domingo, 6 de novembro de 2011

Equipas técnicas de futebol: factores de eleição, de sucesso!

Villas-Boas vs Vítor Pereira as diferenças de qualidade (competência)
Villas-Boas – É um perito a estudar o desempenho dos adversários e é exemplar a ler os jogos de futebol. É também um excelente estratega, um comunicador nato, e, um óptimo psicólogo. Consegue motivar como ninguém os seus pupilos! Além disso é suficientemente arguto, sagaz, para se rodear de adjuntos (colaboradores) competentes ( treinador de campo e preparador físico)!
A época passada Villas-Boas tinha como colaboradores: um bom treinador de campo V.P., um bom assistente de balneário (incentivador)Pedro Emanuel, e, um excelente preparador físico o José Mário!
Vítor Pereira – É capaz de ser unicamente um bom treinador de campo. O longo dos últimos 3 meses tem provado ter muita dificuldade em estudar (ler) o jogo do adversário e ser um péssimo estratega (táctico). Atendendo ao rendimento dos seus pupilos também se pode concluir que: tem défice de comunicação com os seus subordinados, que não controla o Plantel e que é um medíocre psicólogo! Além de ser evidente para os adeptos que está mal coadjuvado pelos seus colaboradores (da Quinta e Filipe Almeida, adjuntos sem currículos com garantia).
PS - Ainda o Olhanense 0 FC Porto 0 - Opinião da crítica (em OJogo)
…O nulo do resultado é o espelho da nulidade de ideias do dragão e, há que admiti-lo
E que mal está este FC Porto, que até podia aproveitar o empurrãozinho de Maurício para embalar para uma vitória confortável…
Como Nuno Piloto e Cauê ataram cordas a Moutinho e Belluschi, o dragão teve de rever o seu processo de construção, mas Álvaro Pereira era tenrinho para Mexer e Salvador Agra e Maicon, inventado à direita, confundia cruzamentos com alívios de cada vez que passava o meio-campo. Autoritários, André Pinto e Maurício pareciam os reis do recreio perante o imberbe Kléber e só mesmo Hulk ou James podiam dar um safanão no jogo. O sólido Olhanense nunca cairia aos pontos, pelo que só uma esquerda inspirada poderia ditar o vencedor por KO, mas os pesos pesados do dragão andam encostados às cordas enquanto o treinador grita, do lado de fora, que é o adversário quem está a espernear.
Só o intervalo pareceu ser bom conselheiro para uma equipa que, verdade seja dita, entrou com atitude em ambas as partes. O problema é que o campeonato não se ganha com a Legião da Boa Vontade e, bem espremidinho, o futebol portista vale muito pouco e perde o prazo num abrir e fechar de olhos. A bola queima e as ideias vindas do banco só confundem, ora pedindo à equipa para projectar os laterais e obrigar o Olhanense a alargar para abrir espaços, ora afunilando tudo outra vez com mais dois médios para o barulho e os centrais a subirem para um chuveirinho que fizesse a vitória cair do céu.
Sim, o FC Porto quis ganhar o jogo. Inquestionável. Mas uma equipa é julgada por factos e não por intenções e as ocorrências são já demasiado flagrantes para que possa colher a tese de que está tudo bem. Por muito que as épocas não se repitam, é inegável que o dragão recuou do 80 ao 8 depois de Vítor Pereira ter resumido a sua tarefa, no início da época, a uma frase lacónica: "O meu papel é não estragar o talento que tenho em mãos".
PS1- O facto de Pinto da Costa confiar no Vítor Pereira está a facilitar a vida aos rivais, mais propriamente dito, ao Benfica!
PS2 - Manuel Cajuda: "Estive fora 2 anos, voltei agora a Portugal, mas está tudo na mesma"
Manuel Cajuda foi bastante crítico com a arbitragem de Manuel Mota em Alvalade. O técnico leiriense gostou da exibição da sua equipa e considera que a arbitragem deu um "empurrãozinho" ao Sporting: "Estou extremamente satisfeito com a exibição da minha equipa. Há mês e meio estávamos cheios de problemas e agora conseguimos vir a Alvalade e jogar bem, mesmo sendo prejudicados. Estive fora 2 anos, voltei agora a Portugal, mas está tudo na mesma. Falar para quê? Houve uma expulsão directa que todos viram, mas não foi sancionada, bem como uma falta na origem do segundo golo do Sporting. 
Apesar das críticas ao árbitro, o técnico da U.Leiria deixou também elogios à equipa de Alvalade: "Está muito melhor, está a voltar aos grandes momentos. E por isso, provavelmente, não precisava do empurrão da arbitragem. O tribunal de O JOGO: João Pereira deveria ter sido expulso.

4 comentários:

Dragaoatento disse...

Pela minha parte também acho que nesta altura da época é capaz de ser difícil encontrar um treinador que faça a diferença, e nesse caso, o melhor é deixar andar mais algum tempo a ver se as coisas melhoram, mas a ir já pensando numa solução melhor para a próxima época! Eu no caso do presidente do FC Porto tentaria para já, era arranjar adjuntos mais competentes do que os: da Quinta, Filipe Almeida e Semedo. São adjuntos sem provas dadas, ou seja, que não dão garantias.

Dragaoatento disse...

Já agora; Mais uma vez, uma agressão de Maxi do Benfica neste caso ao Hélder Barbosa, passou impune ao homem do apito. Vergonhoso.

http://portodragoinfire.blogspot.com/

Dragaoatento disse...

Vila Pouca!

Antes de mais estás de parabéns, o teu blog é um autentico forum de debate! Então alguns comentadores são o máximo, casos de: Rui Valente, Lucho, Kostadinov o flecha, Mr. Blue...etc...etc!

É evidente que também concordo com a maior parte das tuas posições porque são assertivas e procuras ser sensato nas tuas escolhas!

Dito isto, estou de acordo que a substituição do VP nesta altura é capaz de ser: além de difícil, pelo facto dos treinadores bons não estarem acessíveis, e ser também perigosa porque estas coisas não podem ser decididas de ânimo leve.Têm de ser bem pensadas, devidamente planeadas, pois os custos financeiros e desportivos são enormes.
Chegados a este ponto uma sugestão: não seria melhor para já tentar aliciar o Pedro Emanuel para vir ajudar o VP e despachávamos o da Quinta para os estudantes? É que o Pedro pode ainda não ser um fora de série, mas parece estar no caminho certo! E tem a vantagem de conhecer muito bem o ambiente azul e branco e tem também o respeito dos jogadores.

Outra ideia deixada aqui num comentário que parece-me digna de ser experimentada/explorada: a equipa jogar com o Kléber e o Walter à frente! Poderíamos sempre jogar com os 4 defesas normais, mais 4 médios e então com os dois citados, à frente, em 4x4x2 para alguns jogos.

Dragaoatento disse...

À atenção da FC Porto-Futebol,SAD!

A mim o que me preocupa é quando começarem os testes a valer, ou seja, o FC Porto ter de defrontar: o Braga, o Sporting e outras equipas mais fortes! Sejamos realistas, as perspectivas não são nada animadoras!