quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O momento do futebol azul e branco

Não vamos tapar o sol com a peneira, algo está mal no reino do Dragão. Começa a haver grande apreensão nos adeptos portistas porque é um facto evidente que se tem notado uma certa desorientação na equipa azul e branca. E este é um mau sintoma, significa que quem tem por missão dirigir e orientar os jogadores não está a conseguir fazê-lo. Não vou aqui dissecar o processo da competência ou falta dela, até porque não disponho dos dados todos, mas que algo se passa e não está bem, é real !
Vítor Pereira que se cuide, tem ou não tem, pedalada para permanecer ao leme do barco. Tal como está, mais parecendo um barco desgovernado ao sabor da maré, não pode continuar. E o próximo teste é já a seguir com a Académica. Se o FC Porto perder será o princípio do fim!
PS - OJOGO também já faz referência ao problema
O FC Porto está em crise. De resultados, de confiança e de discernimento. A equipa está transformada numa matrioska de problemas, uns por cima dos outros. Rombo atrás de rombo, eis que uma inesperada sequência de empates desagua numa derrota retumbante e que, sejamos claros, esteve muito perto de ter contornos escandalosos.
...o FC Porto chegou-se à frente num contra-ataque exemplar, conquistando uma vantagem virtual no grupo que deveria ter assustado os russos e enchido o peito dos campeões nacionais. Em suma, estava criado o cenário para que os dragões se libertassem das suas recentes dúvidas, mas o que se seguiu provou apenas que as indefinições no colectivo são profundas e que os males ameaçam alastrar.
...Em São Petersburgo, esteve uma equipa pequena e que mingua a cada jogo que passa. Vítor Pereira tem de renovar a lengalenga, porque na cantiga do futebol de posse, pressão alta e grande espectáculo já há muito que não bate a bota com a perdigota. Que também a equipa pareça desconfiar de si própria e dos seus princípios é um sinal de que o barco navega à deriva e para águas tormentosas. Do homem do leme exige-se que leve a equipa a bom porto, mas se o vento não muda já em Coimbra quem evita o naufrágio?
PS 1- Vários comentários com senso comum

Neste momento podemos ter duas atitudes: ou pensamos que isto é apenas uma fase e que VP tem estaleca para motivar a equipa, ou avançamos já para a contratação de Pedro Emanuel para ver se há um injecção de vontade de vencer no seio da equipa. Se VP era conhecedor da equipa, Pedro Emanuel também o era. Sinceramente, se não vencermos a Académica, passo a tender para esta última opção. Gostaria, a partir daí, de poder dar o beneficio da dúvida a VP, mas quando me lembro que Jesualdo, com todos os seus defeitos, durante quatro anos reconstruiu as suas equipas e foi tricampeão e passou sempre a fase de grupos da Liga dos Campeões, e vejo VP que manteve praticamente toda a equipa e parece que anda "às aranhas", a dúvida passará a ser maior que o benefício.

há algo no futebol actual sobre a qual não tenho qualquer dúvida... Os grandes treinadores são grandes condutores de homens. Podem não ser génios da táctica como o chicletes mas são líderes.
... Caso mais gritante para mim... Guardiola. Não é nenhum génio mas soube aproveitar tudo de bom que apanhou dos seus antecessores e potenciou a equipa com todo o seu carisma.
 O Mourinho é um génio, dentro e fora de terreno de jogo.
 O ALB ainda estou a tentar descobrir.
 Esta é a minha opinião. Mais do que dominar conceitos técnicos/tácticos, o treinador tem que ser excelente no aspecto motivacional, tem que liderar pelo exemplo, tem que aglomerar e congregar todos numa causa só. E isso, no ano passado, houve um gajo que o fez na perfeição.

PS2 - Como jogaram os russos, Shirokov à boleia de Danny !
Os russos entraram mansos, mas cresceram e não demoraram a controlar todo o campo. O vigor do miolo foi fundamental, e a intensidade de Shirokov decisiva. Com dois extremos muito rápidos e imprevisíveis, só faltou que Kerzakhov tivesse acertado no fora-de-jogo. Bem fez Spalletti ao ter demorado 86' a mexer na equipa...
Defesa: Anyukov e Criscito traziam a lição estudada e raramente largaram os extremos portistas. O italiano ainda se aventurou pontualmente, mas a norma foi jogar ao lado de Hubocan e Lombaerts para que os centrais se ocupassem apenas de Kléber.
meio-campo: Que intensidade, a deste trio! Denisov não erra um passe, Zyryanov e Shirokov foram gigantes na ocupação dos espaços e esmagaram o FC Porto com a sua força e dinâmica. Shirokov marcou dois golos; Zyryanov, mais criativo, permitiu outro tipo de combinações.
Ataque: A fama assenta como uma luva a Danny, embora Fayzulin não lhe fique atrás. O primeiro golo nasce de um cruzamento seu, e muitas outras deambulações contaram com a sua participação. Se o rei dos foras-de-jogo - Kerzakhov - estivesse mais acertado, a goleada era certa.
PS 3 - A quem de direito!
Podem vir agora com paninhos de lã, porém o que é certo é que o FC Porto esteve à beira duma catástrofe, de sofrer uma goleada. Nunca como ontem eu rezei para que o jogo acabasse depressa! A avalanche ofensiva do Zenit era tal que causava calafrios. E mesmo quando os portistas procuravam fazer circular a bola, os russos antecipavam-se conquistando rapidamente a posse do esférico. Os avançados do FC Porto não podem ficar plantados à espera que a bola chegue até eles, porque dessa maneira serão sempre desfeiteados!
O que me leva a crer que a condição física deles (russos) é muito superior, correm muito mais do que os azuis e brancos: são mais rápidos e mais resistentes. Se eu fosse o presidente do clube, para já, despediria o Filipe Almeida por incompetência. Se calhar também o adjunto do VP devia ser dispensado. Talvez um Pedro Emanuel como adjunto fizesse muito melhor.

Sem comentários: