domingo, 21 de março de 2021

Futebol de Formação-Estratégia a imitar?

Claro que beneficiando da protecção dos Árbitros, Conselho de Arbitragem Nomeações liderado por presidente Fontelas Gomes e vice-presidente João Ferreira será muito mais fácil, direi mesmo decisivo, para o sucesso da estratégia de lançar os jovens da formação.

Rúben Amorim esclareceu a aposta em Dário Essugo, jovem de 16 anos que se estreou este sábado à noite pelo Sporting.
«O Dário é um miúdo com muito talento, humildade, trabalhou bem e faz parte do projecto. É uma mensagem para os jovens, não interessa a idade os miúdos que tiverem dúvida entre clubes sabem que aqui têm a porta aberta. Os valores são importantes, vão tendo oportunidades. Foi chamado ao treino, cumpriu, esteve bem nas duas semanas em que trabalhou connosco. Teve oportunidade, precisávamos de um médio ele era o médio que estava no banco. Mais uma vez é uma mensagem para todos os jovens – sabem que no Sporting esta é a nossa aposta, e é um bom sinal», disse na conferência de imprensa.
Dário entrou aos 86 minutos e Rúben Amorim contou mesmo o que disse ao jovem antes de o lançar:
«Disse-lhe ‘vai sair o João Mário que tem amarelo; preciso que dês ajuda ao Palhinha, quando tiveres a bola tens mais liberdade que o Palhinha’. O projecto não é meu, sou apenas uma pequena peça, o projecto é do Presidente e do Hugo Viana, não começou agora, eu sei qual é a ideia. Temos que ir pela formação, este é o caminho. Hoje foi um dia bom, mas aviso que haverá dias em que nos vai faltar experiência.»

Sem comentários: