terça-feira, 12 de abril de 2011

Antero Henrique: "Depois dos túneis, este será o campeonato do apagão"

Porque é que o FC Porto se sentiu na obrigação de expor estes casos?
O FC Porto defende a competência sempre. E na arbitragem exigimos que procurem ser competentes. Este é um caso de incompetência de quem não quis ser competente. Exigimos explicações em privado e com discrição.
Com que estado de espírito a equipa viajará para Lisboa para a segunda-mão da Taça de Portugal?
Esperamos que tenha uma arbitragem imparcial e uma avaliação justa, que é o que esperamos de todas as arbitragens.
Acredita na boa-fé de quem decide?
Não é uma questão de boa-fé, mas de competência. Os jogadores foram pontapeados à frente do árbitro, os jogadores não cometeram penálti à frente do árbitro, outros cometeram penáltis à frente do árbitro. O que é que está por detrás disso? Não sei se é má-fé, má vontade ou algum problema pessoal. É tudo muito estranho. O campeonato anterior ficou conhecido como o dos túneis, este será o do apagão, não o do estádio, mas sim sobre este tipo de situações.
Até onde o FC Porto vai levar esta situação, vai pedir a reformulação da área dos observadores?
Há uma chamada Comissão de Análise, que não sei bem o que significa porque nunca vi na prática os seus efeitos. O que eu faria seria, no dia em que a nota foi dada ou divulgada, pedir uma revisão imediata. Tendo em conta o sinal que foi dado, com a nomeação para outro jogo, até terá recebido um prémio (!).
O FC Porto espera apenas uma explicação ou outras atitudes por parte da Comissão de Arbitragem?
Espera que sejam tomadas medidas no sentido de isto não se repetir. O FC Porto não pactua com este mau exemplo. Até gostava de saber quem é o senhor Fernando Mateus, nunca ouvi falar dele como árbitro. Da primeira categoria não foi de certeza. No jogo mais importante daquela jornada, e talvez do campeonato, foi colocado um observador que ninguém sabe quem é. É estranho, no mínimo. De certeza que é um impreparado para esta actividade e analfabeto do ponto de vista das regras e das leis. A responsabilidade é de quem o colocou lá, obviamente. Depois, chegamos ao final da época e temos árbitros classificados não pelas prestações, mas pelas avaliações. Isto é injusto.
Há uma perseguição por parte da Liga ao FC Porto?
Em relação ao apagão, passado uma semana, estranhamos que ninguém no Ministério da Administração Interna tenha dito nada. Já nem digo o senhor ministro, por motivos óbvios. Tendo em conta as condições de insegurança criadas deviam ser exigidas responsabilidades.
Quer comentar o castigo de 11 dias a Jorge Jesus?
Estranhamos não ter sido 11 dias, 12 horas e 35 minutos que era para acabar no início do clássico...!
PS - Durante sete minutos, Rui Cerqueira, director de comunicação dos dragões, expôs os 15 lances em que o clube considera que Duarte Gomes avaliou mal, reclamando expulsões directas a Javi García, a Sidnei e a César Peixoto por "agressões a jogadores do FC Porto" e o segundo amarelo a Aimar, logo aos 6'. Além disso, consideram injusta a expulsão de Otamendi e mal assinalada a grande penalidade a favorecer o Benfica, acrescentando uma em que terá ficado por marcar falta de Fábio Coentrão sobre Hulk.
"O que acabámos de ver foi uma demonstração do que não devem ser as decisões no futebol. As imagens são esclarecedoras, o que aconteceu foi uma arbitragem terrível que teve uma avaliação óptima", acusou Antero Henrique, director-geral do FC Porto. "Um árbitro de terceira categoria analisaria estes lances de forma diferente", continuou. Quanto à avaliação do árbitro, as críticas mantiveram-se. "Envergonha-nos a todos e nem pode o futebol português pactuar com isto, nem a Liga e o presidente da Comissão de Arbitragem assobiar para o lado. A avaliação que o senhor Fernando Mateus fez nem tem classificação. Como pode ser considerada a segunda melhor do ano?! Não podemos pactuar com isto", atirou.

Sem comentários: