domingo, 8 de agosto de 2010

SL Benfica 0 FC Porto 2 - E VÃO 17 Supertaças


07/08/2010 - Os Dragões conseguiram esta noite uma grande proeza ao derrotar a equipa do Benfica por 2 a 0 vencendo a Super Taça Cândido de Oliveira.
Foi uma vitória da equipa do seu conjunto. Do querer e da raça. Da parte da equipa do FC Porto, apesar de todo o esforço dos seus jogadores, há a registar ainda alguma insegurança, alguma falta de precisão na circulação de bola. Pela positiva gostaria de salientar a acção do meio-campo, dos centrais Rolando e Maicon, do Álvaro Pereira. Na linha da frente, ou seja dos avançados gostei principalmente do Falcao e do Varela logo a seguir. Já não gostei tanto do Hulk jogador capaz do 8 ou 80...!
Rolando e Falcao foram os marcadores dos tentos.
Com o FC Porto a sair melhor na partida, o primeiro golo surgiu bastante cedo. Logo aos três minutos, Belluschi cobrou o canto para os ‘dragões’ e Rolando, solto na pequena área, salta para o esférico, cabeceia e marca.
À passagem do minuto 68’, o FC Porto acaba por marcar novamente no jogo, desta vez por intermédio de Falcao. Numa jogada em que Alvaro Pereira lança Varela para correr no corredor esquerdo, o extremo aproxima-se da área e finta Luisão, cruzando depois a bola para o primeiro poste onde aparece Falcao que desvia o esférico e faz o golo. Os ‘dragões’ conquistam assim a 17ª Supertaça, desta vez sob comando do técnico André Villas Boas.
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio Municipal de Aveiro. 
Marcadores:
0-1, Rolando, 03' - 0-2, Falcao, 67'
Benfica: Roberto, Ruben Amorim, Luisão (Sidnei, 69), César Peixoto, David Luiz, Airton, Carlos Martins, Pablo Aimar (Jara, 59), Fábio Coentrão (Gaitán, 77), Saviola e Cardozo.
(Suplentes: Júlio César, Maxi Pereira, Sidnei, Javi Garcia, Gaitán, Jara e Nuno Gomes) 
FC Porto: Helton, Sapunaru (Miguel Lopes, 74), Rolando, Maicon, Álvaro Pereira, Fernando, João Moutinho (Raul Meireles, 81), Belluschi, Varela (Cristian Rodriguez, 69), Hulk e Falcao.
(Suplentes: Beto, Miguel Lopes, Sereno, Souza, Raul Meireles, Ukra e Cristian Rodriguez) 
Árbitro: João Ferreira (Setúbal).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Fernando (19), Fábio Coentrão (30), Luisão (47), Aimar (51), Álvaro Pereira (56), David Luiz (57), Sapunaru (57), Jara (63), João Moutinho (76) e Helton (86).
Assistência: cerca de 30 000 espectadores.
Ao intervalo SLB 0 FC Porto 1
Findos os primeiros 45 minutos de jogo a equipa Azul e Branca recolheu aos balneários a vencer o SLB por 1 a 0.
Facto saliente e de realçar: entrada grosseira do César Peixoto sobre o Varela pisando-o deliberadamente e ficou impune. João Ferreira resolveu ignorar descaradamente o lance .
ANDRÉ VILLAS-BOAS: «FOI UM GRITO DE REVOLTA»
Pouco depois de conquistado o primeiro troféu da época, o treinador André Villas-Boas sublinhou a abordagem portista ao jogo, comparando o desfecho a um «grito de revolta». Já o médio João Moutinho formulou o desejo de que a vitória na Supertaça represente apenas a conquista do primeiro de muitos troféus com a camisola do FC Porto.
André Villas-Boas: «Entrada muito forte»
«Tivemos uma entrada muito forte, sempre muito bem organizados tacticamente, com muita comunicação entre os jogadores e muito sentido de responsabilidade, o que ajudou a manter a equipa coesa e a dominar em todos os sectores, com bola e sem bola. Com essa coesão e com essa disciplina, que foram postas em causa nas últimas semanas, chegámos ao golo cedo. Foi um grito de revolta que o FC Porto tinha que dar, em face das injustiças da época passada, tal como já tinha dado quando venceu o Benfica, por 3-1, no Dragão. Continuaremos o nosso percurso sempre lúcidos e a moldar a equipa à nossa imagem.»
João Moutinho: «A primeira de muitas»
«Entrámos bem, muito agressivos, muito concentrados, provando no campo a força que temos como equipa e que queremos continuar a demonstrar nos próximos jogos. Vamos celebrar um pouco e lutar para vencer as competições em que estamos integrados. Espero que esta seja a primeira de muitas taças no FC Porto. E foi por isso mesmo que escolhi o FC Porto, pelos títulos, dando um novo rumo à minha carreira.»
PS -  Foi a 10.ª vitória dos Dragões em 11 finais com o rival lisboeta e o 50.º título de Jorge Nuno Pinto da Costa como presidente.
Disciplina: Da etapa inaugural, há ainda que sublinhar a benevolência do árbitro para com várias entradas violentas de jogadores do Benfica. A lista seria fastidiosa, por isso registe-se apenas os casos em que o cartão vermelho deveria ter sido directo: a cotovelada de Cardozo a Sapunaru e a entrada violenta e posterior pisadela de César Peixoto sobre Varela. De resto, Carlos Martins, a quem quase tudo foi permitido, continuou na mesma toada, lesionando Belluschi, aos 78 minutos.

Sem comentários: