domingo, 9 de março de 2014

O FCP de PF esteve gravemente doente e ainda está em convalescença

09/03/2014 - Os índices de confiança dos jogadores continuam muito em baixo, facto este que os impede, muitas vezes, de tentarem os lances individuais e, quando tentam, quase sempre perdem a bola por falta de convicção... grande parte dos futebolistas azuis e brancos parecem descrentes das suas reais possibilidades. Os jogadores portistas, por vezes, dão a impressão de terem desaprendido de jogar à bola... não restam dúvidas de que a equipa esteve muito doente e ainda está em convalescença.
Já se nota no entanto que está um pouco melhor e com tendência para o seu completo restabelecimento.


Análise aos jogadores, falta à equipa um patrão no meio campo (Moutinho)

Helton parece estar a perder reflexos pelo que na minha opinião já poderia ter sido substituído pelo Fabiano um guarda-redes jovem e muito promissor.
Os defesas centrais Maicon e Abdoulaye são toscos e têm défice de agilidade.
Os laterias: Danilo e Mangala cumpriram.
Fernando não está tão eficaz a varrer a sua área de responsabilidade como na temporada passada.
Defour esforça-se mas ataca mal e defende ainda pior.
Carlos Eduardo merece aplausos pelo lance do golo que marcou, mas pouco mais fez. Quaresma alterna os lances de belo efeito com (fiascos) perdas de bola em zonas proibidas e, acontece muitas vezes fazer emperrar o jogo...
Varela é bom jogador e continua, apesar de parecer não estar no seu melhor momento de forma.
Outro aspecto relevante e muito constrangedor é o facto dos Dragões continuarem muito inofensivos nos lances de bola parada, inclusive nos pontapés de canto...!
Por último Jackson está lento. Ou está cansado, não totalmente recuperado, ou em baixo de forma.



FC PORTO
AROUCA
22.ª JORNADA
411'  Quaresma  (pen)23'  Carlos Eduardo 83'  Quaresma 90+1' JacksonMartínez 
129'  Rui Sampaio 


 
 
 
 



 

Domingo, 9 Março 2014 19:15 - Competição: Primeira Liga

Estádio: Dragão, Porto - Assistência:27.507 espectadores

Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa)

Assistentes: Pedro Garcia e Hernâni Fernandes

4º Árbitro: Humberto Teixeira

FC Porto: 1 Helton (c), 2 Danilo, 4 Maicon, 23 Abdoulaye, 22 Mangala (84'), 25 Fernando

35 Defour, 20 Carlos Eduardo, 7 Quaresma (81'), 17 Varela, 9 Jackson Martinez 

Suplentes: 24 Fabiano, 13 Reyes, 8 Josué, 10 Quintero, (65' Carlos Eduardo), 21 Ricardo

19 Licá, (87' Quaresma), 11 Ghilas, (78' Varela)

Treinador: Luís Castro

Arouca: 16 Cássio, 25 Ivan Balliu, 44 Diego Queiroz, 66 Nuno Coelho (35'), 22 Tinoco

9 Bruno Amaro (c), 35 Rui Sampaio, 7 David Simão, 8 André Claro, 11 Ceballos, 92 Cissé 

Suplentes: 12 Rui Sacramento, 4 Miguel Oliveira, 10 Pintassilgo, (60' Cissé), 17 Roberto 

(60' André Claro), 47 Stephane, 80 Soares, 23 Hugo Monteiro, (83' David Simão)

Treinador: Pedro Emanuel


FC Porto - Site: Regresso às vitórias com selo de goleada

O FC Porto recebeu e bateu este domingo o Arouca (4-1), em jogo da 22.ª jornada da Liga, regressando assim às vitórias no jogo que marcou a estreia de Luís Castro no comando técnico dos Dragões. Quaresma (11m, de grande penalidade, e 83m), Carlos Eduardo (23m) e Jackson Martínez (90m+1) fizeram os golos dos azuis e brancos, enquanto Rui Sampaio marcou para o Arouca (29m).

​Com Mangala no lado esquerda da defesa, em virtude do castigo de Alex Sandro, e com Defour no lugar de Herrera, o FC Porto impôs uma dinâmica forte desde o apito inicial e ameaçou o golo logo aos quatro minutos, mas o livre de Carlos Eduardo foi desviado para canto por Cássio. Já depois de Jackson Martínez ter cabeceado ao poste (9m), André Claro derrubou Varela na grande área e Hugo Miguel apontou prontamente para a marca de grande penalidade, cobrada com sucesso por Quaresma (11m). Aberto o marcador, os tricampeões nacionais partiram em busca do segundo golo, que chegaria por intermédio de Carlos Eduardo, num excelente remate à meia-volta (23m).

O domínio portista reflectido no marcador foi quebrado pouco antes da meia-hora de jogo, com Rui Sampaio a reduzir distâncias depois de um livre cobrado por Bruno Amaro que ressaltou na barreira azul e branca (29m). Sem que nada o fizesse prever, o Arouca reabriu a discussão por um resultado que só não sofreu mais alterações até ao intervalo porque Quaresma, de novo chamado à marca dos onze metros, atirou por cima (36m). E assim se manteve o 2-1 no cair do pano sobre os primeiros 45 minutos.

A etapa complementar trouxe um Arouca mais atrevido, ainda que os espaços para jogar tenham encurtado consideravelmente, reduzindo o número de lances de perigo nas duas balizas. À entrada do último quarto-de-hora, Quintero (74m) e Varela (75m) estiveram muito perto de fazer o 3-1, que chegaria mais tarde pelo pé direito de Quaresma. Em jeito de redenção pela grande penalidade que desperdiçou, o camisola sete dos Dragões respondeu em grande estilo a um cruzamento bem medido de Ghilas, bisando no encontro (83m).

Mas as contas do regresso portista aos triunfos não se ficaram por aqui. No primeiro minuto do período de compensação, Jackson Martínez fez o 4-1 num remate caprichosamente desviado por um defensor do Arouca que deixou Cássio pregado ao relvado. Foi o último lance digno de registo de uma vitória inequívoca que os números finais ajudam a comprovar e que permitiu ao FC Porto encurtar a diferença para o segundo lugar, agora a dois pontos de distância.

1 comentário:

Dragaoatento disse...

Para registo

Miguel!

Off the topic

O FC Porto do PF estava realmente, psicologicamente, muito doente e, pode-se dizer que agora está em convalescença com tendência para o completo restabelecimento.

Mas aquela defesa, ou seja, aqueles centrais, meus Deus, são um desastre. Contra adversários mais hábeis o que poderá acontecer, nem quero pensar...!
Também falta um Moutinho no meio campo...

Abraço,
Armando Monteiro