domingo, 28 de agosto de 2011

Ainda a respeito da Supertaça Europeia

27 Agosto, 2011 - Alguns portistas contentam-se com vitorias morais. Eu embora compreenda e aceite que a equipa do FC Porto realizou uma exibição meritória, mesmo assim ficou-me o gosto amargo da derrota. Pergunto-me tanto esforço, estivemos quase a conseguir um resultado histórico, e, no fim aqueles poucos lances (detalhes?) que deitaram por terra as nossas aspirações! Porque meus amigos, a sensação com que no fim fiquei, é que acabamos por morrer na praia...!    
Pelos vistos vimos jogos diferentes ou temos interpretações diferentes dos acontecimentos!
Se é verdade que a equipa do FC Porto na primeira parte até ao minuto 39, a custo de muito esforço, conseguiu inicialmente equilibrar a operações e até alvejar com perigo as redes do Barça, também é verdade que os jogadores blaugrana interceptaram quase sempre as tentativas de ataque dos azuis e bancos através da sua maior velocidade de pernas ou de reacção (antecipação)!A prova do que escrevo é a percentagem de posse de bola das duas equipas muito favorável ao Barcelona 60 e tal contra 30 creio eu).
Eu vi o jogo com atenção e verifiquei que os jogadores espanhóis mercê das suas rápidas desmarcações conseguiram receber sempre a bola sem oposição dos contrários nas faixas laterais. Por isso a mim pareceu-me, principalmente na 2º parte, que os blaugrana jogavam a passo. Reparei que durante largos períodos a equipa do Barça fazia circulação de bola como quis e lhe apeteceu porque os dragões lhes concederam espaço para a dominar e passar (chutar) com precisão para o colega melhor colocado. 
A minha óptica é a seguinte: quando não se joga em antecipação ou pelo menos não se está perto para estorvar a acção do adversário, este beneficia de espaço e de á vontade suficiente para executar com eficácia. 
Por outro lado acho que unicamente o Messi precisa de vigilância apertada, pois foi ele que foi decisivo, desde o golo que marcou, a expulsão do Rolando e a assistência para o segundo golo do Fabregas. O Xavi e o Iniesta embora importantes não foram tão decisivos e dai não precisarem de marcação especial, isto a meu ver. 

3 comentários:

Dragaoatento disse...

Desacordo total também!
Na minha óptica o Messi tem de ser seguido tipo lapa, a partir do momento em que entra no meio campo adversário. Se não para anula-lo pelo menos estorva-lo, pois ele é um jogador: felino, exímio executante, com um domínio de bola e velocidade estonteantes; e por isso não pode ser deixado à solta! E claro que toda a equipa do Barça colaborou mas foi o Messi que em 2 ou 3 detalhes resolveu, e, isto mesmo é reconhecido por todos os seus colegas de equipa que referem: os nossos adversários podem até jogar bem mas nós temos Messi...!

Dragaoatento disse...

Dois temas:

1) Reflexão sobre o jogo da Supertaça!
Alguns portistas contentam-se com vitórias morais. Eu embora compreenda e aceite que a equipa do FC Porto realizou uma exibição muito meritória, mesmo assim ficou-me o gosto amargo da derrota. Pergunto-me tanto esforço, estivemos quase a conseguir um resultado histórico, e, no fim aqueles poucos lances (detalhes?) que deitaram por terra as nossas legitimas aspirações! Porque meus amigos, a sensação com que no fim fiquei, é que acabamos por morrer na praia...!
2) Quanto ao mês de Agosto!
Estou de acordo com Vítor Pereira, o mercado devia fechar a 15/08.
Porem dado que não é assim, aqui há uns tempos atrás eu sugeri num post no dragaoatento que os dirigentes da FC Porto-Futebol,SAD providenciassem no sentido de convencer/mentalizar os seus activos e empresários destes a divulgar aos possíveis interessados que só estariam disponíveis para negociar até meados de Agosto, e que findo esse prazo ficariam automaticamente por voto próprio de alma coração ao serviço do clube que os valorizou. Quero dizer criar uma certa mentalidade/cultura azul e branca (como fazem em La Masia os blaugrana), no FC Porto de modo a que os jogadores se sentissem moralmente um pouco acorrentados aos Dragões, podendo ser considerada alta traição negociar futuros contratos à revelia (sem autorização) do conhecimento da FC Porto-Futebol,SAD. Porque no fim o FC Porto também gasta rios de dinheiro proporcionar-lhes excelentes meios para evoluírem.

Dragaoatento disse...

Meus Amigos!
Pela minha parte eu pelo menos não sugeri que Vítor Pereira adoptasse uma táctica de marcação homem a homem o que eu escrevi e mantenho é que dadas as características de "la pulga", não se pode deixá-lo à solta. E disse mais, vigiá-lo de perto só a partir do momento em que ele entrasse no meio campo do FC Porto. Relativamente aos outros craques do Barça, aí sim, não seria de adoptar qualquer marcação especial.
Também me parece que dada a forma actual do Fernando, este não seria a opção ideal para marcar o Messi.

Agora a aqueles que acham que o VP fez bem em não prever marcação especial para o Messi: digo o seguinte: vocês estão errados!E explico porque^. Porque em contra partida o Guardiola previu uma marcação especial para o Hulk. Que é só o desequilibrador-mor dos Dragões! Chegaram a ir 3 adversários ao encontro dele!
Aqui está uma teoria que contesta e anula as vossas.