a seguir e deixe-se de deitar "bolas fora".
Já parece obsessão e preconceito da sua parte: vê uma notícia e sem procurar aprofundar toma-a logo como correcta.

Olhe começo a ficar farto de aturar as suas inexactas afirmações.

Dragaoatento disse...

Francisco Marques!
O clube foi fundado sob o nome Foot-Ball Club do Porto no dia 28 de setembro de 1893 por António Nicolau d'Almeida,[5] um comerciante de vinho do Porto que descobriu o futebol nas suas viagens a Inglaterra.[5] A fundação do Foot-Ball Club do Porto foi notícia nos jornais da época[6] e o evento mais significativo desta primeira e breve existência do clube foi uma partida contra o Club Lisbonense,[5] com o alto patrocínio do Rei D. Carlos, disputada no Porto em 1894 e na qual cada clube representou a sua cidade.[7] Em 1896, António Nicolau d'Almeida casa-se com Hilda Rumsey, e esta pede-lhe para se afastar do futebol, que considerava uma modalidade demasiado violenta.[7] António aceita o pedido e afasta-se do clube que entrou num período de letargia.[7](não deixou de existir)
[editar]Os primeiros anos: Futebol Clube do Porto
Doze anos depois, em 1906, José Monteiro da Costa regressou de Inglaterra,[8] fascinado pelo mesmo desporto que encantara o seu amigo há mais de uma década e resolveu criar uma equipa de futebol. Foi então que António Nicolau d'Almeida lhe falou do projeto que iniciara em 1893, e José Monteiro da Costa não hesitou. Membro de uma associação denominada Grupo do Destino,[9] sugeriu aos seus colegas que embarcassem com ele na aventura, ao que a maioria acedeu. Terminava o Grupo do Destino e "renascia o FC Porto"...!

Esta explicação não lhe chega?! Em que é que este texto peca por incorrecção, falta de veracidade, ou é inverosímil?!

Os seus comentários demonstram os preconceitos e animosidade contra o azul e branco, porque senão depois de ler a explicação que é dada na Wikipédia percebia a correcção da explicação...|!
Vamos lá a ver: qual é o seu problema em admitir os factos: há uma pessoa o "amigo a" que funda um clube, e a seguir este passa a estar em "banho maria", depois há o "amigo b" que se lembra de fundar um clube e é quando o "amigo a" lhe dá conhecimento do projecto inicial, e então de comum acordo resolvem reactivar o projecto inicial. Ainda hoje no campo da Rua da Constituição está lá escarrapachado o nome do campo Foot Ball clube do Porto que é o nome do projecto inicial.
Não compreendo a sua dificuldade em reconhecer a correcção destes factos...! É por isso que lhe digo : o Francisco Marques tratando-se do FC Porto é sempre mal intencionado.

E já agora faça-me um favor: fique com a sua verdade, não precisa de concordar comigo... a sua teimosia já me está a causar alergia

AMonteiro