domingo, 11 de agosto de 2013

Supertaça Cândido de Oliveira - FC Porto 3 Vitória de Guimarães 0

Gostei do jogo, do futebol dinâmico e acutilante da equipa do FC Porto versão Paulo Fonseca!
A versão Vítor Pereira privilegiava a posse e a contenção, o que por vezes era fastidioso e irritante. 
Já o Mr. Paulo Fonseca pelo contrário, começou por conseguiu ganhar a confiança do Plantel de modo a mobilizar os jogadores para o seu projecto, e a seguir, tratou de incutir no espírito dos jogadores os seus conceitos do futebol, conforme as suas concessões do jogo. O resultado está a ser empolgante, está a começar a entusiasmar os adeptos portistas, e a levá-los aos estádios.
Só me falta saber por quando tempo se vai manter este tipo de futebol fulgurante!
É que os jogadores são seres humanos e por isso vulneráveis às solicitações da sociedade de consumo. Em alta competição é preciso uma grande dose de profissionalismo para se conseguir resistir às tentações da vida fácil, e manter os índices: físicos e mentais sempre em alta. Veremos portanto no futuro qual o comportamento dos profissionais do FC Porto e por quanto tempo vão conseguir manter o alto nível das suas exibições.
Pessoalmente gosto do futebol dos jovens promissores: Kelvin, Iturbe e Quintero, pelo que gostaria que Paulo Fonseca conseguisse fazer deles grandes futebolistas.
 
10/08/2013 - No encontro de arranque da época oficial, os Dragões bateram com autoridade o Vitória de Guimarães (3-0) e conquistaram um inédito penta na Supertaça e a 20.ª taça em 33 edições oficiais da prova.
A exibição foi segura e o resultado não deixa margem para dúvidas. O domínio portista foi total – os vimaranenses não dispuseram de nenhuma ocasião clara de golo – e, para além da maior valia técnica, os jogadores azuis e brancos foram sempre mais rápidos, mais fortes e mais determinados. A Supertaça segue para o novo Museu do clube e é ainda o primeiro troféu da carreira do treinador Paulo Fonseca, assim como de Licá, que marcou o primeiro golo da época. O único reforço a ser incluído no “onze” assinou o 1-0 logo aos cinco minutos, o que, em boa verdade, tornou o triunfo azul e branco muito mais fácil.
O primeiro capítulo do encontro foi o primeiro golo do FC Porto: o lançamento lateral de Fucile encontrou Lucho sozinho na direita (depois de Jackson disputar a bola com um defesa contrário) e o argentino serviu Licá na perfeição. O português desviou para o fundo da baliza e despertou a festa num estádio praticamente cheio e com uma esmagadora maioria de portistas.
Não foi com surpresa que Jackson fez o 2-0, aos 17 minutos, depois de um cruzamento irrepreensível de Varela. À terceira foi de vez: em cima do intervalo, Lucho aproveitou um desentendimento entre o guarda-redes vimaranense e um defesa para desferir um remate indefensável de pé esquerdo. O Vitória não teve qualquer oportunidade para reagir no segundo tempo, face a um FC Porto que manteve quase sempre a posse de bola e teve momentos de futebol entusiasmante.

FICHA DE JOGO - Supertaça Cândido de Oliveira - Estádio Municipal de Aveiro

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Assistentes: Rui Licínio e João Silva
Quarto árbitro: Rui Silva (Vila Real)

FC PORTO: Helton; Fucile, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho (cap.); Varela, Jackson Martínez e Licá
Substituições: Varela por Josué (63m), Defour por Quintero (76m) e Licá por Kelvin (86m)
Não utilizados: Fabiano, Maicon, Ghilas e Herrera
Treinador: Paulo Fonseca

VITÓRIA DE GUIMARÃES: Douglas (cap.); Pedro Correia, Josué, Paulo Oliveira e Addy; Moreno, André e Barrientos; Marco Matias, Tomané e Crivellaro
Substituições: Crivellaro por Leonel Olímpio (intervalo), Tomané por Maazou (intervalo), e André por Ricardo (76m)
Não utilizados: Assis, Freire, Luís Rocha e Hernâni
Treinador: Rui Vitória
Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Licá (5m), Jackson (17m) e Lucho (45m)
Cartões amarelos: Moreno (81m)
Cartões vermelhos: nada a assinalar


"REFORÇÁMOS A NOSSA CONFIANÇA"



Paulo Fonseca:"Gostava de dizer que o FC Porto reforçou hoje o seu estatuto de clube com mais títulos em Portugal. Foi uma exibição muito conseguida da nossa parte. Penso que realizámos aqui um bom jogo. Não houve demérito do adversário, houve bastante mérito nosso. Reforçámos aqui a nossa confiança para a época que aí vem. Gostava de dar os parabéns à moldura humana que se apresentou aqui, a este público magnífico - incluindo os apoiantes do Vitória. Uma menção especial aos nossos 20 mil adeptos que se deslocaram aqui para apoiar o FC Porto; o futebol em Portugal devia ser assim em todos os jogos."Licá: "Estou muito feliz com esta vitória e vou festejar com os meus colegas. É muito cedo para falar das expectativas para a época. A verdade é que todos trabalham da mesma maneira para chegar ao fim-de-semana e jogar. Tive a felicidade de o treinador apostar em mim e acabei por fazer um golo. Chegar ao FC Porto, marcar um golo e levar a Supertaça é um sonho tornado realidade."
Nesta análise Otamendi surge como o artífice da jogada

Sem comentários: