quinta-feira, 23 de maio de 2013

Moutinho e James vão sair e Opiniões de portistas

A política de vender jogadores todos os anos para sobreviver tem muitos inconvenientes, e o principal é o clube não conseguir manter pelo menos um núcleo duro de modo a assegurar a mística do FC Porto, os valores portistas, assim a modos do Barça que são muito zelosos do seu bairrismo e da sua região. A propósito recordo-me de terem apelidado o Figo de peseteiro quando este se transferiu, foi aliciado, pelo Real Madrid. E é este espírito que gostaria de ver arreigado no Dragão.
 Depois, Pinto da Costa nunca negou que o FC Porto precisa de fazer vendas milionárias todas as épocas. Isto é preciso porque o dinheiro dos contratos publicitários, da Champions e dos bilhetes não chega. E não chega porque temos um plantel de grandes jogadores e os salários são elevados para a realidade portuguesa. Mas é isso que nos permite competir com os grandes clubes por essa europa fora e a nível interno com um clube que gasta o que tem e o que não tem sem que ninguém lhe aponte nada.
 Mas há um outro senão, que são os actualmente avultados vencimentos e prémios anuais por objectivos dos dirigentes …! É que já lá vai o tempo em que os dirigentes trabalhavam por amor à camisola…!
Opiniões de portistas

1 - Moutinho é um médio centro com poucos. Tem uma resistência enorme que lhe permite fazer os jogos todos sempre a grande intensidade e é um jogador que podemos assumir que faz todos os jogos de uma época sempre em bom nível e sem lesões. Portanto um jogador de grande fiabilidade, muito importante para a consistência da equipa, bom a defender e a distribuir mas que não é tão brilhante em termos ofensivos. Por isso, Moutinho não é o tipo de futebolista que decide jogos, mas por outro lado é daqueles que contribuem para conquistar campeonatos. Para o lugar de médio já temos no plantel um bom jogador: Danilo, o qual até já manifestou a ideia de que se sente mais confortável a jogar a médio. Na minha opinião, até se calhar, ele é capaz de se revelar, ou seja, de justificar melhor a sua contratação se jogar na posição de médio. Porque como é tecnicamente evoluído é possível que o seu rendimento seja maior no jogo ofensivo do que jogando mais atrás, como defesa direito, colado à linha. 
Em termos ofensivos é melhor que Moutinho, tem mais capacidade de remate, e a defender ainda não posso afirmar mas acredito que tem potencial para poder chegar ao nível do Moutinho.

Também para médio, está a chegar o mexicano Herrera, um jogador muito promissor que tem tudo para poder vir a ser titular e valer muitos milhões no futuro, só ainda não sabemos quanto tempo será necessário para a sua adaptação ao futebol português e ao da equipa portista.
2 - O FC Porto precisa de reforçar a posição do James com um jogador de qualidade. Mesmo que James não saísse continuava a ser necessário reforçar o sector ofensivo, médios e acima de tudo extremos, além de uma alternativa a Jackson (Ghilas, Éder: qualquer deles pode ser).

Esta carência de soluções ofensivas quase custou o campeonato e valeu muitas críticas a Vítor Pereira.
3 - …Quanto aos técnicos possíveis que se comentam: Domingos, Rui Faria, Paulo Fonseca ou até Marco Silva, para treinarem o FC Porto, vamos aguardar, pois Pinto da Costa, também, já deve ter tudo mais que estudado.
4 - …Este também é o nosso destino, formar e vender.
Uma coisa é certa com esta politica nunca passaremos da cepa torta, todos os anos as poucas aspirações que temos na Champions desaparecem no defeso, o que não deixa de ser triste e desolador, bem sei que é preciso e obrigatório vender mas muito sinceramente preferia vender tudo o que se conseguir e formar uma equipa só de portugueses para daqui a 3 ou 4 anos como Ajax faz. A equipa de juniores tem muitos valores que não devem ser desaproveitados.
 Agora mais que nunca teremos de ter um treinador que dê garantias, saiba bem o que vai encontrar e seja capaz de formar, e o VP não me parece ser o indicado.
Temos de ser realistas, não podemos ter só aspirações internas e mesmo assim... com o andor ainda mais forte para o ano para não sermos Tetra vai ser muito mais difícil voltar a ganhar o campeonato nacional.

5 - Há coisas que um jogador inteligente não devia fazer, quando sai do FC Porto, que é dizer que "há clubes maiores que o FC Porto", sem pensar duas vezes. É que, sendo certo haver clubes "maiores" que o FC Porto, o Mónaco não é propriamente o caso...
  Seria bom que alguém da estrutura do clube soubesse esclarecer os jovens jogadores quando chegam de fora, da realidade do futebol europeu, de modo a que percebessem que ser mais rico, não é ser maior e nem sempre quer dizer melhor, e que além disso cai muito mal aos adeptos, mesmo estando esse jogador de partida, como é o caso de James.
  A coisa piora quando essas declarações não correspondem à realidade, tanto em termos de dimensão, como de qualidade...
  Isto da ingratidão parece estar na moda... Oxalá não tenha a sorte do Lucho na Marselha...Esse, saiu e reentrou no FC Porto como um senhor, que é.
6- O tal Diamanti é excelente jogador, joga na seleção italiana.
Raçudo, goleador, lutador e...típico jogador italiano.
  É tipo Gilardino (que também encaixava na perfeição no FCP).
  Sobre o Ricky Alvarez não tenho ainda opinião formada.
  Como diz o "catedrático", a ver vamos...
7 - …Eu não lamento estas situações, porque o futebol agora é uma industria!Uma industria que movimenta muito dinheiro, e o nosso clube como não foi vendido a nenhum sheik das arábias cheio de petrodólares, então temos que viver com a realidade!

Portanto, se tivermos que vender, que sejam bem vendidos!
Já não há o amor à camisola!
Lamento sim, é não haver mais jogadores à Porto! Tipo daqueles que tinham grandes propostas de outros clubes para ganharem muito mais como: João Pinto, Paulinho Santos, Jorge Costa...etc... e nunca se deixaram comprar!
Aliás, renovavam e nem discutiam salário!!
Desses sim, todos sentimos a falta!
8
- Já que estamos em maré de atenção ao mercado nacional, não podemos deixar escapar o Licá, vai ser um grande jogador, foi considerado o melhor jogador da Liga pelo Record e o O Jogo, ficando em segundo lugar no A Bola.

Pessoalmente gostaria dum Porto com mais portugueses!
Entretanto surgiu uma notícia, segundo parece:
Licá também já é do FC Porto!

2 comentários:

Nuno Silva disse...

Vai ser um defeso muito animado...
- há clubes a pretenderem reforçar-se muito
- há treinadores proeminentes a transferirem-se
- há jogadores importantes que vão sair e fazer mexer dinheiro sucessivamente

No Porto, gostaria que o Vitor Pereira se mantivesse. É competente, mostra que sabe gerir o grupo, e tlavez só lhe falte aquilo que não se compra nem se aprende: carisma... o resto tem tudo.

de saídas/mexidas:
- Danilo no lugar de Moutinho não parece provável... mas para render o Lucho sim... agora quem para o lugar do Danilo?

- Para o Lugar de Moutinho terá que haver uma opção... será o ano de Castro?

- James a sair, Atsu parece que vai sair... ficamos com Kelvin e Varela... é curto para um 4-3-3. temos que ir ao mercado para extremos ... fazer regressar o mini-Messi?

-Para a frente falta uma opção... Jackson, a ficar (acho que deve e vai) não pode fazer os 90 minutos de todos os jogos senão desgasta-se na 2ª volta como aconteceu.

- Para o ano sai Alex Sandro e Jackson

- como é que ninguém ainda levou o Fernando? ... é um craque para qualquer equipa que jogue com 1 pivot defensivo.

Dragaoatento disse...

Nuno Silva!

De acordo.

AM