quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Gestão financeira ou realizar capital um imperativo

O FC Porto comunicou esta terça-feira à CMVM que vendeu um terço dos direitos económicos dos futebolistas Mangala e Defour à Doyen Sports Investments por 2,6 e 2,3 milhões de euros respectivamente.
COMUNICADO
A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que alienou, à Doyen Sports Investments Limited, em regime de associação económica, as seguintes partes dos direitos económicos de dois atletas contratados no início da época:
• 33,33% dos direitos económicos do jogador Mangala por 2.647.059€;
• 33,33% dos direitos económicos do jogador Defour por 2.352.941€.
Adicionalmente, esta sociedade atribuiu 10% da receita líquida de uma eventual
transferência à sociedade Robi Plus, pelo que passa a deter 56,67% dos direitos
económicos de cada um destes jogadores.
O Conselho de Administração
Porto, 27 de Dezembro de 2011

PS - Negócios e números
6 - O FC Porto pagou seis milhões de euros pela totalidade do passe do médio Steven Defour ao Standard de Liège. Os valores referidos na alienação de parte dos direitos sobre o internacional belga sugerem uma valorização do passe e uma rentabilização deste activo, desde Agosto para cá.
6,5 - A transferência de Eliaquim Mangala custou 6,5 milhões de euros aos cofres do FC Porto. O central já mostrou entretanto qualidade para lutar pelo seu espaço na equipa, mas uma lesão afastou-o da equipa numa altura em que se afirmava como titular.
10 - Para além dos 33,33 por cento cedido pelos direitos sobre Defour e Mangala, o FC Porto esclareceu no comunicado enviado à CMVM que cedeu ainda 10 por cento da receita de uma transferência à sociedade Robi Plus, pelo que detém agora 56,67 por cento dos direitos sobre cada jogador.
5 - Com esta operação financeira, os azuis e brancos não só evitam recorrer à banca, como encaixam cinco milhões de euros, dispondo a partir de agora de liquidez suficiente para avançar nas negociações para o reforço do ataque da equipa durante o mercado de transferências de Inverno.

Sem comentários: