sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Estratégia de Vítor Pereira, Falcao, cruzamentos ineficazes e golos precisam-se

A época passada até esta altura Falcao já tinha 15 golos na sua conta pessoal! O que equivale a dizer que são quase tantos como os de: Walter, Kléber e Hulk somados - considerando-se apenas os golos apontados pelo Hulk a jogar no eixo do ataque. Kléber com sete golos, está por conseguinte bem longe do rendimento do colombiano. Sem um avançado do tipo do Falcao, Vítor Pereira apesar ter procurado outras soluções para manter a equipa a marcar, não evitou que os Dragões tivessem ficado em branco em cinco dos 21 jogos até agora disputados, três dos quais resultantes de empates 0-0. Este procedimento/tentativa de Vítor Pereira colmatar a falta do Falcao até se pode aceitar, porem não devia ficar só pela alteração da táctica, mas também por preparar devidamente nos treinos os médios e todos os avançados de modo a ficarem aptos, a aumentar a competência deles na finalização! Os treinos existem precisamente para isso, para exercitar. Uma equipa competente não pode ficar refém dum único jogador para finalizar (marcar golos). 
Cruzamentos perdem eficácia - O FC Porto de Vítor Pereira soma menos cinco golos do que o da época passada por esta altura, o que prova que não tendo a equipa uma referência (figura) na área os processos de jogo têm forçosamente por ser diferentes na forma como ataca. A inexistência duma solução para jogar no centro do ataque tem levado a equipa de Vítor Pereira a procurar marcar através de jogadas de futebol mais apoiado, finalizadas com tabelas ou passes de ruptura. E até aqui tudo bem só que a ineficácia dos interpretes chega a ser confrangedora pelo que me parece que deviam treinar mais o capítulo da finalização. Este é mesmo um dos aspectos em que se nota mais a diferença da versão da época passada do André que procurava iniciar preferencialmente os lances ofensivos com cruzamentos para a área onde dispunha de um jogador que era a FIGURA. Evidente é também o menor rendimento da equipa em lances de bola parada, considerando-se aqui os golos marcados através de livres, cantos e de grandes penalidades. O que demonstra baixa de forma de alguns jogadores que eram preponderantes na eficácia destes lances.
Analisando a eficácia goleadora dos rivais
Cardozo, Van Wolfswinkel, e até Baba e Edgar marcam mais golos
Kléber está ainda longe de conseguir acompanhar a cadência de golos marcados pelos pontas-de-lança das principais equipas adversárias. Considerando apenas os golos apontados no campeonato, o avançado do FC Porto consegue manter um rendimento razoável, com seis golos apontados, contra nove de Baba (Marítimo), oito de Edgar (Guimarães) e os sete de Van Wolfswinkel (Sporting), igualando Cardozo (Benfica) e o seu companheiro Hulk. Porem onde o fosso é maior é nas outras competições. Nestas Kléber não consegue fazer face à maior produtividade de: Van Wolfswinkel e Cardozo, que acrescentam mais seis e sete golos, respectivamente, aos marcados na Liga portuguesa, somando 13 golos cada um. 
Liga Europa pode render 7 milhões - O FC Porto está na expectativa de qual o adversário que a sorte lhe vai designar nos 16-avos-de-final da Liga Europa, mas assume a ambição de defender o título e esse é um objectivo muito importante para a SAD. A passagem para a segunda prova da UEFA rende 200 mil euros, porem só a final compensa, na medida em que os finalistas recebem 4,6 milhões de euros e o vencedor vê o bolo crescer mais dois milhões, fruto da presença garantida na Supertaça Europeia. Só a revalidação do título garantirá os quase sete milhões ao FC Porto. A eventual eliminação antes da final de Bucareste não é compensadora, até porque os semifinalistas só recebem 1,6 milhões de euros.

1 comentário:

Unknown disse...

Para a frente é o caminho, não podemos voltar às exibições que já tivemos, a bitola tem que ser estes três últimos jogos, embora ache que este ultimo só teve 23mn bem conseguidos.

vamos ganhar este jogo que depois de uma decepção como a de terça, torna-se importantíssimo.

Bom Fim de semana Portistas espalhados pelo mundo!!

http://www.tribunaportista.blogspot.com