domingo, 1 de agosto de 2010

2ª Desilusão da época - Bordéus 2 FC Porto 1


01/08/2010 - FICHA DO JOGO  Torneio de Paris 2010-08-01 (2ª jornada)
 Parque dos Príncipes, em Paris 
Árbitro: Jean-Charles Caillex (França) 
Assistentes: Fedji Harchay e Hicham Zakrani 
BORDÉUS: Olimpa; Chalme «cap.», Saunier, Ciani e Marange; Ducasse; Sertic, Jussié e Traoré; Saivet e Ayite
Substituições: Saunier por Henrique (46m), Sertic por Plasil (60m), Ayite por Gourcuff (66m), Traoré por Wendel (66m), Saivet por Cavenaghi (66m) e Ducasse por Sane (79m)
Não utilizados: Andrietti, Diarra, Fernando, Bellion, Lasne e Tremoulinas
Treinador: Jean Tigana 
FC PORTO: Beto; Sapunaru, Sereno, Maicon e Alvaro Pereira «cap.»; Souza, Belluschi e Ruben Micael; Ukra, Walter e Varela
Substituições: Ruben Micael por Castro (16m), Alvaro Pereira por Rafa (46m), Walter por Falcao (60m), Varela por James (60m), Maicon por Rolando (64m) e Sapunaru por Fucile (71m)
Não utilizados: Kieszek, Bruno Alves, Raul Meireles, Rodríguez, Hulk e Tomás Costa  
Treinador: AVB
Ao intervalo: 0-1 - Marcadores: Walter (29m), Ayite (60m) e Ciani (83m)
Disciplina: Cartão amarelo a Chalmet (39m), Varela (45m), Maicon (62m) e Sane (81m).
O meu comentário: Apesar de Villas-Boas ser a minha segunda opção (a primeira é o Paciência) a frustração pelo resultado do primeiro jogo foi grande. Hoje voltei a sentir uma enorme frustração e uma desilusão ainda maior com a exibição do conjunto Azul e Branco . É que os automatismos não acontecem, a equipa não se entende (uns com os outros), por isso acontecem muitos passes denunciados, e, grande parte dos jogadores parecem estar ainda a caminho da boa forma. Por conseguinte os remates para as nuvens e os muitos passes interceptados pelos adversários! 
Conclusão: o futebol atacante da equipa dos Dragões é ainda muito incipiente. Numa primeira fase dada a impossibilidade de jogarem duns para os outros d'olhos fechados impunha-se que toda a equipa jogasse o mais próximo possível uns dos outros a fim da entre-ajuda resultar mais eficaz e de aumentar a precisão do passe.
Uma coisa é certa: os Dragões vão ter de evoluir muito daqui até ao dia 7 para disputar a Super Taça, caso contrário não auguro nada de bom para as nossas cores. 
PS - O Torneio de Paris foi como uma travagem a fundo na pré-época do FC Porto. Ontem, diante do Bordéus, a equipa de André Villas-Boas sofreu a segunda derrota consecutiva, mas o mais grave foi a forma como sofreu os dois golos: em lances de bola parada. Na véspera também o golo do PSG tinha nascido de bola parada. Agora, Villas-Boas tem cinco dias pela frente para recuperar o grupo para a disputa da Supertaça com o Benfica. 
E já se sabe que trabalhar em cima de derrotas faz aumentar a pressão. 
Sabendo de antemão que era impossível chegar ao primeiro lugar do Torneio de Paris, Villas-Boas apresentou uma equipa reformulada. Se na defesa Álvaro Pereira voltou a jogar - tenta ganhar ritmo rapidamente e é o mais sério candidato ao lugar em Aveiro -, no meio-campo criativo experimentou por pouco tempo a dupla formada por Belluschi e Rúben Micael, porque o português saiu tocado aos 17 minutos (entrou Castro). A maior novidade residiu no ataque, composto pelos irrequietos Varela e Ukra nas alas e no eixo o brasileiro Walter, que à terceira tentativa marcou o primeiro golo (30'). Antes tinha rematado em força contra o guarda-redes e para fora; à terceira, com um remate enrolado, conseguiu mesmo aquilo que Falcao ainda não obteve. Beto terminou a primeira parte sem golos, mas com três sustos, derivados de falhas de marcação de Sapunaru, Álvaro Pereira e Sereno. Na segunda parte, André Villas-Boas foi mexendo na equipa e o Bordéus foi atacando cada vez mais, conseguindo o empate através de um livre para a área. Souza aliviou mal a bola, Sapunaru sofreu falta de Ciani que o árbitro não sancionou e depois surgiu Ayite solto a cabecear para a baliza aos 59 minutos. Já com Falcao e James nos lugares de Walter e Varela, o ataque portista foi frouxo e só por uma vez os dois colombianos criaram perigo. O extremo marcou um canto e o ponta-de-lança cabeceou por cima. Pouco. O pior veio depois. Sereno tentou fintar um adversário, não conseguiu e fez falta. No livre para a área, Emídio Rafael deixou Ciani cabecear e bater Beto pela segunda vez. No capítulo da arbitragem, é preciso dizer que foi um obstáculo. Jean-Charles Cailleux apitou por tudo e por nada e não viu uma falta na área portista que precedeu primeiro o golo do Bordéus. 
Como Começou - Posse de bola | Foi na primeira parte que o FC Porto mostrou mais qualidade com a bola nos pés. Souza soube sair a jogar e Belluschi foi alimentando o ataque. Ainda algo pesado, Walter precisou de três oportunidades para marcar um golo e Varela e Ukra esticaram o jogo até à linha de fundo. Na defesa houve falhas de marcação. Como acabou - Passividade | Aos poucos, o FC Porto foi perdendo clarividência no processo de construção de jogo, com passes falhados e poucos minutos no ataque. Ao contrário de outros jogos, também houve falta de pressão sobre a bola. A defesa continuou com falhas de marcação e Sereno deitou tudo a perder nos minutos finais.
TOMAZ ANDRADE E CARLOS GOUVEIA, ENVIADOS ESPECIAIS A PARIS n’OJOGO

4 comentários:

Dragaoatento disse...

Devemos ter visto um jogo diferente!

Se aqui e ali a equipa Azul e Branca deu algumas boas indicações, no computo geral foi uma equipa pouco consistente tanto defensivamente como ofensivamente, ou seja, no ataque.
Muitos passes interceptados por denunciados, remates para as nuvens, insegurança defensiva...etc...
A mim parece-me que já seria tempo da equipa mostrar mais rendimento...

A exemplo do Braga, uma equipa refeita, já a render em pleno!

É que no próximo dia 7/08 o FC Porto vai ter um teste muito importante que eu ficarei doente se continuarmos a ganhar moralmente...

Dragaoatento disse...

Ideias que apoio:

Julgo que até a nível de centrais estamos bem servidos, faltam rotinas que se vão adquirir assim que a equipa esteja definida e com os jogos.
Tenho gostado do que vi, tenho a certeza que temos um bom treinador e só lhe espero uma grande dose de coragem para sentar no banco alguns jogadores que pensam ter a titularidade como certa.
HUlk- Mais uma vez confirmou ontem que não joga para a equipa, é individualista e á custa disso mata jogadas que poderiam criar bastante perigo. Se é verdade que pode resolver um jogo com uma jogada individual, também é verdade que se o Mister não o conseguir educar a ser um jogador mais prestável a equipa é absolutamente dispensavel.
C.Rodriguez, também precisa de uns bons puxões de orelhas, se não resultar talvez não lhe faça mal nenhum começar a ver os jogos a partir do banco.
Fernando, é indiscutivel que tem um substituto de nível superior. Souza, ao contrario de Fernado, raramente falha um passe e sai a jogar como ninguém. Para mim a melhor aquisição até ao momento.
Se villas Boas tiver coragem para mexer nesses 3 pontos estou convencido que esta equipa tem futuro.

Dragaoatento disse...

Ideias que aprecio:

Independentemente da equipa hoje ter apresentado a segunda linha, parece-me que as ideias fulcrais de AVB não foram interpretadas correctamente. O que eu vi foi muita lentidão, pouca imaginação, pouca criatividade, pouca certeza no passe e no remate, a famosa pressão alta esteve praticamente ausente, especialmente na segunda parte, onde o meio campo desapareceu e a defesa mais parecia um passador.

Dragaoatento disse...

Afinal há mais gente a pensar como eu...!

Hintze disse...
Como isto anda, já se fala em Jesualdo e tudo. Eu tambem ando F*** com isto tudo, mas calma lá... deixem o homem trabalhar, no meio disto tudo é mais vitima culpado. AVB não seria a minha 1.º opção, mas agora, até prova em contrário é o melhor treinador do mundo. Só não gosto das desculpas dele, mas isso são outras contas.

reinododragao.blogspot.com