quinta-feira, 19 de junho de 2014

Morreu Fernando Sardoeira Pinto ilustre dirigente do FCP

19/06/2014 - À excelentíssima família enlutada as minhas sentidas condolências

O presidente da mesa da Assembleia Geral do FC Porto, Fernando Arnaldo Sardoeira Pinto, faleceu esta quinta-feira, aos 80 anos. Figura incontornável da história do FC Porto, Sardoeira Pinto dirigiu o mais representativo órgão do nosso clube desde a primeira eleição de Jorge Nuno Pinto da Costa, em 1982.

​Portista desde sempre, em 1994 recebeu o título de Presidente Honorário do FC Porto, honra que na altura descreveu assim: “Fiquei muito emocionado, como continuo a estar. Foi um prémio especial, algo que para mim é extraordinário: a consideração e a amizade dos meus consócios. Ser eleito Presidente Honorário do FC Porto foi uma consagração, depois destes anos que levo ao serviço do clube. Como tenho dito muitas vezes e não me canso de repetir, representar o FC Porto é uma das maiores honras que experimentei na minha vida. E quando digo representar o FC Porto digo também representar a massa associativa”.

Três anos antes, em 1991, foi agraciado com o Dragão de Ouro para Dirigente do ano.
Natural do Porto, onde nasceu a 29 de Agosto de 1933, Fernando Sardoeira Pinto formou-se em Direito na Universidade de Coimbra, em 1964. Antes, ainda enquanto estudante, foi jornalista no Diário do Norte, jornal que chegou a chefiar anos mais tarde.

Em 1971 assumiu a presidência da Associação de Futebol do Porto, cargo a que voltaria em 1977, tendo no mandato seguinte ocupado a presidência da Assembleia Geral da associação.
Em 1982 é um dos impulsionadores da candidatura de Jorge Nuno Pinto da Costa à presidência do FC Porto, candidatando-se à presidência da Assembleia Geral, cargo que ocupou até ao fim da vida.

Defensor do FC Porto até às últimas consequências, Sardoeira Pinto foi sempre muito acarinhado pelos sócios e adeptos e ninguém esquece a tranquilidade com que dirigia as Assembleias Gerais, por mais agitadas que fossem.
O FC Porto ficou hoje mais pobre, mas orgulhoso de tudo o que Sardoeira Pinto fez pelo nosso clube.

O corpo de Sardoeira Pinto estará em câmara ardente, amanhã, sexta-feira, a partir das 15h00, na Capela de Miramar.
Sábado, dia 21 de Junho, pelas 11h00, realizar-se-á o funeral com missa de corpo presente e seguirá para o Cemitério de Arcozelo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação.