sábado, 6 de março de 2010

Jesualdo Ferreira perdeu uma equipa em 4 anos


Imagine-se que nos números apresentados no estudo ao lado estariam incluídas as receitas provenientes da transferências de jogadores. Ora, nesse caso o FC Porto subiria automaticamente vários lugares no ranking, talvez ao mesmo ritmo que o Real Madrid desceria por cada compra de estrelas... No estudo anual apresentado pela Deloitte, os clubes mais bem posicionados colocam-se no mercado de transferências quase que exclusivamente como compradores, enquanto o FC Porto tem tido uma política antagónica ao ser um dos principais vendedores a nível mundial.
Desde que Jesualdo Ferreira pegou na equipa há quatro épocas, o FC Porto perdeu praticamente um onze completo: nestas contas de subtrair, onde só há espaço para jogadores indiscutíveis, faltou vender um guarda-redes, mais um defesa-central e outro extremo. Nos restantes oito jogadores, os portistas facturaram 166,6 milhões de euros, ou seja, um valor quase três vezes superior aos "proveitos operacionais" - dissecados aqui ao lado - que os dragões amealharam ao longo da temporada de 2008/09.
Curiosamente, no jogo de hoje com o Olhanense, Jesualdo Ferreira vai contar apenas com dois jogadores que resistiram à erosão provocada pelos últimos quatro anos: Helton e Bruno Alves. Podia ter mais dois, mas Fucile e Raul Meireles ficaram a descansar para Londres.

166,6

Valor, em milhões de euros, resultante das transferências de oito titulares durante as quatro temporadas sob o comando técnico de Jesualdo Ferreira

Pedro Marques Costa n'OJOGO

Sem comentários: