quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Resumo da entrevista concedida por Jorge Nuno à revista O Tripeiro

"Os Investidores só entrarão no clube se for essa a vontade dos sócios"
Pinto da Costa na entrevista à revista O tripeiro deste mês, na qual faz um balanço dos quase 30 anos na presidência, recordou o passado e perspectiva um futuro risonho, garantindo que o FC Porto nunca deixará de pertencer aos sócios, apesar da tendência mundial para a compra de clubes por parte de grupos de investidores. Pinto da Costa, que revelou estar noivo de Fernanda Miranda, não quer que seja esse o caminho dos dragões, embora admita que as parcerias económicas são determinantes. Sem nunca dizer que está a cumprir o último mandato, mostrou-se tranquilo quanto à sua sucessão: não apontou nomes, mas garantiu que há pessoas capazes de fazer melhor do que ele.
"Os investidores só entrarão no FC Porto se for nossa vontade. O clube tem 40 por cento das acções e é difícil a quem quer que seja conseguir 51 por cento. Portanto, só com um entendimento é que isso é possível. Além do mais, os estatutos da SAD conferem ao clube o direito de escolher o presidente. Acho que o FC Porto nunca poderá ter um dono, tem de ser dos sócios e eles é que têm de ser os donos", frisou, sem, contudo, fechar a porta ao dinheiro externo. "Outra coisa é fazer parcerias e temos de caminhar nesse sentido", referiu. Aliás, esta época o FC Porto aproveitou o investimento estrangeiro para adquirir os passes de Alex Sandro e Danilo e convém recordar o acordo celebrado com o banco brasileiro BMG para a construção do museu do clube.
Há muito que o tema da sucessão domina as entrevistas de fundo de Pinto da Costa e esta não fugiu ao assunto. O presidente portista admite que não está muito preocupado. "Penso nisso, mas com confiança. Porque não tenho dúvidas de que no FC Porto há pessoas com grande capacidade para poderem continuar este caminho e fazerem melhor. Mas entendo que não devo ser eu a patrocinar qualquer candidatura, nem a envolver-me em qualquer campanha eleitoral. Existem várias pessoas que eu veria com enorme tranquilidade a assumir a presidência do FC Porto. Não tenho a mínima dúvida de que hoje a massa associativa sabe aquilo de que o clube precisa, sabe as pessoas que são capazes. No momento de escolherem, vão escolher bem", sublinhou.
"Teles Roxo ia ser o meu sucessor"
Convidado a identificar alguns nomes desta longa caminhada de mais de 29 anos, Pinto da Costa elegeu "pessoas que já cá não estão". Começou por Pedroto - "foi com ele que se traçou toda a estratégia inicial" -, continuou com o comendador Gonçalves Gomes - "uma pessoa fantástica" -, e terminou em Pôncio Monteiro e Teles Roxo. Este último estava escolhido para ser presidente do clube no início dos anos 90. "Até combinámos reuniões periódicas para ele ir ficando por dentro dos assuntos. Ia ser uma sucessão quase natural porque ele foi um elemento muito importante na vitória de 1987. Depois, recebo a notícia de que ele tinha morrido daquela forma estúpida. [acidente de viação no dia de Natal de 1991]
Quatro Troféus
"Quando o FC Porto foi campeão após 19 anos de jejum. Tem um significado especial, embora não conste dos 54 porque ainda não era presidente. Era director para o futebol. Como presidente há três especiais: o de Viena, o primeiro tri e o penta, que ninguém conseguiu ganhar, nem o Benfica de Eusébio, nem o Sporting dos cinco violinos"

Sem comentários: