segunda-feira, 4 de abril de 2011

SLBenfica 1 FC Porto 2 - FC PORTO CAMPEÃO SEM DERROTAS


03/04/2011 - O FC Porto sagrou-se campeão nacional, o que aconteceu pela 25.ª vez, mas desta vez há a novidade dos dragões garantirem o ceptro com um percurso sem qualquer derrota.
Em 25 jornadas, o FC Porto confirmou o título com a vitória no Estádio da Luz, num percurso em que só cedeu dois empates (Guimarães e Sporting) e somou 23 vitórias, tendo em curso uma série de 13 vitórias consecutivas, o que já não acontecia no campeonato nacional desde 2002/2003.





Destaques - Tal como temia o Duarte Gomes, da AF Lisboa, no capítulo disciplinar não estev à altura do clássico: forçou a expulsão de Otamendi e perdoou o segundo amarelo a Coentrão, a Javi Garcia e a César Peixoto os quais cometeram faltas grosseiras a que Duarte Gomes fechou os olhos...!
O FC Porto carimbou esta noite no Estádio da Luz a conquista do 25.º título nacional, com uma exibição fortíssima, sempre melhor do que o adversário, vencendo o Benfica por 2-1, ampliando para 16 pontos a vantagem sobre o segundo classificado.
Mal o árbitro deu início ao jogo o FC Porto arrancou para o ataque, como que a mostrar que estava ali para ganhar o jogo. Um canto conquistado logo nos segundos iniciais era o primeiro sinal duma equipa que soube impor o seu jogo de posse, de pressão alta, a jogar sempre no meio-campo do adversário.
E a consequência do melhor futebol no relvado traduziu-se no marcador aos nove minutos, quando Guarín entrou pelo lado direito da área e rematou cruzado, com Roberto a não conseguir evitar o primeiro golo.
A vencer, o FC Porto continuou a dominar, a jogar no meio-campo do visitado, mas aos 16 minutos interveio o árbitro Duarte Gomes, assinalando, por indicação do assistente, um penalti ridículo, a castigar uma falta inexistente de Otamendi.
Saviola empatou o marcador, mas não impediu o bom jogo do FC Porto, que voltaria a adiantar-se no marcador aos 27 minutos, quando Hulk transformou com sua competência habitual um penalti a castigar um derrube de Roberto a Falcao, que seguia isolado para a baliza. Duarte Gomes ficou-se pelo amarelo.
Na segunda parte, o FC Porto continuou a dominar, a criar situações claras de golo, com as quais poderia ter goleado, e nem mesmo Duarte Gomes ao inventar numa decisão absurda  ao mostrar o segundo amarelo a Otamendi num lance em que, mais uma vez, o jogador do FC Porto não cometeu qualquer falta.

FICHA DE JOGO
Liga 2010/11, 25.ª jornada 0304/2011 Estádio da Luz, em Lisboa
Árbitro: Duarte Gomes (AF Lisboa)
Assistentes: Tiago Trigo e Pedro Garcia
Quarto árbitro: Paulo Baptista
BENFICA: Roberto; Airton, Luisão, Sidnei e Fábio Coentrão; Javi García, Sálvio, Aimar e Gaitan; Saviola e Jara
Substituições: Aimar por César Peixoto (46m), Jara por Cardozo (46m) e Airton por Jardel (62m)
Não utilizados: Suplentes: Moreira, Roderick, Felipe Menezes e Kardec
Treinador: Jorge Jesus
FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro; Fernando, Guarín e João Moutinho; Varela, Falcao e Hulk
Substituições: Varela por Belluschi (74m), Falcao por Maicon (74m) e Guarín por Cristian Rodríguez (82m)
Não utilizados: Beto, James, Sapunaru e Rúben Micael
Treinador: André Villas-Boas um génio como treinador de futebol
Ao intervalo: 1-2
Marcadores: Guarín (9m), Saviola, (18m, g.p.) e Hulk (27m, g.p.)
Disciplina: cartão amarelo para Aimar (3m), Airton (14m), Otamendi (17m e 70m), Fábio Coentrão (22m), Roberto (26m), Fucile (32m), Javi García (68m), Alvaro (82m), Jardel (89m) e João Moutinho (95m); cartão vermelho, por acumulação de amarelos, para Otamendi (70m) e directo para Cardozo (87m).

Sem comentários: