segunda-feira, 1 de março de 2010

SCP 3 FC Porto 0

28/02/2010
Em primeiro lugar quero frisar que aconteceu aquilo que eu tinha previsto: a actuação do João Ferreira foi vergonhosamente caseira. Facto este, que afinal, pareceu ser precisamente aquilo que o presidente da arbitragem, Vítor Pereira, pretendia ao nomear para este jogo um árbitro que esta época já prejudicou o FC Porto várias vezes.
Por outro lado, também temos de reconhecer que a equipa Azul e Branca neste jogo esteve irreconhecível. Não demonstrou: nem carácter, nem atitude, nem chama, jogou à imagem do seu treinador. 
Começou por encarar o jogo com alguma displicência, e depois quando as coisas principiaram a correr mal, pareceu ficar surpreendida, até algo amedrontada perante a impetuosidade (agressividade), velocidade dos jogadores do Sporting! O que me leva a pensar que quando a equipa dos Dragões defronta adversários duros e raçudos se deixa atrofiar. Pelo menos é a sensação que dá a quem os vê jogar.
Depois já aqui (neste blog) referi que na equipa do FC Porto os avançados ( salvo raras excepções) defendem pouco e mal, e o seu meio-campo além de defender mal é também um meio-campo muito macio. Aliás o seu treinador já chegou a confessar publicamente que no Plantel ninguém gosta de defender, e, portanto ele Jesualdo Ferreira é incapaz de fazer inverter esta mentalidade.
Há ainda outras questões que considero importantes e às quais o Jesualdo Ferreira não deu resposta. É que analisando o jogo viu-se que a equipa do Sporting levou para o relvado a lição bem estudada. E aqui há mérito do Carvalhal que demonstrou ter estudado e conhecer bem os processos de jogo da equipa do Jesualdo Ferreira, pois deu instruções à sua equipa para fechar bem as faixas laterais de modo a manietar a equipa do FCP não a deixando jogar pelos flancos onde é mais forte, e, procurou aproveitar as tais debilidades que referiu ter detectado na equipa adversária. Pelos vistos essas debilidades existem mesmo, porque o Carvalhal acertou em cheio, pois conseguiu que os leões marcassem três golos sem resposta.
Para finalizar, na minha opinião claro, declaro que quem joga assim, infelizmente, não merece ser campeão!
Análise do FC Porto-site ao jogo 
O FC Porto perdeu, este domingo, no terreno do Sporting, por 3-0, em jogo da 21.ª jornada da Liga. Os Dragões foram bastante infelizes, sofrendo golos em momentos cruciais do encontro, quando até dominavam a partida. Pelo meio, ainda houve um pénalti por assinalar e várias decisões de critério discutível por parte do árbitro João Ferreira.
Os lisboetas demonstram uma agressividade competitiva raramente vista durante a presente temporada, podendo dizer-se que tomaram este embate como um dos mais importantes da época. Pior ainda, o FC Porto não pôde abordar o jogo da mesma forma, já que, em várias ocasiões, faltas merecedoras de amarelo por parte dos sportinguistas ficaram pelo «castigo mínimo». Recordamos, neste âmbito, lances de Liedson e Izmailov (aos 37 e 39 minutos), que não terminariam a partida.
Os azuis e brancos até entraram bem no encontro, mas sofreram um golo aquando do primeiro remate do adversário, na sequência de vários ressaltos. Para além disso, Izmailov está em fora de jogo, após passe de João Moutinho, que depois origina o tento. Dois minutos depois, há uma mão de Abel nas costas de Falcao, em plena grande área do Sporting. Ou seja, era pénalti, e a história deste desafio poderia (e deveria) ter sido bem diferente. A partir daqui, o filme já estava condicionado.

Dos 20 minutos em diante, os Dragões «pegaram» claramente no jogo, em busca da igualdade. Aos 28 minutos, Falcao isola-se, mas João Ferreira assinala fora de jogo inexistente. Aos 33 minutos, Varela ganha a bola em zona perigosa, sobre Abel, sem falta. O juiz parou o jogo e assinalou algo que ninguém viu. Em cima do intervalo, o Sporting fez o 2-0, por Izmailov. Seguindo os critérios de João Ferreira, seria falta de Grimi sobre Mariano, no início do lance.

Perante este quadro, o FC Porto só ti
nha de entrar na segunda parte disposto a dar a volta à situação. Porém, o adversário voltou a marcar no primeiro remate à baliza. Ainda assim, o balde de água fria não impediu os Dragões de tentarem o golo e, aos 58 minutos, um corte milagroso de Grimi impediu Varela de facturar.

FICHA DE JOGO

Sporting-FC Porto, 3-0
Liga 2009/10, 21.ª jornada
28 de Fevereiro de 2010
Estádio José Alvalade, em Lisboa

Árbitro: João Ferreira (AF Setúbal)
Assistentes: Luís Ramos e Nuno Roque
Quarto árbitro: João Capela 

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Daniel Carriço e Grimi; Pedro Mendes, Izmailov, Miguel Veloso e João Moutinho; Yannick e Liedson
Substituições: Daniel Carriço por Polga (74m), Miguel Veloso por Adrien (77m) e Izmailov por João Pereira (90m)
Não utilizados: Tiago, Saleiro, Matías Fernández e Pereirinha
Treinador: Carlos Carvalhal

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Tomás Costa, Raul Meireles e Ruben Micael; Varela, Falcao e Mariano
Substituições: Raul Meireles por Belluschi (46m), Mariano por Rodriguez (57m) e Ruben Micael por Guarín (57m)
Não utilizados: Nuno, Valeri, Nuno André Coelho e Miguel Lopes
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Yannick (6m), Izmailov (45m) e Miguel Veloso (47m)
Disciplina: cartão amarelo para Miguel Veloso (12m), João Moutinho (16m), Bruno Alves (17m), Yannick (30m) Belluschi (73m), Helton (76m), Izmailov (77m), Liedson (78m) e Alvaro Pereira (90m).



JESUALDO FERREIRA: «VAMOS CONTINUAR A LUTAR»

No rescaldo do jogo deste domingo, em Alvalade, Jesualdo Ferreira destacou o mérito do Sporting e o demérito do FC Porto no desafio de hoje, afirmando que os Tetracampeões vão continuar a lutar com firmeza.

«Resultado é consequência da exibição. Fizemos um mau jogo. O Sporting foi feliz logo no inicio do jogo. Tivemos erros e não fomos capazes de reagir. Os momentos dos golos foram determinantes. Perdemos este jogo com mérito do Sporting e demérito nosso. Ainda somos campeões. Enquanto os pontos permitirem lutar por esse objectivo, vamos continuar a lutar. Encerrámos um ciclo de 15 jogos com uma única derrota. Os três pontos estão bem entregues. Esta foi a primeira semana desde 2 de Janeiro sem um jogo a meia da semana. Todas as equipas passam por estas situações, especialmente as que jogam com o ritmo e a intensidade a que joga a nossa. Não vou falar sobre a nomeação do árbitro, pois depois as pessoas iam dizer que estava a colocar algo sobre a vitória do Sporting. Perdemos e ponto final».

6 comentários:

Dragaoatento disse...

O meu comentário

Jesualdo Ferreira destacou o mérito do Sporting e demérito do FC Porto.

E eu digo demérito sim mas do Jesualdo Ferreira e não da equipa. A equipa jogou mal porque o adversário detectou debilidades defensivas na equipa do FCP e tirou partido delas, conseguindo marcar 3 golos sem resposta. Por outro lado demonstrou ter um conhecimento perfeito dos pontos fortes da equipa do FCP, pelo que engendrou uma estratégia eficaz para manietar a equipa azul e branca e conseguiu atingir o objectivo, ao fechar bem as faixas laterais, não deixando os dragões jogar pelos flancos, que é o seu ponto forte.
Conclusão: o Jesualdo demonstrou hoje não ser capaz de criar uma táctica eficaz para opor ao adversário a defrontar!

dragao vila pouca disse...

Monteiro, o único demérito do Jesualdo tem a ver com as fragilidades mentais da equipa e mais nada. Quando os jogadores erram tanto, que pode fazer o treinador? Tirar toda a equipa do campo?

Um abraço

Pedro Silva disse...

Caro Amigo, eu já tinha avisado desde o meio da Temporada anterior que este cenário poderia ser uma realidade caso o Dragão não mudasse o seu rumo e se reforçasse verdadeiramente e não para a Comissão.

Custa-me ver o Ulkra, Castro e Tengarinha a brilharem no Olhanenses e ter no Porto toscos como o Mariano, Guarin, Tomás Costa, "aleijados" como o Valeri que vieram para o "SPA" para recuperar e Prediger que veio substituir o cliente habitual do Mac Donald Bollati.

Foram muitos erros que agora custaram um Penta ao Dragão. Mas mesmo assim o FC Porto ainda pode ganhar a Taça de Portugal, ir bem longe na Liga dos Campeões onde não tem nada a perder e tudo a ganhar.

Deixei a Taça dos Treinos de lado porque aquilo é uma bruta de palhaçada para agradar ao Benfica. Se o FC Porto a ganhar que a atire ao Rio Tejo aquando da sua viagem de regresso ao Porto.

Vamos a ver quem ganha o campeonato. Eu quero que seja o Braga, não por causa da rivalidade nem pelo facto de haver muitos Benfiquistas que não sabem ganhar e muito menos perder (a estes dou o desprezo total), mas sim porque o Braga merece ver o seu esforço compensado apesar de uns certos "tipos" o terem tentado tramar ao suspenderem o seu Jogador Vandinho.

E o mais engraçado é que o Benfica vai ficar sem pilhas ainda antes do fim da temporada e ainda tem de receber o Braga, o Sporting e visitar o Dragão...

Perder o Penta não é o Fim do Mundo como muitos Parolos de Vermelho andam para ai a cantar pela Net fora. Vai servir para o Dragão renascer e voltar a ganhar mais 4 ou 5 Campeonatos seguidos sem falar nas Campanhas Europeias, sejam elas na Liga dos Campeões ou na Liga Europa. Lembrem-se do 1º ano de Mourinho.

Claro que a Era de Jesualdo terminou. Fez muito pelo FC Porto e estou-lhe agradecido, mas está na hora de sair... Está na hora de dar lugar ao Vilas Boas.

Cumprimentos e saudações Portistas!!!

meirelesportuense disse...

Meu caro, estou completamente desiludido e envergonhado com o resultado de Alvalade.

meirelesportuense disse...

Meu caro, estou completamente desiludido e envergonhado com o resultado de Alvalade.

Dragaoatento disse...

Meirelesportuense! Como eu te compreendo! Pois sinto o mesmo...!

Um abraço