terça-feira, 23 de março de 2010

Uma questão de potencial


Durante os últimos anos, durante quase toda a última década, os adeptos do FC Porto viveram sob a pressão constante de terem de lidar com a enorme margem que a sua equipa tinha para piorar. Tome-se a última época como ponto de partida: depois de vencer o campeonato, depois de ganhar a Taça de Portugal e de garantir a presença nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, onde só caiu aos pés do Manchester United de Cristiano Ronaldo, Rooney e companhia, o potencial para fazer pior esta temporada era enorme. Ora, se nos últimos anos o FC Porto foi capaz de se reinventar a si próprio para contrariar esse potencial e se afirmar consistentemente como a melhor equipa portuguesa, este ano parece inevitável entregar esse título a outros. Claro que ainda há a Taça de Portugal para ganhar, mas, no contexto actual, convém aos adeptos do FC Porto não darem nada por garantido. Ou quase nada. Afinal, tal como aconteceu aos principais adversários durante os últimos anos, as coisas estão tão mal que, por uma vez, é garantido que têm muito por onde melhorar.

Jorge Maia n'OJOGO

1 comentário:

Dragaoatento disse...

Prezado Rui, ainda não li o artigo do Miguel na sua totalidade porque ainda não o encontrei na Net, mas vou tentar encontrá-lo para quanto mais não seja ficar ao corrente.
Quero desde já salientar que não obstante gostar de ler os seus textos acho que o Miguel por vezes exagera, ou seja, nem sempre vê bem o problema(acerta).
Agora se me permite gostaria de emitir a minha opinião sobre o Jesualdo. Acho que é um treinador de nível médio. Não é por acaso que só obteve êxito aos 60 anos. A mim parece-me ser um treinador demasiado macio, incapaz de grandes rasgos.
Na minha opinião o melhor treinador de todos os tempos no FCP e que pode servir de bitola para futuras contratações,foi o Pedroto (um exemplo), logo seguido do JMourinho e do Bob Robson.
Alem destes tb tivemos alguns jeitosos: Flávio Costa, Artur Jorge, Carlos Alberto Silva, António Oliveira,o próprio Jesualdo...etc.
É certo que o Jesualdo conseguiu ganhar 3 campeonatos nacionais...
mas analisando os acontecimentos passados e actuais pergunto-me se o sucesso do Jesualdo no FC Porto não se deveu mais ao demérito dos adversários do que ao mérito dele Jesualdo.
Relativamente às contratações de jogadores feitas pela direcção do FCP, acho que neste momento se fizermos uma avaliação cuidada, as apostas positivas ainda são em maior número, mas as negativas já são bastantes. Pode-se dizer que os dirigentes acertaram nas contratações do Lucho, do Lisandro,do Fucile, do Álvaro Pereira, do Varela, do Falcao e agora do Rubem Micael. Em contra partida pelo menos para já, as do Valeri, do Tomás Costa e do Prediger, Mariano, e do Guarin, dificilmente se justificam, por serem jogadores de nível médio e como esses existem muitos em Portugal e até saídos da formação.

Também gostaria de chamar a sua atenção para o facto dos lampeões esta época estarem melhor apetrechados do que nós Dragões.Têm melhor treinador, melhor equipa e melhor banco.
É evidente que sou alérgico a certas gentes(detesto c.social) encarnadas, mas tenho de reconhecer mérito na acção do Jorge Jesus e na do Rui Costa.É que se fosse só a nível interno, eu até poderia considerar que estão a ser levados ao colo pelas arbitragens, mas infelizmente o mérito deles tb se manifesta a nível externo (Europa).

Quanto à actual direcção. Acho que ou andam a dormir, ou estão distraídos.
Para ser franco o único membro que me inspira confiança dada a sua experiência e competência é o Pinto da Costa.
Até posso estar errado, mas pelo que vejo, os outros, podem ser bons gestores, grandes advogados...etc...agora quanto a conhecimentos sobre futebol e exigência de alta competição, não passavam no meu exame.
Esta minha afirmação deve-se ao facto de ter assistido durante muitos anos a muitos treinos ministrados por muitos treinadores e aprendi a distinguir os bons dos medíocres, quanto a métodos de trabalho (poderia citar exemplos mas não quero ser demasiado extenso).

Apesar de haver muita gente a referir que o problema é falta de motivação, tb acho e os últimos resultados provam que o Plantel está a ser mal preparado e mal treinado.

Saudações portistas