sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vítor Pereira pede o apoio dos adeptos

04/11/2011 - "PRECISAMOS MUITO DOS ADEPTOS"
 Na antevisão da deslocação a Olhão, Vítor Pereira pediu à massa associativa para apoiar incondicionalmente a equipa, de forma a que o FC Porto possa manter a liderança do campeonato por mais uma jornada. O técnico chamou a atenção para a disparidade na análise das exibições dos principais rivais e garante que a evolução da equipa será alicerçada nas vitórias.
R. - Apoio dos adeptos sim, mas a equipa também tem de corresponder.
Competições distintas: "Temos de ter capacidade para perceber que a Champions League e o campeonato são duas competições distintas. É importante, mesmo internamente, mudar o 'chip' e focarmo-nos naquilo que temos feito no campeonato. A Champions ficou para trás e voltará a exigir a nossa concentração no próximo jogo. Agora, concentramo-nos no campeonato, em que somos líderes e vamos encontrar o Olhanense, uma equipa bem trabalhada, com bons jogadores e que tem feito um bom campeonato. Queremos continuar na liderança e é com esse objectivo que vamos a Olhão."
Ó Vítor de acordo! Também ninguém exige que o FC Porto ganhe a Champions League! O que os adeptos pretendem é obter resultados de acordo com o orçamento do clube e a qualidade do Plantel do FC Porto. De certeza que o Vítor não pretende comparar o orçamento do Olhanense com o do FC Porto!
Ganhar confiança: "Acreditamos que no fim da época poderemos concretizar os nossos objectivos. O nível exibicional acontece em cima de confiança e de resultados. Aquilo que foi o nível do ano passado veio ao de cima na sequência de vitórias. As coisas não nos correram desde início com o nível exibicional que pretendíamos. O que temos de fazer é procurar o nosso jogo de posse, de pressão, para que a confiança e a constância exibicional venham normalmente. É para isso que trabalhamos e é nisso que acreditamos. Acreditamos que o futebol de qualidade, que estes jogadores são capazes de fazer, pode aparecer a curto prazo."
Ó Vítor mais uma vez muito bem! Porem o desempenho da equipa esta época está a ser inferior ao da época passada e as responsabilidades têm de ser atribuídas a alguém, alguém tem de assumir.
Imunidade às críticas: "Sinto que os jogadores estão unidos, querem corresponder com uma boa exibição e com qualidade. Eles querem dar a resposta, numa competição que será diferente da do ano passado. A estrutura do FC Porto dá-me total confiança e acredito na minha competência e coragem para tomar decisões. Não me sinto minimamente fragilizado com aquilo que se diz externamente."
R. - 
O problema não está na falta de empenho, de esforço (pelo menos da grande) da maioria dos jogadores, está nas soluções adoptadas que não resultam! O Líder do Plantel e que é o treinador tem de ser capaz de ler bem o jogo, estudar devidamente os adversários a defrontar e encontrar antídotos eficazes de modo a contrariar as estratégias dos contrários. 
Critérios distintos: "Aquilo que vejo claramente é que há um critério diferenciado entre aquilo que nós fazemos e o que fazem as outras equipas que lutam pelo título. Percebemos a intenção das pessoas que o fazem e os jogadores sentem claramente a injustiça: vencemos o Nacional por 5-0 e a imprensa fala no que de mal fizemos; em relação a outros adversários, que, com grande dificuldade, vencem um ou outro jogo, fala-se não daquilo que faltou mas daquilo que tiveram. No balneário, isto só nos dá revolta e força para continuar a lutar."
R.- Mas afinal sempre assim foi! Já se sabe que o Benfica é sempre levado ao colo pelos árbitros e pela Comunicação Social vermelha. O Sporting um pouco menos, mas também, e, não obstante este facto não tem impedido o FC Porto de ser campeão. Os outros podem não nos reconhecer mérito, mas isso não invalida o facto de o termos, e não deve servir para nos retirar qualidade!
Apelo aos adeptos: "Queria alertar a massa associativa para não ir na onda que se cria para desestabilizar o clube. Os jogadores que tanto nos deram no passado merecem carinho e apoio dos adeptos. Só eles podem fazer isso, porque os outros querem o nosso mal. Precisamos muitos dos adeptos, porque estamos a lutar por muita coisa, contra muita gente. Graças à força que eles nos dão, vamos ter de certeza motivos para festejar no fim. Esta é a convicção plena do grupo de trabalho. Trabalho, competência e dedicação total é aquilo que podemos prometer."
R.- O apoio e o entusiasmo dos adeptos ganha-se com as boas exibições da equipa, as quais têm de ser alicerçadas num trabalho árduo e competente, de modo a galvanizar o pessoal. Sem o  tal trabalho competente, nada feito! Ninguém dá apoio a causas medíocres. E por isso, acima de tudo exige-se competência a quem dirige, porque o Plantel é bom e permite várias opções, assim quem tem obrigação, tenha capacidade e engenho para levar as hostes à vitória!
 Vontade de melhorar
"Os jogadores querem exibir-se ao nível do ano passado. Em Nicósia, falei num jogo à Porto porque tivemos vontade de fazer bem, mas não conseguimos, e isso é que foi diferente. Só se consegue ter um nível exibicional grande se tivermos a confiança daqueles que nos querem bem. Este é um jogo que queremos ganhar, em que queremos ser Porto no carácter, na entrega e na qualidade. Vamos a Olhão como líderes do campeonato, conscientes das dificuldades, mas com o objectivo claro de trazer de lá os três pontos."
R. - Aqui o problema está posto ao contrário. A equipa com o seu desempenho, as suas actuações, é que tem de começar por entusiasmar, galvanizar os adeptos. Porque se acontecer a equipa trabalhar bem e colher os frutos desse trabalho, os adeptos não regatearão elogios, aplausos e apoio.

2 comentários:

Dragaoatento disse...

Vila Pouca!

Está certo o que dizes, mas por vezes é muito difícil de realizar, pôr em prática os nossos sistemas. É contra estas equipas pequenas que por vezes se perdem ou ganham campeonatos. O Olhanense em Olhão vai ser um osso duro de roer. E se o capela permitir o jogo faltoso ao Olhanense (for caseiro) então o problema sobe de grau de dificuldade. Se a equipa portista conseguir ultrapassar este obstáculo com eficácia, poderemos considerá-los autênticos guerreiros, já para não dizer heróis!

Dragaoatento disse...

Vila Pouca!

"...Um treinador mais inteligente teria percebido que o que os sócios questionam é o porquê de tantos jogadores não renderem o habitual. E teria, com calma, tentado explicar o que tem feito, falado "futebolês". Assim fez-nos passar por parvos quando cita o inimigo externo. Somos nós (ou alguns pelo menos) que começamos a desconfiar do trabalho dele. Ele tinha que falar para nós. Explicar que o James não joga por isto, isto e isto, que o Souza deixou de ser convocado por isto, isto e isto, que o nível físico da equipa aparenta estar mal por isto, isto e isto.
Ele sabe, ou devia saber, que a imagem que tem passado não é uma imagem de competência, logo não podia entrar no caminho do desespero, da arrogância."

Ao ler o comentário do mister Blue constatei que me revejo em muitas das coisas que ele afirma, porque me parece lógico, sensato...!
Digo mais se o Vítor não emenda a mão também não sei não...!
Repara, eu até gostava que o VP se revelasse um fora de série, porque seria bom para os Dragões, mas as soluções adoptadas a par da menor condição física que a equipa exibe, faz-nos desconfiar. Eu até acredito que para consumo interno o VP é capaz de servir, mas para vencer na Europa é preciso um pouco mais, uma certa centelha que o VP parece não possuir. No entanto, veremos o que o futuro nos reserva!