segunda-feira, 31 de maio de 2010

Futebol: Espectáculo por sistema

A poucas horas da oficialização do acordo com André Villas-Boas, os adeptos do FC Porto interrogam-se sobre que tipo de futebol irão apreciar ou que tipo de sistema táctico irá ser adoptado no Dragão. Para esclarecer todas as dúvidas, o próprio Villas-Boas responde. "Quero implementar um futebol agradável, de ataque, de espectáculo". Convém dizer que a resposta tem cinco meses e resultou de uma insistência sobre a táctica preferida do treinador, na entrevista concedida a O JOGO, a única que deu desde que iniciou a carreira como treinador principal, numa altura em que a Académica espantava a Liga Sagres pelo atrevimento do seu futebol. Nesta entrevista, Villas-Boas não se comprometeu verbalmente com nenhum sistema táctico por uma razão simples: "o futebol exprimir-se-á sempre como um todo e nunca apenas pela vertente táctica". Olhando para os jogos da Académica ao longo da última época, contudo, a resposta está escarrapachada: é o 4x3x3. Sendo adepto de um futebol de ataque e que privilegie o espectáculo, é lógico que o sistema mais vezes usado só podia ser este, até porque é, talvez, o que melhor se adapta às características dos jogadores mais comuns no campeonato nacional. "A cultura do futebol português aprecia a excelência técnica, a criatividade e a posse. A nossa ideia de jogo de qualidade e futebol espectáculo baseia-se nesses três itens e que se traduzem em equipas como a Holanda, o Barcelona ou o FC Porto de 2002/03, que venceu a Taça UEFA", disse na mesma entrevista. Por curiosidade, em 2002/03 André Villas-Boas estava, por indicação de Mourinho, no gabinete de observação de adversários e espiou todas as equipas que o FC Porto defrontou na caminhada até Sevilha. Apologista da máxima que "o futebol é muito mais decidido pelos jogadores do que pelos treinadores", Villas-Boas costuma tentar contrariar um resultado negativo com uma mudança táctica. A perder, e isso viu-se nos jogos com o FC Porto e o Benfica, por exemplo, o treinador tirou um central e meteu um médio-ofensivo. A equipa ficou em 3x4x3. Exemplos. 

Frases "A cultura do futebol português aprecia a excelência técnica, a criatividade e a posse. A nossa ideia de jogo de qualidade e futebol espectáculo baseia-se nesses três itens" "Quero implementar um futebol agradável, de ataque, de espectáculo" "O futebol exprimir-se-á sempre como um todo e nunca apenas pela vertente táctica" "O futebol é muito mais decidido pelos jogadores do que pelos treinadores"

André Villas-Boas, Treinador
Tomaz Andrade (n'OJOGO)

PS - Extracto retirado do Reflexão Portista
No dia em que O JOGO anunciou que André Villas-Boas está por horas, constata-se que Domingos continua a liderar as preferências das mais de 2270 pessoas que participaram na votação que vimos promovendo no 'Reflexão Portista' há algumas semanas e que vai encerrar amanhã.

Sem comentários: