domingo, 2 de março de 2014

Só Pinto da Costa aprova Paulo Fonseca!

Fim dos primeiros 45 minutos Vitória 1 FC Porto 2
Destaque: a extrema defesa do FC Porto é um passador! Mais um ponto em desfavor de Paulo Fonseca.
Resultado Final: Vitória de Guimarães 2 FC Porto 2
É um facto que o árbitro a partir de determinada altura procurou beneficiar o Vitória fechando os olhos ao jogo faltoso dos vimaranenses e apitando a tudo, extremamente rigoroso com os futebolistas azuis e brancos, passando a usar uma dualidade de critérios gritante: favorecendo o Vitória e prejudicando nitidamente o FC Porto.
Mas apesar disto, há no entanto a salientar a má organização defensiva da equipa portista e uma desorganização total atacante dos médios e avançados azuis e brancos, os quais na segunda parte não conseguiram construir uma jogada com princípio meio e fim.
Já há muito que é notória a falta de competência (talento) de Paulo Fonseca para treinar um clube com a exigência do FC Porto, não se percebendo a teimosia de Pinto da Costa em manter alguém no comando da equipa portista que está constantemente a dar provas de que não tem "unhas para tocar esta guitarra". A sua teimosia incompreensível será sintoma de princípio de senilidade? Se não é parece, pois d'outro modo é difícil de entender quando o problema e a solução está à vista de toda a gente.

GUIMARÃES
Liga 2013/14
FC PORTO
21.ª JORNADA
245+1'  Maazou 52'  Marco Matias 
218'  Quaresma  (pen)41'  Licá 









Domingo, 2 Março 2014 19:15 - Competição:Primeira Liga

Estádio: D. Afonso Henriques, Guimarães

Assistência:

Árbitro: Marco Ferreira (Madeira)

Assistentes: Nélson Moniz e Sérgio Serrão

4º Árbitro: Rui Costa

 
Vitória de Guimarães: 1 Douglas (17'), 23 Pedro Correia, 15 Pedro Oliveira, 6 Moreno (c),

30Addy (19'), 11 André André (90'), 28 André Santos, 50 Crivellaro, 7 Marco Matias (70'),

22 Maazou, 33 Malonga

Suplentes: 13 Assis, 3 Josué, 9 Tomané, (84' Maazou), 16 Nii Plange, (72' Malonga)

 17 Hernâni, 18 Leonel Olímpio, (78' Crivellaro), 38 Tiago Rodrigues

 Treinador: Rui Vitória

FC Porto: 1 Helton (c), 2 Danilo (65'), 4 Maicon, 23 Abdoulaye (12'), 26 Alex Sandro

(90+2'), 25 Fernando, 16 Herrera (54'), 20 Carlos Eduardo, 19 Licá, 11 Ghilas, 7 Quaresma

(43'), Suplentes: 24 Fabiano, 8 Josué, 9 Jackson Martínez, (71' Carlos Eduardo), 10 Quintero

(80' Herrera), 13 Reyes, 17 Varela, (64' Licá), 35 Defour

Treinador: Paulo Fonseca


FC Porto - Site:  Dragões desperdiçam dois golos de vantagem

O FC Porto empatou este domingo no terreno do Vitória de Guimarães (2-2), num encontro em que chegou a dispor de uma vantagem de dois golos. A boa primeira parte portista - em que Quaresma e Licá marcaram - foi traída por um golo sofrido nos descontos e depois, no segundo tempo, os vimaranenses chegaram ao empate. Este resultado atrasa ainda mais os Dragões, terceiros classificados, na tabela, estando agora a liderança à distância de nove pontos.

Para além da saída do castigado Mangala (substituído por Abdoulaye, impedido de jogar na Liga Europa), o "onze" portista registou as baixas de Varela e Jackson – que treinaram com limitações após o regresso de Frankfurt – e as entradas de Licá e Ghilas (intervenientes no decisivo lance do 3-3 frente ao Eintracht).

Como é habitual no seu terreno, o Vitória de Guimarães não se apresentou "encolhido", o que deu ao FC Porto mais espaços para explorar, nomeadamente em ataques rápidos. No entanto, tal não significa que o ataque planeado não se tenha feito sentir e a posse de bola portista foi esmagadora (64 por cento) na primeira parte.

O 0-1 surgiu aos 18 minutos, com Quaresma a converter uma grande penalidade após falta evidente de Douglas sobre Carlos Eduardo. O lance nasce de uma segunda vaga do ataque azul e branco, com Danilo a cruzar na direita pela segunda vez consecutiva, Ghilas a não chegar à bola e Carlos Eduardo a ser derrubado pelo guardião vimaranense, quando procurava chegar ao ressalto.

Nos minutos seguintes, Ghilas teve duas oportunidades soberanas para fazer o segundo golo: aos 20 minutos acertou na "quina" da baliza do Vitória de Guimarães e, aos 24, após cruzamento de Carlos Eduardo, cabeceou ao lado. O avançado argelino, que se estreou como titular do FC Porto em jogos da Liga Portuguesa mostrou precisamente os seus pontos fortes: a resistência ao choque, a persistência e o sentido de oportunidade.

A equipa da casa também chegava junto da baliza de Helton, numa partida aberta, mas os Dragões faziam-no com mais perigo. E foi assim que fizeram o 0-2, aos 41 minutos, com Ghilas a rematar em esforço e Licá a chegar primeiro à bola que Douglas defendeu para a frente. Tudo indicava que o FC Porto chegasse ao intervalo com uma vantagem de dois golos, mas o Vitória teve o mérito de pressionar e, com alguma felicidade, após uma série de pontapés de canto, Maazou fez o 1-2, o que "estragou" os bons primeiros 45 minutos portistas.

O golo modificou a maneira como as equipas olharam no balneário para a segunda parte, com os vimaranenses a recuperarem claramente a confiança. Por seu turno, o FC Porto não mais voltou a pôr em campo o jogo fluído do primeiro tempo. O empate surgiu aos 52 minutos, não porque a equipa da casa tenha exercido especial pressão, mas porque uma falha da defesa portista permitiu a Marco Matias isolar-se pela direita e rematar para o 2-2. Ainda para mais, Helton escorregou no momento do "disparo" do extremo português.

O encontro, quase sempre vibrante, baixou depois de ritmo, com o FC Porto a revelar dificuldade na abordagem a esta nova situação de jogo. No entanto, Paulo Fonseca mexeu no jogo para chegar ao triunfo: entraram Varela, Jackson Martínez – que se juntou a Ghilas no centro do ataque – e Quintero. Do outro lado, Rui Vitória ia mostrando-se satisfeito com o empate e fazendo substituições mais conservadoras.

A formação da casa baixou as linhas mas até dispôs de uma oportunidade soberana para marcar o terceiro golo, com Danilo a cortar em cima da linha de golo um remate de Tomané. Por seu turno, o FC Porto chegou em esforço à área vimaranense e incomodou pouco Douglas, que apenas teve de resolver uma situação perigosa, aos pés de Varela.


02-03-2014 - Paulo Fonseca: "Não merecemos mais"

​O treinador do FC Porto sublinhou a exibição portista nos primeiros 40 minutos, mas considerou "inadmissível" o facto de a equipa ter desperdiçado dois golos de vantagem, considerando que esta não mereceu mais do que a divisão de pontos no empate a duas bolas diante do Vitória de Guimarães. A situação no campeonato, reconhece, "está difícil".

​"Durante 40 minutos, fizemos um grande jogo. A equipa ressentiu-se do golo sofrido perto do intervalo e não conseguiu reagir. Cometemos erros de outros jogos e não merecemos outro resultado que não o empate. É inadmissível desperdiçar uma desvantagem como a que tivemos e continuamos a sofrer golos por falta de concentração. É incompreensível", afirmou Paulo Fonseca no flash-interview após o jogo com os vimaranenses.

A nove pontos de distância do primeiro lugar e a quatro do segundo, o técnico dos Dragões reconhece que a luta pelo tetracampeonato não está fácil. "Temos consciência de que a situação no campeonato está difícil, mas temos de continuar a fazer o nosso trabalho e tentar vencer todos os jogos que faltam", concluiu Paulo Fonseca.

Abdoulaye, por sua vez, considera que são os próprios jogadores que têm de dar a volta à situação, manifestando ainda a sua tristeza por não poder dedicar um triunfo aos adeptos do FC Porto que se deslocaram a Guimarães. "Voltámos a sofrer golos que não devíamos num jogo em que fomos superiores, sobretudo na primeira parte. Ainda falta muito campeonato e há que levantar a cabeça e continuar a trabalhar. Só nós podemos dar a volta a isto. Estamos tristes por não termos conseguido a vitória para os nossos adeptos".

Sem comentários: