terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"Janko vai marcar muitos golos" - Co Adriaanse a Carlos Gouveia n’Ojogo (extracto)

Co Adriaanse: "Janko vai ter muito sucesso, não tenho dúvidas. Vai marcar muitos golos no FC Porto". Co Adriaanse, sim, o ex-treinador do FC Porto que foi campeão nacional. Pois bem, o holandês prosseguiu a carreira de treinador noutras andanças e conheceu Janko no Casino Salzburgo. A capacidade goleadora do austríaco (39 golos no campeonato que ganharam juntos, em 2008/09) convenceu o treinador - que como se sabe é bastante exigente no que diz respeito a homens-golo. Esta época voltaram a encontrar-se, desta vez no Twente.
O avançado continuou a facturar e Co Adriaanse acabou por ter de aceitar a partida do seu principal goleador e logo para a equipa que treinou em 2005/06. A troco de três milhões de euros. "Gosto muito das suas características. Trabalhei com ele em dois clubes diferentes e só posso dizer que é um fantástico finalizador, um "top scorer" com a cabeça e o pé esquerdo. Na área é incrivelmente perigoso e tenho a certeza de que vai marcar muitos mais golos no FC Porto", referiu em exclusivo a O JOGO.
Atendendo às estatísticas de Janko pode dizer-se que Co Adriaanse foi quem melhor soube tirar proveito da veia goleadora do austríaco. O holandês diz que não há qualquer segredo. Para Janko facturar basta ser bem servido desde as alas, como aconteceu no jogo com o V. Setúbal. "Não sei ao certo qual o sistema que o FC Porto está a usar neste momento, mas se privilegiar um estilo bastante ofensivo, com muitos cruzamentos da direita e da esquerda, tendo-o como referência na área, vai ser muito complicado para os adversários. Ele movimenta-se muito bem entre os centrais e sabe onde aparecer para finalizar", explicou. Por isso, Co Adriaanse não duvida de que os adeptos portistas vão ter um novo ídolo que lhes dará muitas alegrias. "Vai ter muito sucesso, não tenho dúvidas. É um jogador muito inteligente, excelente profissional e boa pessoa. Merece tudo de bom", frisou.
Co Adriaanse é o actual treinador do Twente, mas não tem problemas em admitir que Janko deu um passo em frente na sua carreira ao assinar pelo FC Porto. "Estamos a falar de um clube de nível mundial, que venceu a Liga Europa na época passada, e é uma grande motivação para ele", concluiu.

Sem comentários: