sábado, 10 de setembro de 2011

Liga portuguesa - FC Porto 3 Vitória de Setúbal 0

O maior elogio que posso fazer à equipa azul e branca: é que conseguiu ao longo dos 93 minutos de jogo manietar completamente a equipa sadina! É que a equipa do Vitória não conseguiu uma única jogada de perigo ao longo dos 93 minutos. O Vitória veio jogar ao Dragão encolhida no seu meio campo tentando conseguir 1 ponto, e, depois se tivesse sorte, numa foguetada marcar um golo contra a corrente do jogo. Como seria de esperar levou 3 mas podiam ter sido 4 ou 5 se o Kléber tivesse tido um pouco mais de sorte. Quase sempre quem joga para não perder, em 99,9% dos casos acaba por baquear, eu prefiro assistir  a um tipo de futebol como o do UD Leiria que perdeu, mas conseguiu a espaços dar boa réplica e até marcar dois golos. Mas em fim, cada um lá sabe as linhas com que se cose!
Actuação da equipa azul e branca, destaques: 
toda a defesa actuou em bom nível com relevo para Helton, o qual quando foi chamado a intervir fê-lo sempre com segurança! O meio campo "idem aspas", com relevo para a qualidade do Belluschi, o querer do Defour, e o alto nível futebolístico do João Moutinho quando entrou na segunda parte. No ataque há a salientar a boa actuação do James, a do Rodriguez muito esforçado, o dinamismo do Kléber, a qualidade do Hulk quando entrou, e até a velocidade do Djalma que logo que entrou não marcou por um tris e já deu uns ares da sua graça, garantindo que futuramente está ali um excelente extremo.
Um pequeno reparo: eu até gosto de ver jogar o Kléber, mas continuo a ter dúvidas se será um finalizador nato. Insisto, isto na minha opinião claro, que o Walter embora não seja tão mexido, finaliza melhor porque é dono dum potentíssimo remate. Eu no lugar do Treinador, colocaria o Walter a jogar como ponta de lança mais fixo na área, unicamente com a missão de chutar à baliza. Dando instrucções aos médios para que sempre que vissem o Walter em fora de jogo, lançar um outro (colega) avançado vindo de trás, que é como faz o Barça e muito bem! 
Outro reparo: porque é que os dragões não conseguiram materializar em golos o seu caudal ofensivo na primeira parte? A meu ver porque o futebol de posse da equipa do FC Porto ainda é muito lento, permitindo a aglomeração dos adversários na área destes, e aqui e ali pouco preciso na qualidade do passe. Quando um jogador solicitado fica à espera de receber a bola arrisca-se muitas vezes a ser interceptado (se o adversário joga em antecipação). Ora é aqui que noto um dos principais defeitos de alguns avançados portistas, ficam plantados à espera da bola quando a devem receber em movimento desmarcando-se, que é assim que faz a equipa modelo que é a do Barcelona!
É caso para dizer que valeu a pena esperar, pois tratou-se de um lance magistral: Belluschi desmarcou Hulk, que, isolado, teve a frieza de tocar de calcanhar pára as suas costas, onde James concretizou sem dificuldade. Já agora, foi um gesto altruísta que valeu ao “Incrível” companhia na lista de melhores marcadores da Liga. A liderança é agora partilhada pelo colombiano e pelo brasileiro, com três golos.


FICHA DE JOGO - Liga 2011/12, quarta jornada - 9 de Setembro de 2011
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 36.511 espectadores
Árbitro: Marco Ferreira (AF Madeira)
Assistentes: Sérgio Serrão e Cristóvão Moniz
Quarto árbitro: Manuel Oliveira
FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro; Souza, Defour e Belluschi; James, Kléber e Cristian Rodríguez
Substituições: Souza por João Moutinho (46m), Kléber por Hulk (71m) e Cristian Rodríguez por Djalma (81m)
Não utilizados: Bracali, Walter, Mangala e Fernando
Treinador: Vítor Pereira
V. SETÚBAL: Diego; Peter Suswam, Ricardo Silva, Anderson do Ó e Miguelito; Hugo Leal, Bruno Amaro, e Zé Pedro; Jorge Gonçalves, Cláudio Pitbull «cap.» e Neca
Substituições: Hugo Leal por João Silva (59m) e Jorge Gonçalves por Rafael Lopes (71m)
Não utilizados: Ricardo, Tengarrinha, Igor, Michel e Bruno Severino
Treinador: Bruno Ribeiro
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: João Moutinho (53m), James (75) e Belluschi (88m)
Disciplina: cartão amarelo para Maicon (17m), Anderson do Ó (40m), Neca (44m), Cristian Rodríguez (52m) e Alvaro (54m).

2 comentários:

Nuno Oliveira disse...

Boa tarde Dragao atento,

Ontem mais uma vez mostramos a equipa que somos e tudo o que podemos fazer ao longo de todo o ano. Já estivemos bem melhor, temos trabalhado bem e caminhamos a passos GIGANTES para grandes sucessos.

Analisando a equipa:

Fomos bons, superiores...fomos PORTO! Mais uma exibição de enorme dignidade do Hélton, a experiência sempre a vir ao de cima, a "rebeldia" sempre presente e a qualidade inegável. Não sei se irá acabar a carreira no Futebol Clube do Porto ou no Vasco da Gama, a verdade é que terá a gratidão eterna por tudo o que aqui fez e será recordado como um dos melhores guardiões da história do clube. Tivemos vários excelentes mas este está num dos primeiros lugares. Álvaro Pereira ontem pareceu-me chateado com o Mundo. Mandou vir muitas vezes (com ou sem razão)... apesar disso não foi mau. Errou em alguns passes, falhou alguns cruzamentos mas está sempre lá. Sobe e desce no corredor como ninguém e esperemos ter este uruguaio o mais depressa possível como na época passada. Jorge Fucile, Jorge Fucile...é mais uma das mais valias dos corredores e bate o Sapunaru em quase todos os factores. Quase... porque não o bate num e no mais importante. Na parte defensiva tem de estar mais atento, mais seguro e não se adiantar tanto para depois se esquecer de vir atrás. Aí o romeno é superior. Mesmo assim foi positivo.

Rolando é o patrão da defesa e mais nada. No futuro e quando ele sair, podemos ter o Otamendi mas neste momento assume o lugar como ninguém. Seguro, sobe bem nos cruzamentos, ataca bem nos cantos e é uma voz de liderança lá atrás. Ontem fez mais uma excelente partida e ainda mandou uma bola à trave. Fico muito contente por não ter saído. Maicon? Estou cansado do brasileiro. Cansado, muito cansado. Muito inseguro, muito limitado...Pensei que no passado iria ter uma maior evolução mas pelos vistos não. Não se deve aguentar muito. O único factor que o pode ajudar é a idade mas mesmo assim os anos vão passando e se continuar assim, pode bem dizer adeus ao Futebol Clube do Porto.

A titularidade no meio-campo surpreendeu-me. Pensei que ia ser o Fernando a actuar a trinco (ainda pela que foi o Souza) e o Steven Defour, claro. Tiveram os quatro bem, com o maior destaque para o argentino, o belga e depois o internacional português. João entrou mais tarde e mostrou o porquê da sua intocável titularidade e ainda juntou um golo, Belluschi mostrou garra, força de vontade, atitude e abriu vários espaços, principalmente na fantástica abertura na jogada do golo do James. O Defour nota-se que é o menos ambientado mas mesmo assim já se faz notar. Mostrou que será uma opção mais do que válida e acredito que também ele vai lutar pelo lugar na titularidade.

O que mais me desiludiu infelizmente foi o Kléber. Acho-o um fantástico avançado e muito lutador mas ontem esteve muito abaixo. Teve pouca bola, procurou mas não conseguiu, ainda batalhou e teve o maior destaque no remate à trave da baliza de Diego. Fora isso...pouco, pouco, pouco! Cristián Rodríguez continua a tentar mostrar o porquê de ter ficado e está no bom caminho. Excelente frente ao Barcelona e ontem mostrou atitude e garra, características do internacional uruguaio. Gostei do que vi e espero continuar a ver. James? Começo mesmo a ficar sem palavras para o que este rapaz, note-se de apenas 20 anos faz. Já joga como se fosse o mais experiente de todos, dá grandes lições a muitos, mostra tudo e mais alguma coisa...QUE FUTURO BRILHANTE QUE POR AÍ VEM! Hulk? A única palavra para ele neste momento é o nome que todos lhe chamam. INCRÍVEL! Djalma? Dez minutos em campo mas não mostrou muita coisa. Mesmo assim é uma boa opção para o banco de suplentes.

Terça-feira já há novo embate e temos de estar todos preparados. SOMOS PORTO!

Cumprimentos,
Nuno Oliveira

Dragaoatento disse...

Muito bem Nuno Oliveira, de acordo em quase tudo. Quanto ao Maicon, embora não estando em grande forma acho que lhe devemos dar o benefício da dúvida, até porque como muito bem diz é um jogador com grande margem de progressão, porque ainda é novo...!