sexta-feira, 21 de março de 2014

Luís Castro um gentleman e um técnico competente, mais...

21/03/2014 - Luís Castro, um gentleman, culto, inteligente, cordial e com discurso à Porto. Se conquistar troféus (Liga Europa? Taça de Portugal?) acredito que permaneça no Porto. Só lhe falta dar uma oportunidade na equipa de início ao Ghilas para jogar junto com Jackson e Quaresma.

Luís Castro : "Ao longo da história do FC Porto sempre valemos enquanto uma equipa coesa, determinada. São valores que queremos cultivar e que estejam presentes no jogo de amanhã".

Já é tempo de recuperar física e emocionalmente a equipa portista. Mas agora para isso temos um técnico competente: Luís Castro.


Luís Castro : "A chave das vitórias está sempre na qualidade de jogo e no trabalho desenvolvido. Trabalhamos muito, tentamos instalar dinâmicas de vitória e os jogadores assimilam com muita facilidade. São fantásticos. A forma como trabalham, como se entregam deixam os adeptos orgulhosos. Nunca baixam a guarda e estão sempre à procura de novas conquistas".

Liga Europa - Quartos de final

Já o FC Porto vai defrontar o Sevilha, de Beto, Diogo Figueiras e Carriço, sendo o primeiro jogo no Dragão Os espanhóis deixaram pelo caminho o Bétis no desempate por grandes penalidades. É sétimo no campeonato espanhol.

Além do Lyon-Juventus, destaque para o Basileia-Valência...

Quadro dos jogos:

AZ Alkmaar - Benfica
Lyon - Juventus
Basileia - Valência
FC Porto - Sevilha

Sevilha é o adversário do FC Porto nos "quartos de final"

​O FC Porto vai defrontar o Sevilha nos quartos-de-final da Liga Europa, com o primeiro jogo a disputar-se no Estádio do Dragão, a 3 de Abril, e o segundo em Espanha, no dia 10. Os Dragões reencontram o adversário que eliminaram nos 16-avos-de-final da mesma competição, em 2010/11, que terminaria com a conquista do troféu em Dublin. Para além disso, em 2003, os portistas venceram a Taça UEFA na capital da Andaluzia, frente aos escoceses do Celtic (3-2, após prolongamento).

​O Sevilha, que tem como casa o Estádio Ramón Sánchez Pizjuán e que é treinado por Unai Emery, tem no seu plantel o guarda-redes Beto (ex-FC Porto) e mais três jogadores que passaram pela Liga Portuguesa (Diogo Figueiras, Daniel Carriço, José Antonio Reyes), para além de internacionais como Rakitic, Gameiro e Carlos Bacca.

O único confronto anterior entre as duas equipas remonta a Fevereiro de 2011, com os Dragões a vencer primeiro em Espanha, por 2-1 (marcaram Rolando e Guarín pelo FC Porto e Kanouté pelo Sevilha); no Porto, o golo de Luís Fabiano (0-1) não foi suficiente para evitar que os azuis e brancos seguissem em frente devido ao maior número de golos marcados fora.

Tal como o FC Porto, o Sevilha já venceu por duas vezes a Taça UEFA (2005/06 e 2006/07) e tem ainda no seu palmarés uma Supertaça Europeia (2006). Ambos os clubes podem assim almejar chegar ao recorde de três títulos na prova, detido actualmente por Juventus, Inter e Liverpool. Curiosamente, o FC Porto continua a defrontar antigos detentores da Taça UEFA, como era o caso de Eintracht Frankfurt e Nápoles.
Nesta edição da prova, o Sevilha foi primeiro do grupo H (em que também estavam Slovan Liberec, Friburgo e Estoril), com três vitórias e três empates. Depois eliminou o Maribor, da Eslovénia (2-2 fora e 2-1 em casa), e o Betis (0-2 em casa e 2-0 fora, vencendo por 4-3 no desempate por penáltis). Na Liga espanhola, estão em sétimo lugar, com 44 pontos (12 vitórias, oito empates e oito derrotas) .

PS - Fernando Gomes (bi-bota d'ouro), representante do FC Porto no sorteio dos quartos de final da Liga Europa, afirmou estar à espera de dificuldades no embate com o Sevilha... mas espera reeditar o sucesso verificado na época 2010/11, quando os dragões eliminaram os espanhóis e acabaram por vencer a prova.

Predicados da equipa espanhola
O lateral-esquerdo Alberto Moreno é uma das figuras da equipa do Sevilha, uma flecha no flanco. No miolo destaque para Rakitic, cérebro da equipa e exímio batedor de bolas paradas, e no ataque tem brilhado o colombiano Carlos Bacca, que discute o lugar de Falcao na seleção com o portista Jackson. No banco do Sevilha está o técnico Unai Emery. A primeira mão será disputada no Dragão (3 de abril) e a segunda no Sánchez Pizjuán (10 de abril).

1 comentário:

Dragaoatento disse...

Registo de opiniões:

1 - O que falta ao Reyes, não tem nada a ver com tempo de adaptação. Faltam-lhe qualidades físicas que nunca irá ter. E lá está, não tem a ver com o facto de ser franzino. Não temos que ter o "pirata de argola na orelha ou o rufia de serie B" a distribuir castanhada la atrás. Só que Reyes tem problemas de velocidade, de agilidade e por enquanto e isso sim, poderá melhorar com o tempo, de posicionamento e coragem na abordagem dos lances.
E logo pensam em Baresis, Ricardos Carvalhos, Cannavaros como grandes defesas que nao precisaram de grandes qualidades físicas. Isso porque muitas vezes se tem uma noção errada do que é necessário no futebol. Todos esses defesas tinham uma elevadíssima agressividade sobre a bola, sem ser necessária força bruta. Grande coordenação motora em todos eles e ausente em Reyes.
Quanto a Abdoulaye é um problema cognitivo. Esse caso para mim é ainda mais flagrante. Duvido que vá evoluir, na compreensão dos movimentos, da coordenação, etc.

2 - E ouviram os comentários pós-match? Meus deus, que azia na SIC e na RTPN... A lamentarem os (possíveis) erros do Nápoles e do Benítez. Que vergonha!

3 - Além de Wil Coort, integram ainda a equipa técnica mais quatro português: José Mário Rocha e Luís Martins, que trabalharam com Villas Boas no Tottenham, Daniel Sousa (observador) e Eduardo (preparador físico que estava no Vitesse).