quinta-feira, 6 de maio de 2010

"Benfica foi a melhor equipa; o tempo de Jesualdo acabou" - Rui Moreira


(com som)
 Pedro Figueiredo em A Bola

Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, mostrou-se hoje, no Estoril Open, muito crítico em relação à gestão de Jesualdo Ferreira no FC Porto. Para Moreira, Jesualdo deve sair e ser substituído por um estrangeiro «à moda de Adriaanse».
O também colunista de A BOLA e comentador de TV, apontou caminhos para o futuro do seu clube, o FC Porto, reconhecendo que a vitória do último fim de semana, sobre o Benfica, foi um prémio de consolação para «um ano que não correu nada bem». «Este campeonato está entregue à melhor equipa, à que praticou o melhor futebol (!). No próximo ano espero que FC Porto volte a ser a melhor e que tenha a oportunidade de o ser. O Benfica teve mérito, a melhor equipa, o melhor treinador, mas se não tivessem acontecido certas coisas o FC Porto teria tido a oportunidade de competir até mais tarde», disse.
Rui Moreira não dramatiza o facto de os dragões não irem à liga dos campeões na próxima época - «o FC Porto vai ter de reorganizar estrutura de custos, mas um ano não é grave» - e deixou bem claro que «o tempo de Jesualdo Ferreira acabou». E explicou porquê: « O professor Jesualdo Ferreira disse sempre que foi ele que avalizou todas as compras e vendas de jogadores. Tenho de acreditar nisso. O erro dele este ano foi manter sistema rígido. Jogou como se tivesse o Lucho e desde que teve lesões e castigos foi obrigado a mudar sistema e ganha os jogos todos. Foi responsável pelo volume da derrota em Londres, ao meter Nuno André Coelho no meio-campo. Por tudo isso, não é o meu favorito para ser o treinador do FC Porto».
O empresário defende para o dragão a escolha de um técnico estrangeiro, «à moda de Adriaanse». Afinal, disse, «gostaria de ver mais portugueses, nomeadamente os que estiveram no Olhanense este ano». Rui Moreira, aliás, não teve medo de dizer que «Castro e Ukra têm lugar em qualquer plantel português».
O senador de A BOLA explicou que na próxima temporada o FC Porto «terá de manter a linha», cortando um pouco nas despesas. «Eventualmente poderá vender três jogadores e comprar alguns. Não pode vender Falcao, por exemplo. Gostava que o Beto continuasse, acho o Helton é vendável. Na defesa, não se pode vender os dois centrais titulares. No meio-campo o Raul Meireles é dos que têm valor de mercado dos mais vendáveis. No ataque, se houver mercado para Rodriguez, que tem salários elevados, devia ser vendido».
PS - Tal como sugeriu aqui está a entrevista na integra...! Os sublinhados são meus (!)
Afinal pelos vistos PdaC está enganado ao desvalorizar a possível vitória dos encarnados e ao referir que é a Liga dos túneis e do Pavão vermelho...!

6 comentários:

rui moreira disse...

Obrigado!

Note que, na sua entrevista ao I, o nosso Presidente admite:

"O Benfica vai provavelmente ganhar o campeonato com três pontos de avanço sobre o Sp. Braga. Se tivermos em conta o que se passou nalguns jogos poder-se-ia pôr em causa muita coisa, mas eu não quero ir por aí. Agora acho que o Jesus, com a sua maneira de ser, com espalhafato e entusiasmo, galvanizou o próprio público e a equipa foi atrás. Realmente o grande mérito da vitória do Benfica é do Jesus."

Uma coisa é falar dos túneis e da toupeira (e esse termo fui eu quem o inventou), como aliás falei na minha entrevista, outra coisa é retirar mérito ao adversário, que o teve. como diz o Presidente, "eu não quero ir po aí".
Como eu disse, " O Benfica teve mérito, a melhor equipa, o melhor treinador, mas se não tivessem acontecido certas coisas o FC Porto teria tido a oportunidade de competir até mais tarde".
Pois eu sei que eles nunca nos reconheceram mérito, ao longo de 30 anos, mas acho que também foi por isso que estiveram sempre atrás de nós. se não formos capazes de compreender que eles estiveram melhor, não seremos capazes de dar a volta por cima. É essa, também, a mensagem do Presidente.

Dragaoatento disse...

Caro Rui Moreira,

Sim sei que o Presidente é amigo do JJesus, talvez por isso uma certa benevolência da parte dele ao analisar os feitos da equipa encarnada.
Quanto às prestações da equipa benfiquista quero chamar-lhe a atenção para o seguinte:
1- Sim aceito e admito que a equipa do Benfica fez bons jogos, mas também outros muito facilitados pelas equipas de arbitragem.
Além de expulsarem (intimidarem) os adversários por "dá cá aquela palha" protegeram e de que maneira os jogadores encarnados não permitindo entradas duras dos contrários e em contra partida permitiram casos como o do Luisão que fez do adversário uma bola! Já se esqueceu do murro que o Luisão deu recentemente ao Belluschi no Dragão, impunemente? Meu caro, com ajudas destas até o Carcavelinhos seria campeão.
2- Se meditar bem sobre o assunto constatará que também o FC Porto não obstante todas as maquinações contra a equipa, realizou grandes exibições esta época.
Portanto, mesmo com as lesões d'alguns jogadores se não fosse a acção nefasta do pavão vermelho o título de campeão também nos assentaria bem.

E fiquemos por aqui...

Dragaoatento disse...

Meu comentário deixado no Reflexão Portista e no Renovar o Porto

Quanto ao affaire FG para a Federação não sei se é manobra, veremos no futuro como vão decorrer as coisas...

Quando se metem interesses económicos nos assuntos é para ficar à defesa...

É por factos do género que não confio em certos doutores que circulam pelo Dragão na ânsia de protagonismo.

Neste momento já nada me surpreende.

Agora surgiu o Rui Moreira a referir no A Bola que o campeonato está bem entregue ao Benfica e que esta foi a melhor equipa...!
Sim fez alguns bons jogos, mas foi ajudada em muitos outros pelas equipas de arbitragem. Desde a protecção aos jogadores encarnados até à expulsão dos adversários à mínima que estes fizessem!
Levados ao colo como eles foram, até o Carcavelinhos de Baixo seria campeão.

Cumprimentos

Luis disse...

Tenho consideração pelo Dr.Rui Moreira, até agora.
Espero que não me leve a mudar de ideias. Acho que é um dandy Portuense que não se assume como Tripeiro.E tipo meias tintas, com muita pena minha, porque acho que tem valor para mais.
Neste momento, calado é um poeta.Não acrescenta nada ao sentimento Tripeiro, infelizmente.

rui moreira disse...

Meu caro,
acho que o FC Porto fez, esta época, 2 grandes exibições de futebol: em Guimarães e no dragão com o Braga.
fez uma exibição de grande garra: com o Benfica, no Dragão.

No resto, não concordo consigo. alvalade, matosinhos, funchal (marítimo) foram os pontos baixos, para ñão falar da Luz.

Sempre disse, e voltei a dizer nessa entrevista, que o FC Porto foi prejudicado por arbitros e nomeações, por toupeiras.

Mas, não vou arranjar desculpas. Esta ano, estivemos aquem do que era exigivel. O Benfica esteve melhor, peses embora ter sido beneficiado. Mas agora pergunto-lhe: não é sempre assim???
Se não formos capazes de perceber e assumir isso, não seremos capazes de dar a volta por cima.


um abraço do
Rui Moreira

Dragaoatento disse...

Caro Rui Moreira

Entendi e sei que tem razão com excepção da sua avaliação ao clube do regime. Aceito, embora não concorde, dado que são a maioria que levem o Benfica ao colo, mas esta época foi demais, até mesmo escandalosa a ajuda que prestaram ao Benfica, exageraram (o exagero é estupidez) e de que maneira!
Na minha opinião os adversários foram quase todos uns covardolas, porque aquando das declarações do Costinha deviam ter aproveitado para denunciar,para se revoltarem contra as manobras, a inquinação do campeonato para beneficiar o clube do REGIME!
É que se o critério de vencer o campeonato passar a ser decidido por fazer a vontade à maioria, então deixa de haver interesse na competição.

Um abraço