segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O futebol da equipa azul e branca sob o comando de Vítor Pereira

Meditando bem sobre os processos de jogo adoptados, sobre o modo de actuação da equipa de futebol dos Dragões, chego à conclusão de que em muitos aspectos a equipa se exibe bem: com o sector defensivo a actuar em bom plano, o meio campo a exibir-se num plano bastante meritório: devido à acção do Fernando que assume as despesas de fechar bem a zona do meio campo ao varrer eficazmente a sua zona de jurisdição, também muito bem auxiliado pelos outros médios: Moutinho, Defour, ultimamente o Djalma e até o Belluschi, a equipa nos capítulos defensivos lá vai resolvendo os problemas que os adversários lhe coloca. O problema parece residir nas transições defesa ataque muito denunciadas, com os médios a reterem a bola e a precisarem de muito tempo para decidir qual a melhor solução. É que no capítulo atacante, ou seja, as jogadas de ataque não saem rápidas. Depois muitas vezes os passes ou saem transviados ou são interceptados pelos contrários. E portanto a equipa azul e branca não consegue aproveitar os momentos em que por vezes o adversário (equipas muito defensivas) se entusiasma e avança no terreno perdendo por via disso a sua posição no terreno, para desferir a estocada final.

1 comentário:

Dragaoatento disse...

Não me revejo na teoria da conspiração pelo seguinte:
1) Treinadores há muitos, Pinto da Costa há só um, o Jorge Nuno e mais nenhum! E portanto para já não existe alternativa.

2)Relativamente ao Vítor Pereira, ele infelizmente ainda não me deu provas irrefutáveis do seu valor, ou seja, não me tem dado motivos para me entusiasmar com as estratégias/tácticas por ele adoptadas. E mais, acredito naquela máxima que diz: diz-me como treinas à semana e dir-te-hei como jogas ao Domingo, ou seja, jogar bem ao Domingo é sinal de trabalhar bem durante a semana.
A confirmação disto mesmo está em parte nas declarações do Guardiola:
...O principal compromisso com os adeptos foi o de que a equipa daria o máximo, correria, jogaria bem e seria motivo de orgulho pelo trabalho revelado em campo. Afinal, quando vamos ver um espectáculo, não queremos ser enganados. Os adeptos aceitam que se jogue mal, mas detestam quando não se dá o máximo...

Quanto a apoiar o Vítor Pereira, apoiarei quando ele demonstrar/provar ter competência para liderar o Plantel do FC Porto, que é o que se exige aos técnicos que treinam a equipa principal de futebol do FC Porto. E isso constata-se através das exibições da equipa portista nos jogos, quando defrontam os adversários.
Por exemplo: há um treinador no FC Porto que merece a minha admiração, e que é o Rui Gomes treinador dos sub-19.

FC Porto, sempre!