segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Lista dos convocados e o árbitro nomeado

18/02/2013 - Varela regressa aos convocados

Recuperado da lesão que o deixou de fora do desafio com o Beira-Mar, Varela está de regresso à lista de convocados do FC Porto para a recepção ao Málaga, da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (terça-feira, 19h45). Esta é a única alteração promovida por Vítor Pereira, saindo dos eleitos o brasileiro Kelvin.
Na sessão de trabalho desta segunda-feira, que decorreu no Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto-Gaia, no Olival, Defour manteve o regime de treino integrado condicionado. O avançado Sebá, do FC Porto B, treinou com o plantel principal, estando de resto convocado para a partida.
Lista de 18 convocados: Helton e Fabiano (guarda-redes); Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Izmaylov, Varela, Liedson, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Sebá.



Equipa de arbitragem
Árbitro: Mark Clattenburg (ENG) auxiliado pelos
Árbitros assistentes: Simon Beck (ENG), Stuart Burt (ENG)
Árbitros assistentes adicionais: Lee Probert (ENG), Mike Dean (ENG)
Quarto árbitro: Simon Long (ENG)
Delegado da UEFA: Bernd Barutta (GER)
Observador: Alfredo Trentalange (ITA)


Vítor Pereira: "Espero um jogo bonito"


Vítor Pereira promete um FC Porto fiel ao modelo de posse, pressão e de ataque na partida da Liga dos Campeões, frente ao Málaga. Ao adversário reconhece qualidade e um modelo idêntico ao do bicampeão português, antecipando um bom espectáculo.
O que se pode esperar deste Málaga e do FC Porto?
Pode-se esperar, fundamentalmente, um grande jogo, com duas equipas técnicas, com muitos jogadores com nível técnico elevado. Duas equipas muito organizados do ponto de vista colectivo, aguardo um grande jogo de futebol.
Quão importante é não sofrer golos?
Em eliminatórias com estas características é importante ganhar e, se possível, sem sofrer golos. É de facto um objectivo. O objectivo principal é ganhar o jogo e depois, sem sofrer golos, melhor ainda.Assume algum tipo de favoritismo?
Se o passado jogasse a vitória estaria garantida, mas como o passado não joga o presente é que conta. Neste momento, o Málaga está em quarto lugar na liga espanhola, fez uma fase de grupos em que ficou à frente do Milan e do Zenit. Provou competência, provou qualidade. Temos argumentos individuais e colectivos para discutir esta eliminatória. Para além do entusiasmo da nossa massa associativa com o espectáculo que vai ser proporcionado pelas duas equipas, espero também um jogo muito difícil. Já observei o Málaga ao vivo por duas vezes, para além da TV, e o Málaga é de facto uma equipa de nível a considerar, no seu processo ofensivo, no seu processo defensivo. Uma equipa que sofre pouquíssimos golos, com as qualidades que eu acho que a nossa equipa tem. Uma equipa que gosta de ter bola, que gosta de ter a iniciativa, que gosta de pressionar, acredito num grande espectáculo de futebol.
Espera Málaga cauteloso no Dragão?
Não acredito nisso. O Málaga é uma equipa que tanto pode jogar com bola, tendo a iniciativa, como pode ser perigosa em transições rápidas, é uma equipa que tem uma ideia de jogo muito bem definida. Isso depende do seu treinador, é um treinador que tem provado a sua competência ao longo dos anos. Espero fundamentalmente um jogo bonito, bem jogado, com duas equipas que gostam de ter bola e disfrutar do jogo. Apesar de ser uma eliminatória Champions, com toda a responsabilidade que isso acarreta, espero um jogo bonito de se ver.
Antes do jogo com o Beira-Mar disse que esperava que fosse pré-preparação…
Ganhámos com autoridade que se exigia. Chegamos lá, fomos autoritários, ganhámos de forma tranquila, controlamos o jogo, não permitimos qualquer oportunidade ao Beira-Mar, como eu gosto.
Defour já está em condições?
Defour fez hoje o primeiro treino integrado com a equipa…
Este é o jogo mais importante para a sua carreira, fica mais nervoso nestes jogos?
Como eu acho que este não é o jogo mais importante da minha carreira, o jogo mais importante está para vir ainda, ainda não chegou. Este é um jogo importante, mas se eu antes de aqui estar sonhava em estar na Liga dos Campeões, como é que não hei-de estar à-vontade se sonhei estar aqui. Considero esta competição a melhor do Mundo, com as melhores equipas do Mundo, vamos ter oportunidade como equipa, e eu como treinador, para desfrutarmos deste jogo, para ouvirmos mais uma vez aquele som maravilhoso que me encanta desde que vejo futebol. Tudo reunido, perante os nossos adeptos, num estádio maravilhoso, tudo composto para um grande espectáculo. Tenho muito mais preocupações com jogos de nível diferentes, em que aí podemos ter a tendência inconsciente para relaxar-nos. Este tipo de jogo deixa-nos entusiasmados e com vontade de participar nele. Tenho a honra de estar junto ao relvado a disputar um jogo destes. Quero ter muitos mais jogos destes.
Tem alguma prioridade entre campeonato e Champions?
Queremos ganhar o campeonato, foi sempre esse o objectivo número um. Na Liga dos Campeões, na maior prova da UEFA, passar esta eliminatória e continuar em prova juntamente com as grandes equipas que estão presentes.
Seguramente viu muitos jogos do Málaga. Tem plano para parar Isco?
O Málaga apesar de ter jogadores que do ponto de vista individual se destacam, o que eu admiro no Málaga é o seu colectivo, Não temos por hábitos ter preocupação especial com o jogador A ou B, não o iremos fazer, mas sabemos quais são os seus pontos fortes e o que tentaremos fazer é diminuir ao máximo esses pontos fortes e sermos fieis à nossa identidade, ao nosso modelo de jogo. Gostamos de ter bola, de dominar o adversário, de ter iniciativa sempre que possível, de procurar golos. Somos uma equipa que gosta de pressionar e tirar a iniciativa ao adversário. Que jogue como sempre jogou, porque não vamos criar identidade nova para o jogo com o Málaga, porque esta identidade tem sido trabalhada ao longo de meses. Se assim o fizermos estaremos mais próximo de ganhar.

"ESTAMOS PREPARADÍSSIMOS"

Fernando antevê muitas dificuldades perante o Málaga, como acontece em todos os jogos da Liga dos Campeões, mas diz que o adversário está bem estudado e mostra confiança num bom resultado e na vitória na eliminatória.
Perspectiva-se grande luta com no meio-campo, está preparado?
Nós sabemos da qualidade do Málaga, uma grande equipa, estamos cientes disso, mas estudamos muito e estamos preparados para fazer um grande jogo.
O Fernando leva uma longa série sem derrotas no campeonato, isso dá confiança para estes jogos?
É sempre importante manter esse registo no campeonato, mas estamos na Liga dos Campeões a pensar em fazer um grande jogo, para ganhar.
Esta equipa do Málaga é a melhor defesa da liga espanhola, ainda não perdeu na Liga dos Campeões…
Sim, é muito complicada, tem jogadores de muita qualidade, mas nós também sabemos da nossa qualidade, estamos preparadíssimos para este jogo e para o de lá também. Esperamos que os nossos adeptos possam comparecer e nos ajudar a fazer um grande jogo.Málaga espera não sofrer golos, o FC Porto pretende vencer e não sofrer golos…
Vamos fazer de tudo para não sofrer golos e tentar fazer um ou dois. No segundo jogo é que se vai decidir tudo.
Disse que estudou muito o Málaga, desse estudo qual foi a principal ideia com que ficou de Isco, tido como o melhor jogador da equipa?
A equipa do Málaga é muito competitiva, com jogadores no ataque de muita qualidade. O Isco também, mas não vamos pensar só no Isco, mas em toda a equipa, com o objectivo de anular todos os jogadores e fazer um excelente jogo.O FC Porto pressiona cada vez mais alto, como lida com isso?
Jogos da Champions exigem sempre muito de mim. Em casa temos de controlar o jogo, vamos ter posse de bola e não vai ser diferente. Vamos tentar ter posse de bola, jogar o mais alto possível e tentar fazer golos.

Sem comentários: