quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Mister Villas-Boas: «O CARÁCTER DOS JOGADORES FOI FUNDAMENTAL»

O FC Porto chegou ao intervalo em desvantagem e saiu do Dragão com uma impressionante vitória por 5-1, mas André Villas-Boas não viu grandes diferenças na actuação da equipa nas duas partes. Numa conferência de imprensa em que falou quatro línguas (português, espanhol, inglês e italiano), o técnico pediu aos adeptos que refreiem a euforia, porque o encontro em Vila-real será complicado.
Pressão alta
«O FC Porto fez uma primeira parte excelente, apenas teve a infelicidade de não ser eficaz na finalização. Na segunda parte, bloqueámos na mesma a construção do Villarreal, tal como no primeiro tempo. É óbvio que, com a defesa subida, sofremos na profundidade, o Nilmar apareceu sozinho uma série de vezes, mas foi um risco que corremos. Desta forma, recuperamos muitas bolas no meio campo adversário. Eles são uma equipa de toque e poderiam criar-nos problemas de outra forma, se não fizéssemos essa pressão.»
Mais eficácia
«Fomos infelizes na quantidade de cruzamentos que tivemos para chegar ao golo. Na segunda parte, mudou a eficácia. Cruzámos, rematámos, roubámos bolas na mesma. Nada mudou na nossa identidade. O factor emocional pesa, a partir do 3-1 o Villarreal deixou de acreditar e nós passamos a acreditar ainda mais.»
Carácter ofensivo
«Somos uma equipa que consegue um número incrível de golos e temos um carácter ofensivo notório. Tanto em casa como fora, acreditamos que podemos chegar ao golo. Sofrer um golo antes do intervalo tem grande impacto. A capacidade de transcendência destes jogadores vai resolvendo as partidas. O carácter dos jogadores foi fundamental para conseguir esta reviravolta na segunda parte.»
Manter a concentração
«Pensar que isto está feito é um sentimento errado. A euforia vai estar instalada. Se não nos concentrarmos, vai ser muito complicado. Será um desafio mental, de concentração e exigência. Tal como com o Spartak, temos de pensar em eliminar o golo que fizeram aqui. Vamos procurar ser competentes para chegar à final.»
Talento dos jogadores
«Compreendo que o FC Porto seja seguido em Itália, não só pelo que fez na UEFA Europa League, mas também no campeonato. Somos uma equipa técnica com um talento inacreditável à disposição e são os jogadores que nos levam ao sucesso. No que respeita ao jogo ofensivo, só posso dizer que em Itália conta pouco, apenas importa o resultado. Não serei o homem certo para Itália.»
Desculpas a Garrido
«Pedi desculpa ao treinador do Villarreal por ter ficado incomodado com a comparação com o FC Barcelona, mas não são palavras minhas, são palavras que outros compraram. Tenho o máximo respeito pelo que fizeram nesta época e dou muito valor à sua identidade. O Villarreal tem tudo para estar bem na segunda mão, tal como aconteceu frente ao Nápoles, Leverkusen e Twente. Há que ter o máximo respeito pelos seus jogadores, que estarão revoltados pelo resultado e que darão tudo na 2ª mão disputada no terreno deles e perante, ou seja, apoiados pelo seu público».

Sem comentários: