domingo, 5 de maio de 2013

FC Porto: Entrada forte vale quarta vitória sobre o Nacional


04/05/2013 O FC Porto venceu este sábado no terreno do Nacional, por 3-1, em encontro da 28.ª jornada da Liga, e mantém-se assim na luta pelo título. Os Dragões garantiram o triunfo graças a uma entrada fortíssima na partida e aos 22 minutos já venciam por 3-0.
A entrada em jogo do FC Porto foi avassaladora,
com o adversário - a não conseguir entender-se com a forte pressão do meio-campo azul e branco e com as movimentações do trio da frente, com destaque para Varela, que ressurgiu como titular em excelente plano. Os primeiros remates perigosos foram concretizados por James e Jackson, por duas vezes, mas nenhum acertou no alvo.
A agressividade portista viria a dar frutos aos dez minutos, num lance em grande parte conseguido devido ao esforço de Varela, que não deixou sair pela linha de fundo uma bola que parecia perdida. Jackson trabalhou bem na esquerda e serviu James, que só teve de encostar para o 1-0. Aos 13 minutos, Jackson isolou-se mas um corte providencial de Mexer evitou o segundo golo. Uma bola à barra de Mangala, na sequência de um canto, foi apenas mais uma página do vendaval de ataque portista.
Uma bela triangulação entre James, Moutinho e Mangala culminou, aos 19 minutos, no 2-0. O central francês finalizou de calcanhar, num tento espectacular, que fez relembrar outros golos históricos do FC Porto. Apenas três minutos depois, um penálti convertido por Lucho – após toque de Miguel Rodrigues sobre Varela – deu aos Dragões uma sólida vantagem de 3-0, reduzida pouco depois em novo castigo máximo, concretizado desta vez na baliza de Helton, por Candeias, após bola na mão de Mangala.
Com o golo do Nacional, acabaram os golos neste jogo. Para trás ficava o período mais interessante do jogo, sendo que o FC Porto passou a preocupar-se mais em controlar a reacção do adversário, que apenas foi visível já no segundo tempo. Na primeira parte, Jackson e Varela tiveram novas oportunidades para marcar, sendo de destacar o grande remate à meia-volta do português, detido por Gottardi.
A segunda parte foi bem menos interessante, apesar do Nacional ter tentado reagir, assumindo mais posse de bola. Abdoulaye, na sequência de um pontapé de canto, ameaçou o quarto golo, que estaria ainda mais perto quando um cruzamento de Danilo foi desviado por Miguel Rodrigues para o poste da baliza do Nacional.
Estava porém garantido o mais importante. A corrida pelo título não terminou e na próxima jornada há jogo grande no Dragão, com a recepção ao Benfica. O FC Porto continua sem derrotas na Liga, é bom lembrá-lo, e cedeu apenas seis empates em 28 jogos.

FICHA DE JOGO - Nacional-FC Porto, 1-3- Liga portuguesa, 28.ª jornada
Estádio da Madeira, no Funchal

Árbitro: Cosme Machado (Braga)
Assistentes: Alfredo Braga e Tomás Santos
Quarto árbitro: Pedro Campos

NACIONAL: Gottardi; Nuno Campos, Miguel Rodrigues, Mexer e Marçal; Aly Ghazal, Moreno (cap.) e Jota; Candeias, Rondón e Mateus
Substituições: Moreno por Claudemir (intervalo), Mateus por Keita (intervalo) e Nuno Campos por Diego Barcellos (62m)
Não utilizados: Vladan, João Aurélio, Edgar Costa e Diogo
Treinador: Manuel Machado

FC PORTO:
Helton; Danilo, Abdoulaye, Otamendi e Mangala; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Fernando por Castro (69m), Varela por Defour (78m) e Lucho por Izmaylov (85m)
Não utilizados: Fabiano, Maicon, Liedson e Castro
Treinador: Vítor Pereira
Ao intervalo: 1-3
Marcadores:
James (10m), Mangala (19m), Lucho (pen., 22m) e Candeias (pen., 27m)
Cartões amarelos: Mangala (25m), Candeias (29m), Fernando (51m), Helton (70m), Keita (89m) e Izmaylov (90m+1)

Sem comentários: