segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Projecto : táctica 4x4x2 Losango

tendo como base o actual Plantel do FCP

Guarda redes : Helton (Nuno/Ventura)

Defesas : Sapunaru , Rolando , Bruno Alves , Benitez (Fucile)

(Trinco,vertice inferior do losango) Tomás Costa ; (alternativas : Fernando/Bolatti)

(Médios alas) Mariano Gonzalez (Sektioui) Meireles

(M. O. ;Vértice superior do losango) : Lucho Gonzalez (alternativa : Guarin)

Avançados: Lisandro ; Cristián Rodriguez, recuado em relação ao Licha (alternativas : Hulk, Candeias, Farias)


Aposta em Tomás Costa a trinco deve-se ao facto de ser um jogador alto, trabalhador, com carácter e muita atitude, bom no jogo aéreo, bom desarme, e, boa capacidade móvel. Agora é uma questão de ensaiar até assimilar o entendimento com os colegas, adquirir um bom posicionamento, e, atingir as rotinas necessárias ao lugar.

Quem jogar a médio ala , quer seja direito, quer esquerdo, tem de ter a preocupação de fazer asa com o defesa do seu lado.


PS - A Jesualdo Ferreira ficar-lhe-ía muito bem um pouco de humildade, e reconhecer que dadas as condicionantes da equipa do FC Porto, a equipa do Sporting foi mais eficaz. Defendeu muito melhor, o FC Porto só incomodou de longe, e soube aproveitar a desorientação da linha média e da defesa, para marcar. E alem disso, reconhecer que mais uma vez a estratégia engendrada si (Jesualdo) falhou rotundamente. O FC Porto neste momento não está apto a jogar de peito (4x3x3) aberto contra o Sporting, e, não sei se chegará algum dia a estar. Se Jesualdo não consegue armar a equipa em 4x4x2, eu que sou um amador estou disposto a mostrar-lhe como se faz...!

PS 1 - Por princípio não gosto de individualizar quando as coisas correm mal.Porque acho errado.Reparem: se analisarmos bem, até os jogadores antigos e artistas, falharam! Portanto, conclusão: o que não funcionou foi a equipa no seu todo, o conjunto, a entre-ajuda, o entrosamento e a estratégia, a táctica engendrada pelo Profe. Segundo a Crítica (diversos jornais)o naufrágio começou no meio-campo: 3 artistas a defrontar 4, ainda por cima, estes 4 melhor entrosados, e com uma atitude fantástica, por vezes excessiva, a roçar a violência, a qual deveria ter sido, aqui e ali, reprimida, sancionada pelo árbitro. Xistra porem, com já se sabia, usou palas!Só enxergou, quando foram os jogadores do sporting a atirar-se para a piscina! Daí a profusão de livres marcados à entrada da área do FC Porto, facto este que condicionou(perturbou) psicologicamente os nossos defesas e médios. A partir de determinado momento pareciam ter medo de meter o pé, com receio das consequências, os potentes livres directos marcados pelo Rochemback. Em suma, com um meio-campo desarticulado, e, ainda por cima em inferioridade numérica, como é que poderiamos ter acertado?! Um bom exemplo da actuação dubia do Xistra foi a decisão dele de mostrar um cartão amarelo ao Benitez por protestos. Protestos na minha opinião mais que justificados, porque o Benitez não fez falta digna de ser assinalada. Vi na TV, o jogador do sporting atirou-se nitidamente para o chão!
Proposta! Sugiro aos amigos comentadores portistas, que o façam numa perspectiva construtiva. Apontar erros, falhas deste ou daquele elemento, é muito fácil, principalmente quando são feitos à posteriori. Agora contribuir para encontrar soluções, procurar construir, além de ser uma atitude muito mais meritória, é muito mais válida e difícil. Agora a minha contribuição no sentido de tentar resolver o problema: como muito bem refere o amigo Vila Pouca, a equipa do FC Porto deveria ter jogado em 4x4x2. Com 4 defesas Sapunaru,Rolando,B.Alves e Fucile(Benitez); 4 elementos no meio-campo: vértice inferior do losango(trinco)Tomás Costa; médios alas Mariano (Sektioui) Meireles; vértice superior do losango (M.O.)Lucho (Guarin)
Avançados Lisandro e Rodriguez (alternativas: Hulk, Candeias e Farias).
A fim de compreenderem o Farias digo o seguinte: o Farias não é avançado para procurar a bola. É um avançado que vive das assistências dos colegas. Precisa de colegas que criem os espassos vazios necessários para ele poder chutar. Deve ser entendido, mais como um finalizador.


PS 2 - Entre as razões que poderia apontar, o treinador teria de falar da relação conturbada que existe entre Quaresma e os jogadores argentinos ou ainda das constantes manifestações de indisciplina do atleta para com o próprio Jesualdo, soube o CM.
Neste momento, o Inter de Milão surge como a hipótese mais viável para o ‘mustang’, mas o CM apurou também que Quaresma chegou a ter tudo acordado com o Chelsea. A hipótese gorou-se porque a estrela dos dragões não gostou de ficar no banco durante o Euro’2008 e proferiu afirmações que desagradaram profundamente a Luiz Felipe Scolari. O ex-seleccionador deixou-o ‘cair’.
Jesualdo Ferreira tem razões para temer a continuidade do ‘mustang’ no FC Porto. A época passada foi muito marcada por picardias entre o português e o ‘clã’ argentino. Lucho, Lisandro e companhia nunca suportaram os tiques de vedeta de Quaresma, que dizia, repetidamente, ser o melhor jogador e o elemento a quem a equipa deve mais vitórias. Na época passada, a pequena lista de jogadores indisciplinados elaborada por Jesualdo incluía também Bosingwa. O técnico chegou a afastar o lateral-direito, mas os primeirosresultados negativos levaram Pinto da Costa a intervir e Bosingwa foi reintegrado. Esta é a única forma, também, de Quaresma voltar a envergar a camisola do FC Porto, porque se do treinador depender, já deixou de ser jogador dos tricampeões nacionais.

ITALIANOS INSISTEM
A imprensa italiana garante que Quaresma ruma ao Inter este mês, com Pelé no negócio.


PS 3 - Jesualdo Ferreira tem de cair na real! Para ganhar ao Sporting a equipa do FC Porto tem que essencialmente saber defender com grande atitude e determinação, procurando antes de mais, assegurar acima de tudo, a inviolabilidade da sua baliza. Exceptuando o keeper, defender com 8 elementos (4 defesas mais 4 médios: 1 MD, 2 médios alas e 1 MO) e atacar unicamente, com 2 avançados: Lisandro e Rodriguez. Só assim, com grande entre-ajuda, perfeita sincronização, e assim, já com os automatismos a funcionar entre todos os sectores da equipa, poderemos pensar em ganhar com bastantes (80 a 90%) possibilidades de êxito.

PS 4 - Outro jogador envolvido nas negociações entre os dois clubes é o internacional sub-21 português, Pelé. Apesar de ser um jogador do agrado de José Mourinho, o médio defensivo pode também ser incluído na operação, a título definitivo ou por empéstimo, na tentativa de baixar o valor pedido pelos dragões pelo ‘Harry Potter’.
Ao que o CM apurou, no Dragão até há já quem diga que Pelé será o sucessor ideal de Paulo Assunção. Guarín, Bolatti e Tomás Costa parecem não dar garantias.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Meu caro MOnteiro não concordo com a tua equipa.
Para 4x4x2 clássico eu apostaria:
Helton
Sapunaru,P.Emanuel(*)B.Alves e Lino
Lucho,Meireles,Guarín,C.Rodríguez
Lisandro e Hulk
(*)-Stepanov que só não coloco a jogar na equipa porque parece que o Professor perde Taças, não aposta nele e se calhar vai sair.

Para o losango:
Helton
Sapunaru,P.Emanuel,B.Alves e Lino
Meireles
Guarín C.Rodríguez
Lucho
Lisandro e Hulk
Porquê Lino? Porque com este sistema - parece que já o escrevi -o defesa brasileiro está mais protegido e pode compensar as fragilidades defensivas, com maior vocação ofensiva.
Também em relação ao lado direito espero que aquela exibição do Romeno não se repita, caso contrário...Entra Fucile e mais nada!
Um abraço

Dragaoatento disse...

Caro Vila Pouca!

É a tua opinião.Pelos vistos o expert no assunto,Jesualdo tb não concorda contigo.
Agora vamos dissecar o assunto.
P.Emanuel,já só vale pela sua muita experiência.Começa a cansar os adeptos portistas que vislumbram nele falta de velocidade.
Lino!Marca bem os livres e pouco mais!Mas enfim é uma possibilidade...a mim não dá garantias de defender com eficácia.Mesmo não sendo 100%,neste capítulo o Benitez é melhor.
Porquê o T.Costa a trinco?Porque me parece ser o lugar de raiz dele,e,bem adaptado,tem todas as características para dar um bom trinco.Atitude,técnica,capacidade de desarme,disciplina, profissionalismo.resistência...etc!
O Meireles joga bem como médio sobre a esquerda a apoiar o lateral desse lado e a distribuir jogo.
O Guarin!Bom o Guarin já se viu que,pelo menos para já,não dá a trinco devido à sua indisciplina táctica.Quando adaptado,poderá ser um bom nr.8.
O Lucho!O Lucho seria o vertice superior ideal do losango,pela visão e habilidade que tem a desmarcar os colegas mais avançados, para o golo.
À frente é indiscutível:Lisandro e Rodriguez.

Abraço