domingo, 5 de fevereiro de 2012

Taça da Liga - FC Porto 2 Vitória de Setúbal 0

Conforme o que já se previa Lucho veio acrescentar qualidade de passe: precisão e objectividade à equipa. E Marc Janco: espírito combativo, poder de choque e eficácia na hora de finalizar, assim ele seja servido com precisão pelos colegas. Num jogo em que a equipa azul e branca optou por jogar a passo, de notar uma certa baixa de forma em alguns elementos da equipa, casos mais gritantes: Varela (um desastre no um contra um) e Moutinho, os quais não jogaram de acordo com as suas possibilidades. Positivamente destaco a exibição de Maicon: está um sr. defesa: tranquilo, confiante, rápido e eficaz!
Conclusão: a equipa portista em confrontos mais exigentes terá de aumentar a velocidade, ou seja, o ritmo de jogo e melhorar a precisão de passe (assistências ou último passe). Isto, se realmente quiser continuar a evoluir na classificação geral.
Ficha de jogo: Taça da Liga, Grupo D, 3.ª jornada - 5 de Fevereiro de 2012
Estádio do Dragão, no Porto - Assistência: 27.303 espectadores
 Árbitro: Vasco Santos (Porto)
Árbitros assistentes: Paulo Vieira e Tomás Santos
Quarto Árbitro: António Moreira
 FC PORTO: Bracali; Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Lucho e João Moutinho (cap.); Varela, Janko e Rodríguez
Substituições: Fernando por Defour (36m), Rodríguez por James (63m)) e Alex Sandro por Alvaro (63m)
Não utilizados: Kadú, Kléber, Sapunaru e Iturbe
Treinador: Vítor Pereira
 V. SETÚBAL: Matos; Ney, Ricardo Silva (cap.), Igor e Miguelito; Bruno Amaro, Neca e Hugo Leal; Jorge Gonçalves, Meyong e Kiko
Substituições: Kiko por Targino (46m), Hugo Leal por Djikiné (73m) e Jorge Gonçalves por Rafael Lopes (79m)
Não utilizados: Ricardo, Amoreirinha, Pedro Mendes e Reyes
Treinador: Bruno Ribeiro
 Ao intervalo: 1-0
Golos: Lucho (23m), Janko (67m)
Cartão amarelo: Jorge Gonçalves (72m), Ney (82m) e Bruno Amaro (87m)

O FC Porto um a um - Um é bom, o outro um Lucho – Carlos Gouveia n’OJogo
Bracali 5 - Não fez uma única defesa, mas não se livrou de alguns sustos, sobretudo quando Ney Santos acertou na barra (37'). Seguríssimo nos cruzamentos. Um senão: errou muito a reposição com os pés.
Danilo 7 - Classe pura na estreia a titular e no lado direito da defesa, onde os adeptos mais o queriam ver. Além de ter estado impecável a defender deu a profundidade que tem faltado àquele lado. Roubou a bola perto da área contrária no lance do primeiro golo e fez excelentes cruzamentos. Ah! E mostrou pulmão para grandes desafios.
Maicon 6 - Sem grande dificuldade, anulou Meyong e teve uma noite absolutamente tranquila, no centro da defesa, onde já sabe que também vai jogar contra o Leiria.
Mangala 6 - A jogar assim arrisca reconquistar o lugar, relegando Otamendi para o banco. Esteve perto do golo aos 31' e só cometeu um erro nos 90 minutos quando permitiu que Ney Santos cabeceasse (37').
Alex Sandro 6 - Pareceu algo nervoso nos primeiros minutos, errando alguns passes fáceis. Depois, subiu de produção e, também, no terreno. Aos 26' descobre Janko na área com um grande cruzamento. Já na segunda parte, assume o risco, deixa um adversário para trás, entra na área e cruza na perfeição para Varela.
Fernando 5 - Regresso azarado ao onze - depois de ter cumprido um jogo de castigo - já que só aguentou pouco mais de meia hora devido a lesão. Até aí, esteve ao nível habitual: irrepreensível nas recuperações. E atrevido no ataque.
João Moutinho 7 - Ninguém diria que fez o primeiro jogo ao lado de Lucho tal foi o entendimento entre ambos. Incansável na recuperação de bola e na condução dos ataques. Está na origem do segundo golo e estaria de mais alguns, não fossem os companheiros falharem a finalização.
Varela 5 - Ganhou várias vezes a linha, mas os cruzamentos foram quase sempre rasteiros e fáceis para a defesa contrária. Um bom remate aos 49'.
Rodríguez 5 - Depois de uma semana complicada por causa de dois incidentes com adeptos (em Barcelos e no Dragão Caixa), lutou até à exaustão por todas as bolas. Só que a produção foi quase nula. Nem cruzamentos nem remates com perigo.
Janko 7 - Ao fim de quatro treinos com a nova equipa estreou-se a titular e deixou boas indicações aos adeptos. O pé esquerdo tem veneno e de cabeça é um perigo para qualquer defesa. Fez um golo típico de ponta-de-lança e só não fez mais porque Matos não deixou. Kléber nem entrou...
Defour 6 - Rendeu o lesionado Fernando e ocupou, precisamente, a posição de trinco com grande categoria. Beneficiou de não ter muito trabalho defensivo para assumir as transições para o ataque em muitos lances.
James 6 - O "miúdo" só precisou de quatro minutos para mostrar aos companheiros como se faz uma assistência. Janko agradeceu e facturou.
Álvaro Pereira 5 - Entrou cheio de gás e praticamente só atacou.

3 comentários:

Dragaoatento disse...

Comentário deixado no Renovar o Porto!

Senão, vejamos: é evidente que politicamente o Júlio Magalhães andará numa orbita muito próxima da do Prof Marcelo, e portanto, a lógica da convivência entre estes dois elementos, embora admita que possam divergir na questão da regionalização.
Agora, como no futuro irão gerir certos eventuais desencontros, é para mim uma incógnita, por conseguinte: veremos.

Cumprimentos, A.Monteiro

dragao vila pouca disse...

Monteiro, ao ler este post só posso concluir que tu, na linha do Jorge Jesus, és um catedrático da bola. Cheguei a essa conclusão ao ler e cito:«...notar uma certa baixa de forma em alguns elementos da equipa, casos mais gritantes: Varela (um desastre no um contra um) e Moutinho, os quais não jogaram de acordo com as suas possibilidades.»

Moutinho???!!!

Abraço

Dragaoatento disse...

De acordo com a equipa que escolheste!
Com as seguintes ressalvas: ultimamente o Rolando não tem estado a 100% tanto nos lances aéreos como nas bolas à flor da relva. Em Barcelos teve uma actuação muito comprometedora em dois lances que deram outro tantos golos e por isso não sei se não seria de colocar o Maicon a jogar no lugar dele, pois este parece-me presentemente mais assertivo. Quanto ao Moutinho ultimamente também tem alternado o muito bom com alguns fiascos, entenda-se perdas de bola comprometedoras no meio campo. É por isso que afirmei que o Moutinho não está a jogar ao seu nível, ou seja, a 100%. Na minha opinião estará aí a uns 70 % do seu melhor rendimento.

Já que falaste no JJ tens de concordar que ele não é mau de todo...
Claro que a juntar a isso, a ajuda vergonhosa dos árbitros, faz com que seja um adversário a ter em conta.
É triste mas é a realidade, ver como todos os fins de semana, os sabujos dos árbitros se vendem ( o medo de irem para a jarra fala mais alto, devido às pressões das: RTP1, SIC, TVI, ABola e Record a instrumentalizarem) com actuações em que vigora o excesso de zelo sempre favorável ao clube da águia.

FC Porto, sempre!

PS- Mas que esta época está difícil, está...!