domingo, 25 de dezembro de 2011

O momento de Fernando, James a estrela e o mercado

Dado que o Fernando é neste momento o esteio defensivo da equipa do FC Porto, impunha-se conceder-lhe o relevo que ele faz por merecer, no dragaoatento! 
Na entrevista que ele concedeu a OJOGO, Fernando aceitou comentar sobre o próximo jogo com o Sporting, falar da possível renovação do contrato, da sua evolução como jogador e do seu objectivo de chegar à selecção brasileira. 

E é portanto dessa entrevista que salientamos os aspectos mais relevantes.
Nela o Fernando faz mesmo um auto-retrato que não é mais do que uma imagem sobre um ditado brasileiro que reflecte a sua extrema ambição de evoluir (aperfeiçoar-se) mais como jogador. Um objectivo que está finalmente em vias de atingir com Vítor Pereira, o treinador que lhe deu liberdade para se desvincular da imagem dum trinco convencional.
Está em Portugal há mais de quatro anos. Pelo que revelou é a primeira entrevista a sério que concede. O jornal OJOGO fez-lhe o convite e o Fernando aceitou...
À pergunta de se gosta de publicidade, Fernando declarou: sinceramente, prefiro passar despercebido sim. Não sou de querer aparecer, gosto de estar na minha, sou reservado e preservo isso. E porquê?
Porque eu sou assim. Desta vez sinto-me à vontade, mas na maioria das vezes não é algo que aprecie muito. Sou reservado...!
Este aspecto da sua personalidade corresponde àquilo que o Fernando é em campo?
Não, é totalmente diferente. Quem me conhece e convive comigo diz que eu sou totalmente diferente quando estou em campo. No campo fico chateado facilmente, seja por alguma decisão do árbitro, por alguma situação de jogo que me leve a falar alto com um companheiro. Fora de campo eu não sou assim, sou calado, quase não falo com ninguém.
Com quem é que costuma falar mais alto em campo?
Com todos. Quando sinto que algo está errado nem olho a nomes.
Tem noção de que é um dos jogadores mais difíceis de substituir neste FC Porto?
Acho que é difícil adaptar alguém à minha posição (trinco). É uma posição muito complicada e foi muito difícil a minha adaptação. Fazer o que o FC Porto exige para esta forma de jogar é muito difícil, requer tempo.
Desde que cá está, foram testados vários jogadores nessa posição e nenhum ganhou raízes. Isso não reforça o seu estatuto de insubstituível?
Fico feliz porque o meu trabalho é reconhecido. Antes de mim, também o Paulo Assunção era insubstituível (porque nessa altura ainda não existia o Fernando). Todos diziam, quando ele saiu, que o FC Porto não conseguiria encontrar outro jogador assim. A verdade é que eu cheguei e dei conta do recado. O mesmo acontecerá comigo, daqui a um ano, ou dois, ou cinco ou dez. Quando eu sair, vai chegar alguém igual ou melhor. É sempre assim no FC Porto.
Falou no Paulo Assunção. Jesualdo Ferreira chegou a dizer, numa entrevista, que o Fernando seria melhor jogador do que o Paulo Assunção alguma vez foi. Acha que já cumpriu essa previsão?
Temos características diferentes. Não me posso colocar acima dele, porque ensinou-me muito. No Brasil não jogava assim, não fazia ideia do que era jogar assim e aprendi com ele. Está acima de mim pela sua maturidade em campo.
Se pudesse mudar algo no seu jogo, o que acrescentava?
Quando vejo os meus vídeos, penso que estou na forma que sempre ambicionei. Estou muito feliz, antes eu achava que ficava muito recuado, que não tinha hipóteses de chegar à área e fazer um remate. Sempre fui feliz, mas aquilo que faço neste FC Porto permite-me dizer que este é o melhor momento que estou a viver neste clube.
Mas ainda tem margem de progressão?
Sim, preciso de melhorar. Eu cobro algo de mim a cada treino que faço. O futebol é assim, sei que tenho de matar um leão por dia (significado: trabalhar todos os dias com afinco e realizar uma proeza por dia.
Disse que vê os seus vídeos. Quais? De épocas anteriores? Dos jogos que acaba de fazer?
Vejo sempre o que faço de bom e de mau. Sempre fiz isso. Às vezes sou elogiado, as pessoas dizem-me que estive muito bem, mas chego a casa a pensar que podia ter dado um pouquinho mais. Sempre me cobro muito.
Tem dificuldade em desligar quando sai de um jogo?
Depois dum jogo adormeço sempre muito tarde, é a adrenalina. Penso sempre no jogo, no que fiz de bom e de mau. Se tenho um jogo às 21 horas só adormeço às 4 da manhã. Fico com o jogo na cabeça.
Uma vez o Hulk disse que o Fernando era o jogador mais difícil de defrontar e que, por azar, o apanhava quase todos os dias. É também essa a visão que tem de si?
Ele pode achar isso, mas eu penso que difícil, difícil mesmo é ter que marcá-lo a ele. Tem força, é rápido e é hábil. Nos treinos o campo é curto e isso facilita a minha vida, mas num campo largo ele vai perceber que eu não sou tão complicado assim...
Tem fama de ser um tampão no jogo do FC Porto. Sente-se um jogador que intimida os adversários?
Acho que o meu jogo defensivo é muito bom, mas olho para aquilo que sou capaz de fazer ofensivamente e penso que tenho de melhorar bastante. Quando o FC Porto jogava só com um trinco, eu não tinha como melhorar, porque não podia ir além daquilo que era a minha função. Hoje, olhando para a forma como jogamos, acho que vou crescer muito.
Em Junho disse que queria sair. Ainda pensa nisso?
Sempre estive feliz no FC Porto, mas neste ano, não sei o que aconteceu. A verdade é que estou muito feliz com a forma como jogamos e encontrei o meu bem-estar pessoal. Está a ser um ano maravilhoso.
Tanto o presidente como o treinador já disseram que em Janeiro não sai nenhum jogador considerado insubstituível. Suponho que o Fernando se inclua nesse lote...
Certamente. Não penso nisso, penso no meu trabalho e em fazer uma grande época, cheia de títulos.
Volto atrás. Disse na final da Taça de Portugal que estava na hora de sair. Em Setembro mostrou-se arrependido e voltou à equipa, mas ficou por esclarecer em que pensou quando vincou uma posição tão forte. Quer explicar esse capítulo?
Toda a gente passa por momentos difíceis. Eu estava num momento difícil, tanto a nível pessoal como profissional. Não devia ter dito o que disse. Mais valia ter dito isso em privado, mas como falei com a Imprensa isso acabou por ser pior para mim. Arrependi-me, pedi desculpa a todos, aos adeptos, ao presidente, a toda a estrutura. Isso é passado e sei que não voltará a acontecer. Não adianta falar, importa é fazer, dentro de campo, mostrar que estou aqui com cabeça e com alma. É em campo que mostro que estou feliz.
Admite que foi o que disse no Jamor que lhe custou a titularidade no início da época?
Estava abaixo daquilo que posso render no início da época. Isso pode acontecer a qualquer jogador, já aconteceu com o João Moutinho. Não estava bem, fui para o banco e tive uma aprendizagem boa. Espero que não aconteça novamente.
Correspondendo a essa sintonia com o clube, já houve contactos no sentido de uma renovação de contrato? Creio que o seu vínculo termina em 2014...
Não depende só de mim. O FC Porto ainda não me procurou, mas falamos sempre. Há mais dois anos e meio de contrato e ficarei feliz se me chamarem para conversar. De qualquer forma, estou feliz.
Mas está disponível para renovar?
Sou bem tratado e estou numa cidade maravilhosa. Se quiserem que fique cá 10 anos, fico. Sou muito feliz aqui dentro.
Zenit e Marítimo testaram os nervos dos adeptos no Dragão. Os números do ataque são bons, mas há margem de progresso. "Temos tido muitas oportunidades, mas é preciso paciência. Às vezes podemos dar um passe ao lado e queremos resolver sozinhos", alerta Fernando, que avalia os reforços do FC Porto que menos têm jogado, mas que demonstram valor de futuro. "Alex Sandro e Iturbe precisam de tempo, mas são jogadores de grande qualidade. É difícil entrar numa equipa como o FC Porto", lembra quem também teve de cumprir uma temporada de empréstimo antes de agarrar o lugar no Dragão.
Pepe disse a O JOGO que o Fernando seria um dos jogadores a actuar em Portugal que ele levaria para o Real Madrid. Como recebeu essas palavras?
É uma visão pessoal. São coisas do Pepe, acho que ele gosta do meu futebol. O Pepe foi bastante meu amigo ao ter dito isso.
Acha que só o referiu por amizade?
Disse-o pelo pouco que eu estou jogando. Ainda preciso de melhorar muito, mas ele está a reconhecer o pouquinho que eu jogo.
Não é estranho ele apontar um trinco? Quando se faz uma lista de jogadores que podem dar o salto, o mais normal é pensar-se em avançados, em jogadores que decidam jogos...
Fico feliz por ter sido o Pepe a dizê-lo, é um entendido e um grande jogador. Dá-me motivação para mostrar o meu trabalho, fico feliz por me ter citado, porque poderia perfeitamente citar o Hulk ou o João Moutinho, que são grandes jogadores. Espero que um dia fale ainda melhor de mim.
É o Sporting quem tenta recuperar a desvantagem pontual na Liga, mas o FC Porto não desarma no braço-de-ferro com o Benfica e Fernando assume que é obrigatório ganhar em Alvalade.
Como avalia este campeonato?
Está muito nivelado. Vai ser uma luta muito complicada e para definir nos detalhes. Os jogos de Janeiro vão ser fundamentais para decidir o campeonato e teremos de estar muito fortes depois desta paragem.
Que impacto terá o clássico? Sabendo-se que será um jogo decisivo para o Sporting, é justo dizer-se que será importante para o FC Porto?
Eles não têm margem de erro e vão entrar muito fortes. Vão querer ganhar o jogo de qualquer jeito, mas para nós não será diferente. Temos de ganhar, porque o nosso objectivo é o título.
Como é que vê a luta com o Benfica? Estão colados há nove jornadas, pergunto-lhe que importância terá a escorregadela de uma equipa e a vantagem que a outra consiga?
Acho que ganhar vantagem será importante, porque isso mexe com a cabeça dos jogadores. Mas confio que o FC Porto vai ter mais dum ano de títulos. Estamos muito bem entrosados e confiantes.
Quem tem mais argumentos para enfrentar o que resta da temporada?
Conhecemos a nossa força. Sabemos que temos de melhorar, vão chegar reforços agora em Janeiro e isso vai ser bom para a equipa.
De que reforços precisa a equipa?
Estamos bem, mas quantos mais jogadores de qualidade tivermos, melhor.
Como encaram a Taça da Liga? Ganhou outro peso depois do afastamento da Taça de Portugal?
Também. Depois do afastamento, vamos lutar muito pela Taça da Liga. Temos três objectivos, temos de fazer tudo para os alcançar.
Creio que estavam juntos quando souberam do sorteio da Liga Europa. Qual foi a primeira reacção do balnéario?
Queríamos um adversário mais tranquilo, mas é importante jogar contra os melhores, isso aumenta a nossa motivação e permite-nos testar as nossas qualidades. Se queremos chegar ao título, temos de jogar contra os mais fortes. Sabemos que estaremos à altura.
Não era suposto que o FC Porto tivesse passado naquele grupo da Liga dos Campeões?
Acho que foi um pouquinho de azar também. Estávamos a fazer bons jogos e contra o Zenit tivemos muitas oportunidades. Enfim, é passado, nem vale a pena pensar nisso porque queremos é reconquistar a Liga Europa.
Nesse sentido, eliminar o Manchester City seria recuperar a honra perdida?
A Liga Europa está muito forte, está mais difícil do que na época passada. Isso deixa-nos felizes, porque testa a nossa capacidade. Esperamos estar à altura.
É incontornável o mau momento que a equipa atravessou em determinada fase desta época. O que aconteceu nesse período?
Esse momento deveu-se a um pouco de vaidade nossa pela época que tivemos. Sabemos que ficámos vaidosos, achávamos que podíamos ganhar a qualquer hora, da forma que quiséssemos. Passámos por algo que nos ensinou que é preciso ter os pés no chão e ser humilde para chegar às vitórias. Estamos cientes disso e não vamos voltar a errar.
O que é que vos trouxe de volta à terra? Foi o que o presidente vos disse em Coimbra?
Foram os maus resultados. Os resultados despertam qualquer um e nós sabemos que não foram bons. Acabámos por reflectir sobre isso e sabemos que no FC Porto temos de vencer. Vimos que era preciso pôr os pezinhos no chão.
Concorda que esta temporada está um jogador mais vistoso?
Talvez pela forma de jogar do FC Porto. O treinador mexeu no sistema e na minha forma de jogar, tal como acontece com o João Moutinho. Acho que isso nos coloca mais em evidência.
Não é mau sinal quando o Fernando se destaca muito?
Acho que não. Porquê?
É preconceito pensar-se que um trinco não pode dar nas vistas?
Sim, reconheço que não é normal, porque os trincos fazem o trabalho sujo, mas acho que a história do futebol está cheia de trincos que deram muito nas vistas.
A posição que ocupa não está a cair em desuso?
Ainda há equipas que jogam assim. O Busquets joga nessa posição e muito bem. As grandes equipas estão a acabar com os trincos, mas é fundamental ter um jogador de marcação. É difícil jogar sem um jogador que equilibra a equipa.
Falou do João Moutinho, que ultimamente tem actuado mais perto de si. De que forma isso influenciou a subida de rendimento da equipa?
O João Moutinho é um grande jogador. De há 5 ou 6 jogos para cá, ele está numa forma incrível. É um dos melhores da equipa, está bem e confiante. Isso ajuda e eu às vezes roubo uma bola e sinto a confiança dele. Dou-lhe logo a bola porque eu sei que ele vai construir alguma coisa.
Mas essa é a intenção do treinador, certo? Ter o Moutinho a pegar no jogo...
Sim, pelas qualidades que ele tem, facilita muito a minha vida.
Moutinho aquece-lhe as costas?
Conversamos bastante. Quando eu subo, ele cobre-me e isso facilita muito.
Vítor Pereira tem algum dedo no bom momento que diz estar a atravessar?
Claro. A forma de jogar dita tudo. Ele está a dar-me liberdade para subir, só pede que eu dê equilíbrio e não saia de qualquer forma. Ele ajuda-me e estou muito feliz com ele aqui no FC Porto.
Fernando está rendido ao momento de João Moutinho, mas admite que Hulk é o jogador de quem mais se espera que desequilibre. "Tem feito a diferença", regista, salientando que o que não falta são soluções: "É uma questão de momentos. Há sempre alguém que faz a diferença. Sabemos que o grupo é grande e se alguém estiver mal, há-de sempre haver alguém que resolva", afirma. 
"Selecção do Brasil? Um dia vai ter de acontecer"
A selecção do Brasil está a passar por uma renovação com Mano Menezes, mas o Fernando nunca foi cogitado e não parece entrar nas opções. Isso magoa-o?
Procuro lá chegar, sabendo que é uma das melhores selecções do mundo. Estou no FC Porto há quatro anos, sempre a jogar e a fazer boas épocas. Acho que um dia vai ter de acontecer, vou ser observado e ter a minha oportunidade. É só isso que eu peço, uma oportunidade para poder mostrar o meu trabalho, sabendo que até o Hulk teve de fazer muito para lá chegar. É um sonho e eu espero que um dia seja possível.
Está fora de questão naturalizar-se e jogar por Portugal?
Acho que não posso, porque já joguei pelos sub-20 do Brasil. Nunca pensei nisso, é certo que estou grato a Portugal por tudo o que aqui tenho vivido, mas nunca pensei nisso.
James vai ser uma das 20 figuras do futebol Europeu!
James é um dos 20 futebolistas a actuarem na Europa a ter em atenção em 2012. A convicção/elogio é do jornal "Marca", que publicou uma lista dos atletas que se têm evidenciado nos principais campeonatos. Entre goleadores inesperados, jovens promessas e jogadores em busca da consagração definitiva, o colombiano do FC Porto é o único que actua em Portugal a merecer destaque.
A lista contempla jogadores como Toni Kroos (Bayern de Munique), Germán Denis (Atalanta), Sturridge (Chelsea), Giovinco (Parma), Gouffran (Bordéus) ou Doumbia (CSKA de Moscovo). James é descrito como um "desequilibrador que confirmou os melhores prognósticos" nesta primeira metade da época. "A torrente de talento colombiano que surgiu nos últimos tempos tem nele o seu expoente máximo", refere a publicação. "A sua presença no onze já é habitual e as suas exibições têm sido decisivas para que o campeão da Liga ZON Sagres se mantenha no topo esta época", acrescenta.
Entretanto, em Itália volta a falar-se no interesse do Inter de Milão. Os italianos perderam a corrida quando o FC Porto o contratou, mas não o interesse no jovem colombiano. Desta vez, faz eco em quase toda a Imprensa da especialidade em Itália as dificuldades em contratar Lucas Moura ao São Paulo, o que poderá levar o Inter a virar-se para o portista. James é apontado como o plano B de Massimo Moratti.
Mercado. Sérvios apontam Kostic - Filip Kostic, umas das maiores promessas do futebol sérvio, foi apontado como estando referenciado pelo FC Porto. Com apenas 19 anos, este extremo do Radnicki 1923 é cobiçado por vários emblemas do futebol europeu. "O Estrela Vermelha, o Partizan, o Anderlecht, o Groningen, o Udinese e o FC Porto têm-no debaixo de olho", revelou Zarco Pavlovic, director desportivo do clube. O preço para o vender está fixado nos dois milhões de euros.

Sem comentários: