domingo, 13 de novembro de 2011

Pinto da Costa, Antero Henrique, Rui Barros, os L'Équipe

"James Rodríguez e Iturbe representam o nosso futuro"!
A fama do FC Porto no mercado aumenta com a eficácia da gestão financeira dos dirigentes portistas! Após a venda do Falcao, Pinto da Costa referiu já ter novos trunfos e citou-os na entrevista que concedeu ao jornal desportivo francês "L'Équipe": revelando que apesar da saída do Falcao, o FC Porto já tem dois jovens jogadores fantásticos como James Rodríguez e Iturbe, os quais representam actualmente o futuro do clube azul e branco". Que James e Iturbe, mesmo estando em fases de evolução diferentes, garantem continuar  a manter equilibradas as contas dos dragões. Realçando que o clube mesmo sem os meios financeiros de outros (gigantes) emblemas europeus, proporciona ainda retorno com os seus êxitos desportivos, uma variável que continua a projectar os craques do Dragão.
Também nesse âmbito se enquadra o Danilo um craque da selecção brasileira. Foi um jogador caro, é certo, mas é, segundo Pinto da Costa, dinheiro que dará bons juros a breve prazo.  Apesar da contratação do Danilo ter sido a mais cara de sempre dos azuis e brancos - 13 milhões de euros pelo passe, mais três milhões gastos em comissões -, Pinto da Costa   considera que está descansado quanto à qualidade do jogador. E refere: "foi um risco calculado. Mas não tenho quaisquer dúvidas quanto à rentabilidade do internacional brasileiro". A primeira referência ao Danilo, o qual se encontra vinculado ao Santos até Janeiro, enquadra-se na reportagem do jornal francês que explica aos seus leitores o "Sistema FC Porto", que permite aos portistas ganhar no futebol regularmente ao mais alto nível, revelar valorizando os novos jogadores, e depois vendê-los com altos lucros aos maiores emblemas europeus, época após época, sem que a equipa se ressinta disso.
A descoberta constante de novos valores assenta numa muito bem organizada rede com cerca de 300 olheiros que observam jogadores no mundo inteiro e mantêm o clube actualizado, ou seja devidamente informado quanto às revelações, entenda-se, jogadores altamente promissores que vão despontando no Mercado para reforçar a equipa, mal ela perca um dos seus melhores activos, talentos. Este "sistema" do FC Porto é a imagem de marca do clube, cujos resultados falam por si. 
Rui Barros que vestiu as cores do Monaco, salienta: "aqui ganham-se muitos títulos e depois os jogadores acabam por sair para clubes maiores. Eles sabem isso. A marca Porto existe!" 
Uma identidade garantida - Numa altura em que muitos clubes europeus são comprados por magnatas multimilionários, o FC Porto mantém-se fiel ao seu lema: o clube dos associados. "O clube foi fundado em 1893, apoia-se numa história, numa cultura e em sócios extremamente dedicados. 
Antero Henrique: podemos sempre negociar acordos e parcerias de diversos tipos, pensar em muita coisa, claro, mas uma coisa é certa e segura: este FC Porto nunca perderá a sua identidade"! Também ele cobiçado por alguns gigantes europeus como Chelsea e Real Madrid, cujos já tentaram aliciar o director-geral azul e branco. Um dos últimos acordos tornados públicos recentemente foi o negociado com o banco brasileiro BMG, que promete ajudar o FC Porto a continuar a ganhar dimensão e a fazer grandes transferências no mercado mundial. Mesmo com um orçamento de 101 milhões de euros, cinco vezes mais baixo do que o do Real Madrid, os portistas voltaram a investir forte em todas as frentes esta época.
O segredo está no rigor económico e financeiro - O último relatório de contas actualizou o passivo do FC Porto para os 200 milhões de euros. Num contexto diferente, o valor seria motivo mais do que suficiente para inspirar preocupações, mas Pinto da Costa aproveitou a ocasião da reportagem do jornal francês para esclarecer o assunto. "Não temos os meios de um Real Madrid, um Barcelona, um Milan ou de um Manchester, mas temos dado provas dum grande rigor económico e financeiro. Temos um passivo de 200 milhões de euros, mas a situação está completamente sob controlo. O FC Porto é dono do seu estádio e de muitos outros activos importantes. Admitiu que o clube possa ter dificuldades pontuais na tesouraria, como acontece em qualquer empresa, mas o facto de estarmos cotados na bolsa obriga-nos a ser transparentes, até porque as auditorias são muito rigorosas", frisou.
Dragões exigiram 70 milhões de euros por Hulk - Quando, há uns meses, Pinto da Costa disse que Hulk é insubstituível, não estava a mentir. A projecção do brasileiro, que se reforça cada vez mais com a titularidade na selecção brasileira, é cada vez maior, e pode atingir proporções verdadeiramente astronómicas no mercado mundial. "Basta" que alguém ofereça 70 milhões de euros ao FC Porto, precisamente a verba exigida aos milionários russos do Anzhi, segundo o que os revelaram...!
Antero Henrique. Numa reportagem do jornal francês "L'Équipe", a SAD portista pela voz do seu director geral Antero Henrique, deu uma resposta à altura das palavras do seu presidente. O Incrível é importantíssimo na estrutura azul e branca e ninguém, adeptos incluídos, o quer ver partir. Mas se tiver de ser, então que seja por números ao nível dos melhores do mundo, patamar em que o director-geral da SAD já o coloca. "Hoje em dia, Hulk faz parte do grupo dos três melhores jogadores do mundo, com Messi e Cristiano Ronaldo. 
A proposta do Anzhi foi ontem confirmada por German Tkachenko, um empresário russo que lidera a ProSports Management, empresa que negoceia jogadores e trabalha directamente com o clube russo que mais dinheiro tem para investir. 
Sobre o acordo alegadamente alcançado com o jogador, German Tkachenko não adianta mais nada mas no passado chegou a falar-se de 10 milhões de euros por ano, mais de 800 mil euros por mês, números obviamente irrecusáveis e bastante acima do tecto salarial do FC Porto.
Indiferente às notícias, Hulk vem manifestando de forma recorrente a felicidade por continuar no FC Porto e o empenho que deposita em cada jogo, mesmo o momento no clube não ser o melhor e ter-lhe já valido uma substituição, antes dum penálti falhado no último jogo do campeonato. Ao contrário, na selecção do Brasil, já convenceu Mano Menezes. Ontem, o seu empresário, Teodoro Fonseca, confirmou que o seleccionador já lhe garantiu um lugar nas próximas convocatórias. A prova de que a confiança no atacante sobe em flecha é que amanhã fará o terceiro jogo consecutivo como titular, desta feita contra o Egipto. Málaga e Manchester City são outros clubes milionários que já admitiram gostar do jogador. Mas, tal como o Anzhi, recusam pagar o valor que o FC Porto alegadamente pede, ainda assim 30 milhões abaixo da cláusula de transferência.
Futuro de Bybala define-se já mas só sai em Junho - O futebolista argentino Paulo Dybala, que está na mira de FC Porto e não só, vai ser negociado de imediato com um grupo investidor, confirmou o seu clube, o Instituto, que não revela o destino. No entanto, o avançado, de 17 anos, só sairá da Argentina em Junho do próximo ano. Os Dragões são dos que estão atentos...!

Sem comentários: