quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Vítor Pereira e a estratégia das substituições (tácticas)

Apesar de já ter o aval de Pinto da Costa, o que à partida já é uma garantia, há ainda algumas coisas que Vítor Pereira tem de provar a fim de poder ser considerado um Leader, ou seja, um Técnico de futebol indiscutível no FC Porto e ver reconhecidos os seus méritos.
Para já segundo a opinião do Presidente do Clube, o qual aquando da contratação do até então treinador adjunto, referiu apreciar e até ter ficado muito bem impressionado com a sua capacidade de trabalho e métodos de treino.
Chegados a este ponto falta a Vítor Pereira provar que além de muito trabalhador, também tem talento para: mobilizar, galvanizar o Plantel (poder de persuasão: motivá-los para darem o litro em todos os jogos),  que é bom a engendrar estratégias (tácticas) para os jogos, e por fim, que consegue tirar partido das várias opções à sua disposição no plantel, e, levar preparados mais do que um plano (planos: a,b e c) para de acordo com as contingências do jogo os pôr em prática.
É que preparar 11 jogadores pondo-os a jogar todas as semanas é relativamente fácil. Pois jogando sempre os mesmos, eles ao fim de algum tempo já jogam d'olhos fechados duns para os outros. O difícil é ter as segundas opções, ou seja, os possíveis substitutos dos que entram de início perfeitamente motivados, preparados e entrosados, de modo a quando entrarem estarem aptos a render o seu máximo na equipa.

Sem comentários: