terça-feira, 30 de agosto de 2011

O mercado em Agosto e as transferências de jogadores forçadas pelos empresários

Há uma coisa que me intriga, e que é o facto de nos casos dos: Messi, Iniesta e Xavi que são jogadores excepcionais, não apareçam uns quaisquer mecenas a tentar contratá-los, por assim dizer, roubá-los ao Barcelona! Embora o Barça seja um clube com grande capacidade financeira, há no panorama internacional, outros clubes ainda com mais dinheiro para investir...! 
E a razão de não existirem ofertas para as jóias da coroa dos blaugrana, e que me faz pensar, talvez seja o facto de me parecer existir em Barcelona (La Masia) uma cultura blaugrana desde a formação, que incute nos seus jogadores o amor à camisola e à Catalunha, sendo considerada alta traição qualquer tentativa de tentar sair do clube. A confirmar o que digo lembrem-se do caso do Figo que foi acusado de peseteiro quando se transferiu para o Real, a guerra que eles fizeram, o que eles disseram...! 
Pergunto: não seria possível o FC Porto, à semelhança do que acontece com o Barça, tentar criar uma certa mentalidade azul e branca, e se não amor, pelo menos respeito à região onde está inserido o FC Porto. Isto se bem que principalmente na formação, mas também naqueles jogadores que vêm para o clube para se promoverem? Quanto mais não seja o dever de mostrar gratidão ao clube que os promoveu.
 Porque se por um lado não se deve cortar as pernas a ninguém, também me parece justo que os atletas que vêm para evoluir e valorizar-se, aceitem compensar o clube que gastou rios de dinheiro em estruturas e equipamentos, admitindo a sua transferência só com o acordo do FC Porto e sem forçar a nota...!
PS - Na sua crónica no jornal holandês De Telegraaf, Johan Cruyff teceu rasgados elogios ao FC Porto e pergunta "porque não há igual na Holanda." Segundo o ex-craque mundial, que viu o jogo da Supertaça Europeia, este FC Porto "vai obter de novo bons resultados europeus" e "é a prova de que com uma política inteligente e racional se pode estar sempre ao lado dos grandes da Europa."

3 comentários:

eumargotdasilva disse...

Para a sua pergunta a resposta é : porque o Porto precisa de vender jogadores!
Lembra-se do Lucho?
O amor às vezes é uma seca!...

Dragaoatento disse...

reine margot!

O Barça de vez em quando também precisa de vender para comprar outros.
O que acontece é estas situações só se realizam quando convém aos blaugrana, porque existe uma cultura nos jogadores que lhes é transmitida em La Masia...!

Dragaoatento disse...

reine margot!

Proponho-lhe que dê uma vista d'olhos ao meu post:

La Masia Centro de Formação de jogadores do Barça!

Onde os jogadores são incentivados a respeitarem a Catalunha...!

Saudações portistas!