segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Árbitros aguardam vigência do novo regulamento

Com os actuais comentadores benfiquistas existentes nas redacções das: RTP, SIC, TVI e SPORTTV, não auguro nada de bom para a classificação dos árbitros devido a que no ajuizar dos lances, os respectivos comentadores não se dispuserem a despir a camisola. 
Com as alterações ao regulamento de arbitragem à espera de ratificação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) os árbitros das competições profissionais serão avaliados por um novo sistema que alia os habituais relatórios dos observadores a imagens televisivas.
Nas duas ligas profissionais, que se iniciam a 14 e 21 de agosto, a Liga vai avaliar, a título experimental, os árbitros com um sistema misto, com recurso a meios audiovisuais (utilizando imagens de canais televisivos e dos próprios clubes), que pretende tornar "oficial" na temporada 2012/2013, se os resultados forem considerados positivos.
Apesar dos clubes da Liga terem aprovado a adequação dos seus estatutos e regulamentos de Disciplina, Arbitragem e Competições aos congéneres da FPF, vão continuar a vigorar os utilizados na época anterior devido à impossibilidade de ratificar as propostas, em tempo útil, pela Assembleia-Geral (AG) do organismo federativo.
Desde a adequação dos estatutos ao Regime Jurídico das Federações Desportivas que a FPF está sem AG constituída e, de acordo com o seu calendário eleitoral para as eleições de 10 de dezembro, os delegados efectivos só serão empossados a 01 de outubro.
No entanto, o mais provável é que as alterações regulamentares, entre as quais se destaca a penalização entre um a três jogos à porta fechada para aqueles cujos adeptos provoquem interrupções de jogo superiores a cinco minutos, só entrem em vigor na época 2012/2013.
A própria Liga anunciou que irá propor o adiamento das alterações, por considerar incorrecto que "numa mesma época desportiva possam existir dois regulamentos aplicados".
Mas, na arbitragem, a época 2011/12 vai marcar a estreia de Rui Patrício nas competições profissionais, será decisiva para Olegário Benquerença, o juiz português mais cotado a nível internacional.
Benquerença ficou em 19.º lugar na classificação da época 2010/2011 e arrisca-se a perder as insígnias da FIFA, caso fique abaixo da 12.ª posição na próxima temporada.
Além do árbitro de Leiria, também os internacionais Bruno Paixão e João Capela, 17.º e 18.º classificados, respectivamente, na última época, necessitam de uma boa classificação para evitar a retirada das insígnias da FIFA.
Entre os 25 árbitros, surgem como novidades os nomes do estreante Rui Patrício, e dos promovidos Nuno Almeida e Jorge Tavares, que regressam depois da despromoção em 2009/2010.
Numa lista que apresenta uma média de idade de 35,3 anos, Rui Patrício, de Aveiro, é o árbitro mais novo, com 29, enquanto João Ferreira, com 43, é o mais velho.
Adiada continua também a profissionalização, que o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga considera ser "o único caminho para a competitividade".
Vítor Pereira mostra-se confiante na conclusão do processo de profissionalização, mas lembrou recentemente que "o assunto está nas mãos do poder político", por necessitar de alterações legislativas.
- Quadro de árbitros para a época 2011/12:
André Gralha (Santarém)
Artur Soares Dias (Porto)
Bruno Esteves (Setúbal)
Bruno Paixão (Setúbal)
Carlos Xistra (Castelo Branco)
Cosme Machado (Braga)
Duarte Gomes (Lisboa)
Hélder Malheiro (Lisboa)
Hugo Miguel (Lisboa)
Hugo Pacheco (Porto)
João Capela (Lisboa)
João Ferreira (Setúbal)
Jorge Ferreira (Braga)
Jorge Sousa (Porto)
Jorge Tavares (Aveiro)
Manuel Mota (Braga)
Marco Ferreira (Madeira)
Nuno Almeida (Algarve)
Olegário Benquerença (Leiria)
Paulo Baptista (Portalegre)
Pedro Proença (Lisboa)
Rui Costa (Porto)
Rui Patrício (Aveiro)
Rui Silva (Vila Real)
Vasco Santos (Porto)

Sem comentários: