domingo, 4 de agosto de 2013

Por falar de Penalties

04/08/2013 - Hoje vou falar de grandes penalidades, ou seja, daquilo que eu mesmo não sendo profissional, mas simplesmente um adepto atento de futebol, entendo dever fazer-se, resultante da minha observação:
 
1 - Para se ser um bom marcador de grandes penalidades é preciso ter em atenção três coisas: técnica (chutar com potência e precisão), serenidade e convicção.
 
2 - Na minha opinião o lance da grande penalidade acaba por ser uma espécie de duelo entre o guarda-redes que procura defendê-lo e o avançado que está em vantagem e que quer obter o golo. Como é evidente nos castigos máximos, o avançado está nitidamente em vantagem.

3 - Relativamente à actuação do guarda-redes. Se eu fosse treinador de futebol diria o seguinte ao guarda-redes:
a) Pelo gesto assumido pelo marcador do penalty tenta perceber qual o lado para onde o adversário vai bater a bola e lanças-te para esse lado.
b) Ou simplesmente, lanças-te para um dos lados ao calhas a ver se acertas .
Esta situação tem como inconveniente o facto dos avançados experientes serem mestres a iludirem os guarda-redes, fingindo chutar para um lado e acabando por chutar para o outro.
 
4 - Agora o meu critério preferido. Diria ao Goal-keeper: um penalty se for bem marcado é praticamente indefensável, isto no caso do marcador do castigo máximo chutar com potência e precisão. Portanto o meu amigo só vai tentar mexer-se quase em simultâneo com o momento em que o pontapé é desferido, porque se o marcador chutar com potência e precisão será golo de certeza e por isso nada a contestar, se porem o marcador é do tipo que privilegia a precisão e que chuta mais em habilidade, o goal-keeper se tiver serenidade e óptimos reflexos, ou seja, velocidade de reacção, tem mais possibilidades de acertar com a direcção da bola e defender o castigo máximo.
 
5 - Já ao marcador especialista diria: procura chutar com potência e precisão procurando ao mesmo tempo iludir o adversário simulando o gesto de chutar para a direita e na realidade chutar para o contrário, ou seja, a esquerda.

Sem comentários: