terça-feira, 6 de setembro de 2011

Liga ZON Sagres- União de Leiria 2 FC Porto 5

Apesar do FC Porto ter ganho o jogo, é caso para ficar apreensivo com a exibição da defesa azul e branca, principalmente os centrais, aquilo é um autêntico passador! Depois o meio campo não segurou a bola como é habitual, dando a sensação de esgotamento precoce! Temo que contra uma equipa  melhor apetrechada, de qualidade superior, os Dragões acabem por passar um mau bocado. 
Quanto a Kléber, é verdade que marcou dois golos e é um jogador dinâmico, esforçado, mas já não é a primeira vez que isolado falha tendo só o guarda-redes pela frente! Dá a nítida sensação de falta de capacidade de remate, pois em situações do género, chuta fraco e à figura do guarda-redes !
Já num dos meus posts anteriores referi que em contra partida, por exemplo, o Walter não é tão mexido como o Kléber, mas tem uma capacidade de remate, nos aspectos de potência e precisão,  muito superior ao seu colega Kléber!
Destaques: pela positiva, o sensacional James! Muito bem! Um jogador com grande capacidade técnica e muito dinâmico! O Hulk também merece relevo por aquilo que fez antes de se lesionar! 
Pela negativa, que se passa com o Varela! Continua a ser sem sombra de dúvida um grande jogador, mas neste momento nem a 50% do seu rendimento normal parece estar...! 
Dos outros nem quero falar, dado o seu rendimento estar muito abaixo do normal .

Noite de terça-feira, que chegou a ser escura como breu na Marinha Grande, quando se apagou a iluminação artificial, o FC Porto venceu por 5-2 no terreno da União de Leiria, num encontro que serviu para colocar os Dragões no comando isolado da Liga, só com vitórias.
Por muitas individualidades que tenha uma equipa, é preciso que o colectivo funcione para que as vitórias aconteçam.
Os primeiros 20 minutos foram difíceis para o FC Porto, face a uma equipa aguerrida e pressionante. No entanto, notava-se que, quando aceleravam no ataque, os Dragões criavam dificuldades ao adversário. Assim aconteceu aos 9 minutos, quando James cruzou da esquerda para um cabeceamento ao lado de Hulk, e aos 11, quando o “Incrível” teve uma grande arrancada, finalizada com um remate por cima.
O FC Porto chegou ao golo aos 21 minutos, precisamente em contra-ataque, depois duma situação perigosa criada pela equipa da casa. James recebeu a bola e deu para Moutinho, que conduziu o lance até à grande área leiriense e desmarcou o colombiano, que não perdoou face a Gottardi. No minuto seguinte, há um novo lance de James, com um defesa leiriense a evitar, em cima da linha de golo, o 0-2. Moutinho também não conseguiu a recarga vitoriosa.
Aos 35 minutos, Belluschi roubou a bola a Manuel Curto, à entrada da grande área, e serviu Kléber para finalizar.
No arranque da segunda parte, a UD Leiria reduziu para 1-2, graças a um golo de André Almeida, num lance feliz. Depois do apagão momentâneo da iluminação artificial, que interrompeu o encontro durante cerca de 10 minutos, voltou a brilhar a “estrela” de James. Aos 64 minutos, na sequência de uma longa troca de bola no meio-campo adversário, Varela abriu na esquerda em James, que, com um remate rasteiro, fez o 3-1. A seguir o UD Leiria ainda conseguiria de novo reduzir
 por Diego Gaúcho aos 78m. 
Mas naturalmente superiores como equipa, os portistas tinham agora mais espaço para trabalhar a bola e foi assim que surgiu o quarto golo: James desmarcou Álvaro na esquerda, que cruzou de primeira para Kléber, mais uma vez, não perdoar. Estava decidido o vencedor da partida, mas antes disso Varela ainda teve tempo para o quinto golo, noutro lance de troca de bola ao primeiro toque. Belluschi, James, Defour e finalmente Varela materializaram o 2-5. Foi a primeira assistência do belga, que se estreou com a camisola portista, mas certamente não será a última.
 6 de Setembro de 2011 - Estádio Municipal da Marinha Grande - FICHA DO JOGO
Árbitro: João Capela (AF Lisboa)
Assistentes: Ricardo Santos e Pedro Garcia
Quarto árbitro: Hugo Miguel
 FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro; Fernando, João Moutinho e Belluschi; Hulk, Kléber e James
Substituições: Hulk por Varela (58m), João Moutinho por Defour (68m) e Fernando por Souza (80m)
Não utilizados: Bracali, Cristian Rodríguez, Walter e Mangala
Treinador: Vítor Pereira
 UD LEIRIA: Gottardi «cap.»; Ivo Pinto, Diego Gaúcho, Edson e Shaffer; Manuel Curto, André Almeida, Maykon e Elvis; Djaniny e Bruno Moraes
Substituições: Bruno Moraes por Robinho (46m), Manuel Curto por Marcos Paulo (46m) e Elvis por Cácá (75m)
Não utilizados: Luiz Carlos, Luís Leal, Erichot e Patrick
Treinador: Pedro Caixinha
 Ao intervalo: 0-2
Marcadores: James (21m e 64m), Kléber (35m e 74m), André Almeida (50m), Diego Gaúcho (78m) e Varela (90+1m)
Disciplina: cartão amarelo para Manuel Curto (34m), Álvaro (86m) e Souza (89m).

Sem comentários: