quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Carlos Xistra (sporting) nomeado para a Supertaça

Há leões na serra? Há, sim senhor, desde que o Sporting da Covilhã é Sporting da Covilhã. E há-os famosos? Também, desde que Carlos Xistra se tornou árbitro da primeira categoria, primeiro, e internacional português, depois. Aos 34 anos, o covilhanense que pertence à Associação de Futebol de Castelo Branco, de acordo com a distribuição regional do futebol nacional, tem acumulado marcas "históricas" para a região beirã, que tem nele o primeiro árbitro de topo e internacional nascido por aquelas bandas.

Ora bem, nós já sabemos como reage este árbitro: na dúvida é contra o FC Porto e a favor do Sporting!
Se bem que não seja tão tendencioso, facioso, como por exemplo o L.Baptista, é no entanto logo à partida contra o FC Porto (não tenhamos ilusões), aliás, como a maioria dos árbitros, devido ao "Apito" e ao facto de nos orgãos de poder que gerem o futebol Nacional estarem dois sportinguistas: Hermínio Loureiro e Vítor Pereira. E para bem da verdade desportiva, o que nós pretendemos é uma arbitragem isenta dentro dos parametros estabelecidos pelas leis da arbitragem. Uma arbitragem justa com a utilização do mesmo critério para as duas equipas.

PS - Nota importante
Relativamente à estratégia a adoptar pelo Jesualdo Ferreira, digo o seguinte:Se o jogo fosse apitado por um árbitro inglês,alemão,ou até espanhol,eu aconselharia o treinador a jogar em 4x3x3 de peito feito sem qualquer receio.Agora disputando-se o jogo fora do nosso ambiente e dirigido por um árbitro pró-sporting,então eu acho que será preciso ter muita calma,saber resistir às provocações(jogo subterrâneo),que vão existir,d'alguns jogadores do sporting, e, sim povoar o meio-campo.Não nos podemos esquecer que o Sporting tb vai jogar sobre a defesa e tentar explorar o contra-ataque,servindo-se da velocidade d'alguns dos seus jogadores.Contra equipas que utilizam bem o contra-ataque,quem jogar em ataque contínuo,quase sempre perde.Além disso,é preciso notar que alguns dos nossos jogadores ainda não conhecem a forma de actuar dos árbitros portugueses,os quais decidem a maior parte das vezes contra o FC Porto.Este facto tb poderá ser um elemento bastante perturbador(enervar)a ter em conta.
Depois,se por exemplo,o árbitro,se limitar a marcar sem reprimir as faltas cometidas pelos jogadores do sporting, e, em contra partida marcar e reprimir com cartões amarelos as faltas cometidas pelos jogadores do FC Porto(intimidação),logo aí estará a ser substâncialmente tendencioso e a influênciar o resultado do Jogo.Por outras palavras: se for permissivo para com as faltas dos jogadores do Sporting,e, utilizar o excesso de zelo,for rigoroso para com as faltas cometidas pelos jogadores do FC Porto,temos o caldo entornado.

PS 1 - Definitivo (14/08/2008)
Ao que apurámos, há já algum tempo que a administração da SAD, com o conhecimento do treinador Jesualdo Ferreira e do próprio futebolista, decidira que Quaresma não seria opção para nenhuma partida oficial enquanto o futebolista e o seu empresário, Jorge Mendes, não apresentassem uma solução credível para uma transferência ou, à falta de comprador sério, de continuidade no plantel do tricampeão.
Esta decisão de política desportiva envolveu uma conversa entre Pinto da Costa e Quaresma, a qual surgiu na sequência do interesse que o jogador manifestou em iniciar uma nova etapa na sua carreira. Por essa ocasião o presidente do FC Porto procurou compreender as motivações de Quaresma, tendo mesmo mostrado abertura para considerar algum abatimento à cláusula de rescisão cujo valor contratual expresso é de 40 milhões de euros.
Apesar desta espécie de "acordo de cavalheiros", a verdade é que, até ontem, nenhuma proposta de qualquer clube foi oficializada junto da administração da SAD do FC Porto.


13/08/2008 (O dia de ontem foi mais calmo na novela à volta de Quaresma, mas isso não significa que não exista um detalhe novo para contar: segundo os jornais argentinos, o Inter colocou o avançado Crespo no mercado. E isso arrasta Quaresma por motivos óbvios, porque na mesma notícia se refere que essa decisão está relacionada com a vontade de comprar o portista. Mais: além de Crespo, o também avançado Suazo é dado como elemento prescindível nas opções de José Mourinho. Isto um dia depois de Massimo Moratti, presidente do Inter, ter dito que a compra de Quaresma obrigaria a vender dois ou três jogadores para se tornar viável. À margem desta e de outras notícias, que o tornam protagonista em várias línguas, o extremo continua a treinar no Olival, aparentemente indiferente às movimentações, numa altura em que faltam cerca de duas semanas para encerrar o mercado.)

PS - 2 - Afirmação insuspeita

RECONHECIMENTO

"FC Porto é a equipa mais forte em Portugal" Balboa, jogador do Benfica

PS - 3 - As preocupações de Rui Cartaxana (fundamentalista pró-Capital)

Assalto à RTP. Um lóbi do Norte está a assaltar o poder na RTP nas barbas da nova administração, que se porta como um ‘cavalo de Tróia’ perante o ‘invasor’ – esse é o sentimento de muitos (?) quadros superiores e médios da Marechal Gomes da Costa...
... e Carlos Daniel, que se demitira amuado por não lhe terem dado a cobertura do Euro 2008 e viu reforçados agora os seus poderes.
Ou a do ecléctico e omnipresente presidente dos comerciantes do Porto, Rui Moreira, uma das vedetas da TV do Estado, que o escuta sobre política, arte moderna, a crise, os preços do petróleo, os ciganos da Quinta da fonte ou o novo aeroporto de Lisboa. Que pensará disto tudo o arguto e atento ministro Santos Silva?


PS - 4 Mourinho "mesuras"
Mourinho elogia métodos de Quique
José Mourinho não esconde a admiração que nutre pelo treinador benfiquista, Quique Flores. O apreço vem de longe, desde os embates para a "Champions" entre Chelsea e Valência, mas continua bem vivo. "Pareceu-me ser muito equilibrado, metódico e simpático. Respeito muito o seu trabalho, espero que seja feliz no nosso país", afirmou o treinador português, em entrevista exclusiva à página oficial do Benfica na Internet.


Encontro de confrades

Luís Filipe Vieira torceu pelo Vitória
Tal como previsto, Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, marcou presença na estreia do Guimarães na Liga dos Campeões. Em nome das excelentes relações com os responsáveis vimaranenses, assistiu ao jogo ao lado do presidente Emílio Macedo da Silva e terão aproveitado a oportunidade para discutir os trâmites relativos ao protocolo de cooperação que será acertado entre os dois clubes.








1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Xistra:do mal o menos, a hipótese B.Paixão - ouvi uns rumores - era bem pior.
Quaresma: calma porque até ao lavar dos cestos é vindima.
Cartaxana:ainda ligas a esse asqueroso?
Um abraço