domingo, 1 de maio de 2011

28ª jornada da Liga Vitória de Setúbal 0 FC Porto 4

01/05/2011 - De salientar o bom jogo (tik, tak) de conjunto da equipa não obstante as alterações para poupar os craques, que Villas-Boas achou por bem introduzir na equipa, dado o importante jogo da segunda mão da meia-final da Liga Europa que os Dragões vão disputar na próxima quinta-feira no campo do Villarreal 4º classificado do campeonato espanhol. Não há dúvida os azuis e brancos estão a praticar um futebol apoiado de ataque organizado, um regalo para os olhos dos amantes do futebol!
O FC Porto não pára e esta noite consumou mais uma goleada – 4-0 ao Setúbal –, em jogo da antepenúltima jornada da Liga que consagrou os Dragões como campeões nacionais.
O primeiro golo surgiu logo aos 11 minutos, quando o central sadino Valdomiro foi infeliz e desviou para a própria baliza um cruzamento de James Rodriguez, perante a ameaça de Walter.
O segundo golo surgiu em cima do intervalo, quando Otamendi subiu à área adversária para cabecear, sem hipótese de defesa, um pontapé de canto apontado na esquerda por James Rodriguez. Aos 56 minutos, numa jogada belíssima, Guarín abriu na esquerda para James cruzar de primeira para Walter emendar para a rede. Um golo justamente muito aplaudido por André Villas-Boas, o primeiro fã destes jogadores e deste género de futebol.Ainda antes do apito final, Varela também quis assinar o livro do jogo e fechou o resultado com um remate competente de pé esquerdo, sem hipótese para o excelente guarda-redes Diego, impotente para travar o ataque do FC Porto.Pelo meio, uma palavra para a grande penalidade defendida por Beto, a demonstrar a qualidade de trabalho do FC Porto.
Estádio do Bonfim -Assistência: Cerca de 4000 espectadores.
Árbitro: Rui Costa (Porto)
V. Setúbal: Diego, Michel, Ricardo Silva, Valdomiro, Miguelito, Djikiné, Ney, Hugo Leal, Zeca, Neca e Pitbull.
Substituições: Ney por Jailson, aos 19m; Djikiné por Tengarrinha, aos 61m; Neca por Sassá, aos 87m.
Não utilizados: Matos, Anderson, Regula e François.
Treinador: Bruno Ribeiro
FC PORTO: Beto, Sereno, Otamendi, Maicon, Álvaro Pereira, Sousa, Guarín, Mariano, Ruben Micael, Walter e James.
Substituições: Guarín por Fernando, aos 64m; James por Varela, aos 72m; Beto por Pawel, aos 80m.
Não utilizados: Falcão, Cristian Rodriguez, Hulk e Rolando.
Treinador: André Villas-Boas
Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Valdomiro (p.b.), 11m; Otamendi, 45+2m; Walter, 56m; Varela, 90+3m
Cartões amarelos: Miguelito 36m, Walter 70m e Sereno 72m.
André Villas-Boas : «FIZEMOS UM GRANDE JOGO»

Dedicatória
«Hoje era importante dedicar a vitória ao Eduardo Braga, que está a contas com um momento difícil da sua vida, que seguramente vai ultrapassar. É um elemento muito querido na equipa, que gera uma grande empatia e que nos ajudou muito a manter viva esta chama na luta pelo campeonato, que conquistámos.»
Qualidade de jogo
«Felizmente o golo aconteceu cedo e deu-nos mais tranquilidade para construir o resultado. Fomos sempre dominadores, tivemos muitas oportunidades e, acima de tudo, qualidade de jogo. O ritmo foi bem gerido e criámos constantemente oportunidades de golo. As equipas que escolhemos para entrar em campo dão-nos máximas garantias. Todos os atletas são grandes talentos e hoje fizeram um grande jogo. Temos a sorte de, com qualquer grupo de convocados, ter sempre uma garantia de sucesso.»
Manter identidade em Vila-real
«Não somos equipa para mudar ou pensar defensivamente. Em Vila-real, acreditamos que a nossa identidade é suficiente para chegar à final da UEFA Europa League. Estou num clube de grande sucesso, temos à disposição o máximo de talento em termos de jogadores, ‘staff’, estrutura, presidente e administração. Assim, é mais fácil chegar ao sucesso. Estamos a construir uma época óptima e memorável, mas não muito diferente do grande sucesso nacional e internacional conseguido há sete anos atrás. Obviamente que esta é uma época excelente, mas é importante adicionarmos mais dois troféus.»
Beto : «Este é o reflexo dum trabalho contínuo dum guarda-redes que joga numa equipa grande. Os três guarda-redes da equipa estão sempre prontos para jogar e eu não fujo à regra. Trabalho para melhorar as minhas capacidades e dar a devida resposta quando chamado. Acima de tudo penso nos objectivos colectivos, mas este está a ser um final de temporada positivo para mim. Neste Dia da Mãe e no meu dia de aniversário, gostaria de dedicar a vitória ao fisioterapeuta Eduardo Braga, que deve ter estado a torcer por nós.»

PS - Extracto d'OJOGO
O FC Porto fez o costume em Setúbal, goleou! Uma vitória sem nenhuma contestação pelo que as duas equipas fizeram e que até podia ter sido mais dilatada se o árbitro Rui Costa tivesse marcado duas grandes penalidades na área sadina, mas o melhor é mesmo ver o Tribunal do Jogo mais à frente.
PS1 - Pontuação d'ojogo: Rúben Micael 7   
Exibição intermitente, mas pincelada com momentos geniais, sobretudo ao nível do passe. Na ausência de João Moutinho, foi ele que pensou o jogo e definiu o ritmo mais conveniente para a equipa. Ter um "suplente" destes é um luxo.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Mesmo quando e muito bem, resolvemos poupar. E hoje poupamos quase uma equipa inteira - dos que jogaram frente ao Villarreal, só jogaram de início, Álvaro, Otamendi e Guarín, mais tarde, Fernando e Varela, que jogaram 26 e 17 minutos, respectivamente, sendo que o português tinha jogado apenas na segunda-parte frente aos espanhóis...
Começamos a dominar, mas lentos, sem criar oportunidades e é verdade que tivemos a sorte de marcar, num auto-golo de Valdomiro, mas a partir daí e até ao fim do jogo, foi mais um passeio do Campeão.

Sob a batuta de um menino de 19 anos, James Rodríguez, colombiano e que não quer ficar atrás dos seus compatriotas, os muito badalados F.Guarín e R.Falcao, o conjunto de André Villas-Boas dominou, controlou marcou e com o 2-0 em cima do intervalo, o jogo ficou resolvido. Só um tipo "passado", como Ricardo Silva - nunca mais perdoou ao F.C.Porto tê-lo dispensado -, é que pode colocar reticências ao triunfo do Dragão. E meus caros, não há muito mais a dizer sobre o jogo a não ser que Walter voltou a marcar, Otamendi também, assim como Varela. Que é a 16 vitória consecutiva; que temos 80 pontos e que o mais, maior, melhor, grande clube do mundo já está a 21 pontos, até ao momento, a maior diferença da história; e que estamos a duas vitórias de fazer mais história, conseguir um campeonato sem derrotas e com apenas dois empates, igualando o feito do Benfica de Hagan, nos longínquos anos 70, do Século passado.

A naturalidade com que o F.C.Porto ganha e não só ganha, como goleia, é algo que nos faz recuar e relembrar a frase de Jesualdo: "No F.C.Porto, ganhar é como escovar os dentes".
Uma palavra final de parabéns ao Beto, que faz anos e deu uma prenda a ele próprio: defendeu um penalty - é um especialista. E para Kieszek que se estreou e assim, também é Campeão...

PS - Mais um fim-de-semana em Grande para o Dragão. Vitórias no futebol, hóquei, andebol e basquetebol.
No futebol já somos Campeões em seniores e juniores; no andebol lideramos e precisamos apenas de uma vitória, em três jogos, para sermos Campeões, Tricampeões, quero dizer; no hóquei a quatro jornadas do fim, também vamos em primeiros e podemos ser...Decacampeões; no basquetebol e nas meias-finais do play off temos a vantagem de 2-0 e estamos a apenas a uma vitória da final, onde teremos o factor casa a nosso favor.
Se isto não faz de nós um clube fantástico, não sei o que é um clube fantástico...

Abraço