quinta-feira, 26 de maio de 2011

O futebol do Guardiola

Com Guardiola, a posse de bola passou a ser o objectivo principal, o factor crucial: com Xavi e Iniesta a comandar a meio-campo, o "Barça" manda na bola e no jogo, num "tiki-taka" no qual até o guarda-redes Valdés participa.
O FC Barcelona consegue ter sempre a bola porque os seus jogadores mercê da sua qualidade técnica, jogam a bola tranquilos, determinados e confiantes, e, por isso conseguem tratar a bola e fazê-la circular como ninguém. Exibindo movimentações constantes dos seus jogadores, que se desmarcam sempre com o objectivo de ocupar os espaços vazios, os  seus jogadores têm depois possibilidade de receberem a bola livres da oposição dos adversários, portanto em perfeitas condições de a dominarem e darem o melhor seguimento à jogada , tendo além disso uma capacidade extraordinária para a recuperar.
A esta capacidade está intimamente ligada à atitude, à vontade de o fazer: é preciso ter a bola e trocá-la, com o mínimo risco possível, mas também tirá-la depressa ao adversário e o mais perto possível da sua baliza: atacar... defendendo.

Sem comentários: