quarta-feira, 30 de abril de 2014

Como o Atlético de Madrid esmagou o Chelsea!

30/04/2014 - Campions League - Chelsea 1 Atlético de Madrid 3

Foi nomeado o árbitro italiano Nicola Rizzoli para dirigir esta quarta-feira o jogo entre o Chelsea, de José Mourinho, e o Atlético Madrid, da 2.ª mão das meias-finais da Liga dos Campeões em futebol.

O segundo golo do Atlético de Madrid nasceu dum penalty que Nicola Rizzoli assinalou mas que a mim me pareceu forçado. No fim do jogo fiquei com a impressão que Nicola Rizzoli ao marcar a grande penalidade que deu o 2º golo contra o Chelsea, deu uma mãozinha ao Atlético de Madrid. Isto porque deixou passar em claro outras faltas idênticas na grande área do Atlético que a serem marcadas alterariam e muito a marcha do marcador e por conseguinte o resultado.

No entanto, por aquilo que vi durante o jogo, a impressão com que fiquei no final, é que o Atlético de Madrid é melhor equipa!
Não sei se por força das circunstâncias (Nicola Rizzoli marcou o penalty de que resultou o segundo golo do Atlético) e devido a este facto, possivelmente, os espanhóis ganharam ânimo e partiram então para uma exibição mais consistente e convincente.

A equipa do Atlético de Madrid é constituída por jogadores muito experientes, tecnicistas, rápidos e possantes; muito bem preparados fisicamente, muito matreiros (dão pequenos toques nos pés/tornozelos ou disputam a bola com os adversários utilizando o físico para desestabilizar o contrário na posse da bola), e acima de tudo, um conjunto que joga duns para os outros de olhos fechados. Depois, são todos exímios tanto a defender como a atacar, e, é impressionante a solidariedade e a entreajuda entre todos os elementos da equipa dos colchoneros. Defendem todos, não se inibem de ir ao choque com os adversários, fazem pressão alta logo à saída do jogo adversário, e, atacam com muitos, por vezes, também com quase todos. E eis aqui, senão o principal, mas pelo menos, um dos principais segredos do sucesso da equipa madrilena.

2 comentários:

Dragaoatento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dragaoatento disse...

Ideias interessantes:

1 - Para mim a escolha seria Ernesto Valverde Tejedor, conhecido aqui em Espanha como Txingurri.
Tem para mim o perfil perfeito para treinar o FC Porto. É ambicioso, joga um futebol de ataque e posse, conseguiu um trabalho excelente no Ath. de Bilbao onde com um plantel limitado alcançou a Champions num campeonato muito competitivo como é La Liga.
O que mais aprecio neste homem além da inteligência do discurso e de saber estar, é a capacidade que tem de desenvolver as capacidades de jogadores medianos e de impulsionar jogadores jovens, este ano foi assinalável o crescimento de jogadores como Aduriz.
Fez a dobradinha na sua única aventura fora de Espanha quando treinou o Olimpiacos da Grécia e fez excelentes campanhas sempre com equipas onde sacou o máximo rendimento dos seus jogadores, como foi o caso do Espanyol de Barcelona e no Valencia onde iniciou uma campanha quase desastrada depois da saída de Pellegrini e quase levou a equipa (que havia sofrido uma sangría de titulares) a perder apenas na ultima jornada a possibilidade de entrar na Champions.
Espero que ao contrário de muitos portistas o Luis Castro continue a dirigir o futebol e principalmente à frente da formação. O Porto tem agora os frutos do investimento nas camadas jovens e isso consegue-se com continuidade não com rupturas e com o "faz e desfaz". Tozé, Ivo, Leandro Silva,Rafa, André Silva, Gonçalo Paciência, Víctor García, Mikel,Pedro Moreira considero que são boas referências de que esse trabalho e o rendimento do mesmo melhorou consideravelmente nos últimos anos.
Gostava que o Porto contratasse o Antunes do Málaga (isso permite avançar Alex Sandro e também dar-lhe uma alternativa). Gostava que voltasse Rolando e na impossibilidade de voltar tentar outro central experiente, notou-se a ausência do mal-amado Otamendi (e aqui de novo parece-me que o Paulo Fonseca teve uma influência arrasadora na época do FC Porto), Victor García deve estar na B e treinar na A e ser uma alternativa a Danilo.
A confirmar-se a contratação do Manuel Fernandes, parece-me uma boa noticia, gostava de ver o Pedro Moreira na equipa A, assim como o Tozé. Acredito que chegou a hora do Defour sair e também gostava que o Carlos Eduardo fizesse uma época em Braga por exemplo (se fosse a troca para o Rafa e o Edérzito perfeito), Josué merece por tudo o que fez e o que evoluiu outra oportunidade.
Espero que se confirme a contratação do Ayozé e na saída do Jackson gostava de ver Ederzito no Porto e um jovem avançado como Luciano Vietto ou o Milan Jovanovic do Standart de Liege (acho que este ano nos faltaram alternativas para ir a todas as frentes).
Acredito que Ghilas, Herrera, Quintero,Reyes podem fazer muito melhor no segundo ano de Porto.
Gostava de ver Bebé no FC Porto e Anderson (Man Utd também).
Abraços a todos e confiança que isto só pode melhorar, e para mim vai ser fundamental a contratação de um bom técnico, porque o que tivemos um 80% da época não estava ao nível do FC Porto, e não acredito que alguma vez venha a estar.

2 - Hoje, no Record, um grande artigo do Director do SOL, JAS, que apesar de ser benfiquista finalmente teve a coragem de dizer que o Rei vai nu. A ter a coragem de dizer aquilo que todos os portistas viram... não foi mérito do SLB, nem do JJ, foi a "vaquinha" e a APAF quem decidiram a época.
Para os que andam aflitos com listas de nomes de Treinadores para o FCP, dizer só que não se preocupem. O FCP já tem Treinador apalavrado. É português e até tem os olhos azuis. Assim que por favor parem lá de sonhar com coisas que não vão acontecer.