sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Banca 50 Milhões investidos no Benfica sob suspeita

 28/11/2014 - Em causa 50 milhões de euros 

O mega fundo de investimento do Banco Espírito Santo (BES), que agora pertence ao Novo Banco, emprestou 50 milhões de euros à SAD do Benfica, já em plena crise do banco. De acordo com o semanário Sol, este apoio está a gerar suspeitas entre os auditores do banco que era liderado por Ricardo Salgado. O investimento poderá, agora, afectar as contas do Novo Banco.

No final do ano passado, a Espírito Santo Liquidez, o fundo de investimento do Banco Espírito Santo (BES), aplicou 50 milhões de euros em obrigações da Benfica SAD, já em plena crise do grupo. De acordo com o semanário Sol, este investimento está a suscitar algumas dúvidas entre os auditores.

Estes temem que a aplicação esteja sobrevalorizada, questionando a capacidade financeira da SAD benfiquista.

Recorde-se que o BES era accionista da Benfica SAD, assim como o construtor José Guilherme, que ofereceu um ‘presente’ de 14 milhões de euros a Ricardo Salgado, na altura à cabeça da entidade bancária.

O investimento atinge a maturidade a 17 de Dezembro deste ano e a Deloitte, auditora da Espírito Santo Liquidez, acredita que aplicação não está bem contabilizada, podendo estar a “sobrevalorizar o património de fundo”.

A esta contabilização acima do mercado, acresce a má situação económico-financeira da SAD do Benfica (falência técnica) e “as incertezas levantadas no relatório dos auditores quanto à sua continuidade”.

excerto da crónica de Pedro Marques Lopes
 

2 comentários:



  1. 6-0-0 milhoes de euros? seiscentos?! qual e mesmo o valor do passivo consolidado do carnide?

    abr@co
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Miguel,

      Confesso que não sei responder...
      Publiquei a notícia dos 50 milhões porque o BES accionista da SAD do Benfica emprestou aos encarnados e agora aparecem as dúvidas se a aplicação não estará sobrevalorizada e pondo em dúvida a capacidade financeira da SAD Benfiquista...

      Abraço

      Eliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação.