terça-feira, 6 de maio de 2014

Ao novo treinador dos Dragões: sê benvindo Lopetegui

06/05/2014 - Finalmente aconteceu o que todos os portistas esperavam: o FC Porto convocou os jornalistas para uma conferência de imprensa e o Presidente do FC Porto tomou a palavra para mais uma vez anunciar a chegada dum excelente treinador e reacender a chama do Dragão.

Dito isto, vamos às novidades:

1 - Foi apresentado à Imprensa o novo técnico Lopetegui responsável pelo futebol profissional que será coadjuvado pelo nosso excelente Rui Barros.

2 - Pelo que pude avaliar através do seu CV, este técnico espanhol de futebol, tem o perfil certo, estatuto e prestígio para treinar os craques portistas.

3 - Resta-me dar-lhe as boas vindas, que tenha muita sorte e seja suficientemente feliz para ficar na história do clube azul e branco

Tem a palavra o Presidente do FC Porto: Jorge Nuno Pinto da Costa


Não ganhar como é costume. Esse foi o falhanço. Quando o FC Porto ganha ganham todos, quando não se ganha cada um tem também a sua responsabilidade. Falhou porque não ganhou".

Para dar a volta à situação, Pinto da Costa escolheu um treinador espanhol. A nacionalidade, garantiu, podia ser qualquer uma. "O futebol é universal e o FC Porto comigo já teve êxitos internacionais com treinadores portugueses, mas também com treinadores estrangeiros. Não tem que ser português ou espanhol, mas sim competente e enquadrar-se nos nossos desejos e ambição. Senti que estava identificado com o nosso projeto. Se fosse francês ou italiano era absolutamente indiferente".

Presidente diz que o Lopetegui é a escolha certa para iniciar novo capítulo vitorioso, daí um contrato de três épocas.
Pinto da Costa falou aos jornalistas durante a cerimónia de apresentação de Julen Lopetegui como novo treinador do FC Porto, com quem o clube assinou um contrato de três temporadas. O líder dos dragões demonstrou grande confiança no capítulo que agora arranca e deixou críticas a pessoas que considera "hostis ao FC Porto".
"É com todo prazer que vos apresento o novo treinador e creio que não precisará de muita explicação em face da sua carreira vitoriosa em Espanha. Depositamos nele a máxima confiança, daí termos feito um contrato de três anos, porque queremos construir uma equipa sólida e com garantias de que nos próximos anos seremos o que normalmente temos sido. Queremos continuar a perder de vez em quando e não passar a ganhar de vez em quando. Apresenta-se aqui hoje a equipa técnica, de que fará parte também Rui Barros , um homem da casa", começou por dizer Pinto da Costa. "Quando falei com o mister disse que era a minha primeira, segunda e terceira opção. Não dei margem para dizer que não. Tive a preocupação de garantir Lopetegui e garantir Luís Castro na equipa B", acrescentou.

"Estamos preparados para enfrentar o futuro. Temos muita gente hostil ao FC Porto e naturalmente que isso para nós não é um obstáculo, mas sim um estímulo. Estou preparado e com espírito como se fosse iniciar novos 32 anos à frente do FC Porto. Há pessoas que são pagas para dizer mal, se disserem bem vão para o desemprego. Espero que vivam muitos anos e que tenham necessidade de nos combater. Estamos todos preparados para mais este desafio, com grande vontade de o vencer e entusiasmo. É isto que esperamos igualmente de Lopetegui", finalizou.

O novo treinador:  Ulen Lopetegui: "Jogadores têm que ser protagonistas"

Julen Lopetegui, novo treinador do FC Porto, começou por revelar "satisfação" por ter a oportunidade de representar um clube desta grandeza. "Estou ansioso por falar em português, mas vou tentar exprimir-me o melhor possível. Estou orgulhoso por estar neste clube e deixo palavras de reconhecimento ao anterior treinador do FC Porto, Luís Castro", começou por dizer o treinador espanhol de 47 anos.

Questionado sobre o estilo de jogo que normalmente adota, o técnico espanhol revelou:

"Vamos analisar muitas coisas do que se passou este ano, vamos falar, ouvir e tomar decisões. Obviamente, temos uma ideia de jogo, queremos transmitir uma filosofia ganhadora sempre tendo em conta os jogadores que o FC Porto tem e as suas características, sempre com vontade de ser protagonistas em todas as competições, em todos os jogos e queremos jogadores que queiram ser protagonistas".

"É um prazer, um orgulho, uma responsabilidade muito grande e um desafio enorme fazer parte da história deste clube", acrescentou Lopetegui, fazendo ainda um "agradecimento ao presidente do FC Porto, Pinto da Costa, "por ter confiado" nele para "assumir este projeto".Treinador espanhol garantiu que a planificação da próxima época não começará a ser feita esta semanaE o técnico espanhol explicou as razões desta decisão:

"Há um jogo histórico, um clássico, no próximo sábado [com o Benfica, às 18 horas, no Estádio do Dragão] e por isso vamos respeitar. Não vamos falar para já de jogadores para a próxima época", disse.

A uma pergunta do jornalista de O Jogo, relacionada com o facto do também espanhol Victor Fernandez ter tido bons resultados a nível internacional [conquistou a Taça Intercontinental], mas ter falhado a nível interno, tendo reconhecido que não conhecia bem o futebol português, Lopetegui explicou como vai tentar ultrapassar o pouco conhecimento que tem da nossa Liga. "O meu trabalho é conhecer rapidamente o futebol português. Gosto da Liga portuguesa, vejo muitos jogos, tem jogadores magníficos, equipas fantásticas, vamos tentar construir a nossa história, o nosso futuro, temos que nos preparar nesse sentido", afirmou Lopetegui, que prometeu "construir uma equipa sólida" para que "um clube habituado a ganhar volte a triunfar".

Sem comentários: