quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Supertaça europeia, Vítor Pereira, e, Pinto da Costa

O futebol do Barça! É um futebol assente numa condição física a todos os títulos notável, absolutamente assinalável, e, numa posse de bola de grande qualidade!
A circulação de bola é praticamente perfeita, os seus jogadores são eximios executantes, além de  matreiros e fiteiros: cobrem muito bem a bola (furtam-na ao adversário) e passam a bola duns para os outros com uma segurança e precisão notável!
Depois os automatismos saem fluentemente, a circulação do esférico é feita em velocidade e movimento através de desmarcações constantes e passes precisos, com os elementos que têm por missão passar a bola a fazerem-no com precisão e quem a recebe a providênciar para estar sempre no sítio certo para a receber, devido à perfeição das ditas desmarcações!
E quando perdem a redondinha, rapidamente dois ou tres elementos da equipa no sector do campo onde se desenrola a jogada se destacam para a conquistar novamente, pois são futebolistas completos: sabem driblar, fintar, simular e desarmar o adversário na perfeição! Quer seja com a simples acção de estorvar, quer seja em falta. E quando fazem falta raramente esta é ostensiva, antes utilizando pequenos toques cirúrgicos nas pernas, ou até pequenos encontrões, o suficiente para desestabilizar o adversário e levá-lo a perder o controle do esférico. Outro factor curioso e muito importante a realçar é o facto de ser uma equipa extremamente solidária. Quando um dos seus elementos eventualmente é alvo duma entrada mais dura por parte dum adversário, logo se juntam todos (arma-se um borborinho) para defender o colega, ameaçando e intimidando o adversário prevaricador. Tudo isto claro com o consentimento anormal dos juízes do apito!
Outro aspecto a realçar é o facto do Messi nem sempre estar activo, parece muitas vezes alheado do jogo, porém quando subitamente resolve aparecer, causa mossas profundas! Além disso Messi & C.ª só sobressaem porque o colectivo dos blaugrana é efectivamente muito forte!  
Termino fazendo votos para que o discurso optimista do Vítor Pereira esteja alicerçado em algo de muito consistente, a fim de não haver surpresas...!
«Inspiração individual pode fazer a diferença»
 Vítor Pereira admite o jogo de amanhã poderá decidir-se em momentos de magia de uma das muitas estrelas que vai pisar o relvado do Louis II, no Mónaco.
 «O futebol vive da organização e do trabalho, mas também vive muito da individualidade e da criatividade que os jogadores podem emprestar ao colectivo. A inspiração individual pode desequilibrar o jogo. Vamos acreditar que estaremos numa noite de inspiração, sendo certo que a nossa organização colectiva terá de estar ao seu melhor nível», alertou, esclarecendo que não preparou uma estratégia específica para travar Lionel Messi:
 «O Barcelona é um colectivo forte, uma equipa muito concentrada do ponto de vista defensivo e com uma entreajuda constante, capaz de antecipar intenções. Não tenho nem sou apologista de qualquer marcação especial ou qualquer outra coisa que fuja à nossa identidade».
Sapunaru: Com Villas-Boas, essa era uma obsessão. Por isso, Sapunaru fala de "um ano de sonho", mas como referência. "Fizemos grandes jogos", diz quem quer voltar a abrir os jornais e a ler apreciações eloquentes: "Todos nós queremos dar mais. Pensamos no ano passado porque toda a gente falava bem de nós…" Se obtivermos uma vitória neste jogo com o Barcelona, o FC Porto volta a atingir os píncaros…!
LISTA DE CONVOCADOS: Helton, Bracali, Sapunaru , Fucile, Otamendi, Maicon, Rolando, Fernando, Souza, Guarín, João Moutinho, Defour, Belluschi, Hulk, Varela, Cristian Rodríguez, Djalma, Kléber
24/08/2011 – Comentário de Pinto da Costa sobre o ruído exagerado à volta das arbitragens
Na óptica do líder do FC Porto, o excesso de ruído em torno da arbitragem neste início de campeonato só descredibiliza o futebol, atribuindo responsabilidades a alguns comentadores de programas televisivos.
"Há pseudo-intelectuais a falar de futebol como se percebessem alguma coisa do assunto e a darem opiniões ridículas sobre arbitragem. Estão a chegar fogo ao futebol, são incendiários que julgam estar a fazer um grande papel. Criam um clima insustentável aos próprios árbitros, que têm sido uns heróis."

3 comentários:

Gaspar Lança disse...

Relativamente ao sorteio da Liga dos Campeões, acabámos por ficar inserido num grupo sem tubarões. O Shakhtar e o Zenit são as equipas que prometem roubar-nos pontos, e certamente que as deslocações à Ucrânia e à Rússia não serão nada fáceis mas acredito na passagem aos oitavos-de-final no primeiro lugar.

Um abraço

Dragaoatento disse...

Sim Gaspar Ribeiro Lança, estou convencido que se tudo correr normalmente o FC Porto ficará em primeiro lugar no grupo.

Dragaoatento disse...

Boas!

Prezado David José Pereira, por aquilo que me apercebi não és portista e como tal não é lógico que te queiras misturar com os dragões.

Mas és bem-vindo e terei sempre muito gosto em publicar os teus comentários desde que sejam construtivos.

Cumprimentos e até sempre!