sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Se com outro treinador o FC Porto ganhava?

Claro que sim! Desde que esse treinador tivesse currículo e experiência de treinar planteis de alto nível, ou seja, "vedetas" com os seus melindres conhecidos e difíceis de gerir.
Porque não é indiferente ter um treinador de nível mediano dum de alto nível e com provas dadas.
Se formos analisar o rendimento das equipas do futebol nacional e até internacional verificamos que umas conseguem atingir os seus objectivos e outras não. Chegados a esta conclusão podemos colocar várias questões como por exemplo o nível dos jogadores que compõem o plantel. Porém embora importante e decisivo, não quer dizer que em determinada altura uma equipa com menos potencial e menor orçamento não se possa superiorizar a outra teoricamente melhor. É que o rendimento das equipas dependem: da qualidade dos seus jogadores, mas também em grande parte do momento de forma que em determinada altura atravessam e da competência dos seus Líderes em gerir o plantel, como seja: o capítulo da preparação física (crucial), das metedelogias do treino, do aperfeiçoamento técnico/táctico.
Depois há ainda as questões do foro psicológico dos jogadores e até da sua nutrição que é preciso dominar, ou dispor de alguém no Staff que seja especialista nessas áreas.
Além de que existem ainda outros factores muito importantes como por exemplo a constituição (Staff) da equipa técnica.
Um exemplo sintomático é a existência na equipa técnica do José Mourinho dum elemento da qualidade e categoria do Rui Faria: não só um preparador físico de grande nível, autentico fora de série, mas também um colaborador muito inteligente e de grande capacidade na ajuda da observação dos adversários.
Outro exemplo importante, é o caso do Guardiola treinador do Barça. Este em determinada altura da sua carreira confessou dever grande parte do sucesso desportivo da equipa dos blaugrana treinada por si, à existência no Barcelona dum preparador físico de qualidade excepcional, o qual consegue manter a equipa a funcionar sempre em alto rendimento físico/técnico ao longo dos últimos tempos.
Recordo-me que há 60 anos atrás o FC Porto tinha grandes jogadores mas pouco profissionais, por isso, quando contratou o Yustrich, este tratou logo de passar os vencimentos dos jogadores de 2 500 para 5 000$00 mensais, porem passou a exigir absoluto profissionalismo aos seus comandados e administrou-lhes uma soberba preparação física, no que resultou, a partir daí, os êxitos sobejamente conhecidos, pelo menos, para os adeptos da época.

Sem comentários: